5 de fevereiro de 2017

{Resenha} O amor nos tempos do AI-5

Hoje a resenha é sobre o livro "O amor nos tempos do AI-5" de Ricardo de Moura Faria.

Eu estava em um dia na livraria, quando comecei a ler esse livro, gostei da capa e a leitura fluiu. Resolvi que não ficaria sem saber o final desse história e acabei comprando.

Chegando em casa li mais um pouco, mas percebi que o livro tinha um enredo interessante porém não conseguiria terminar rápido. Demorei um ano para ler o livro. Sim! Exatos 1 ano esse mês de janeiro de 2017. 

A história gira em torno de Afonso e Celina, os anos são 1971 e 1972, em Belo Horizonte. Afonso é professor universitário e Celina professora do primário. Casados, vivem em uma casa, tem dois filhos e estão bem felizes, até que Afonso conhece Haydée, uma universitária, linda, presidente do Centro de Estudos e que sonha ser professora. Os dois acabam se deixando envolver e ao mesmo tempo Celina se aproxima de Toninho, um professor de sua escola que cai de amores por ela. 

É isso mesmo minha gente, os quatro acabam vivendo um romance, o casamento de Afonso e Celina se torna aberto e ambos trocam experiências sobre seus parceiros. 

O que não podemos deixar de falar é que tudo isso ocorre na época da Ditadura no país. Muitos são presos e torturados e o casal com seus respectivos amantes vivem bem. 
O que me incomodou bastante na trama é o fato do autor se prender demais na relação sexual do casais, "esquecendo" um pouco de falar sobre o próprio Ato Institucional número 5 (13/12/1968 - 13/10/1978), que foi o quinto de uma série emitidos pelo regime militar brasileiro nos anos seguintes ao Golpe Militar de 1964. O AI-5, sobrepondo-se à Constituição de 24 de janeiro de 1967, bem como às constituições estaduais, dava poderes extraordinários ao Presidente da República e suspendia várias garantias constitucionais.

Eu senti muita falta dessa parte da história no livro e acho que por isso para mim se tornou uma leitura arrastada. Celina e Haydée eram mulheres que estavam muito além do seu tempo. Com seu jeito descolado e divertido a garota acabou conquistando todos da família, inclusive os filhos do casal. 

Afonso também era um homem bem para frente, e mesmo a esposa sendo um pouco mais conservadora, incentivou esse relacionamento aberto. Celina, no começo ainda ficou receosa e chateada com o marido, pela traição, mas no final acabou gostando também porque apimentou e melhorou o casamento deles. 

O final deixa um pouco a desejar. Eu li o livro só pensando em como o autor acabaria a trama e definitivamente fiquei triste. 

Bom, acho que o livro é interessante para quem gosta de romances apimentados. Agora se você quer saber de história mesmo, acho melhor procurar outro título. De resto recomendo a leitura para que cada um tire suas próprias conclusões.


Título: O amor nos tempos do AI-5
Autor: Ricardo de Moura Faria
Editora: Novo Século
Páginas: 544
Sinopse: A trama se desenrola em Belo Horizonte, nos anos de 1971 e 1972. Um professor universitário, Afonso, casado com uma professora de ensino primário, Celina, envolve-se amorosamente com uma aluna, Haydée. Com conhecimento da esposa, o envolvimento transcorre e ela também é seduzida por um colega de trabalho, Toninho. Dois triângulos se formam, portanto e na tentativa de racionalizar o que ocorre, chega-se à conclusão de que essa liberdade amorosa, que quebra tabus, é consequência da repressão política em que se vivia no país naqueles anos de chumbo.

Denise Brigido "Uma pessoa que ama os livros, e esse mundo literário, adora viajar e conhecer novas culturas e é louca pelos animais. Sou apaixonada pela vida, pelos animais e por viagens. Fisioterapeuta de profissão e leitora compulsiva de coração! Leio livros desde os meus 8 anos e hoje aos 30 resolvi embarcar nessa aventura, que é poder compartilhar um pouco com vocês o meu amor por esse universo literário."

6 comentários:

  1. Olá Denise, tudo bem? Sempre tive uma enorme curiosidade em ler esse livro, no entanto sempre desanimava, pelo calhamaço que é a obra. E, lendo sua resenha certifiquei-me que o livro não vale a minha leitura, infelizmente. A resenha ficou excelente, bem explicada de forma clara o que encontrar na obra. Abraços.

    www.marcasliterarias.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Luciano, acho que vale a pena ler, se você tiver um tempinho heheh.
      Abraços

      Excluir
  2. Denise, foi uma surpresa agradável ler sua resenha (descobri pelo google...rsss).
    Quero agradecer seu interesse pelo meu primeiro romance. Só vou discordar um pouquinho quando você diz que o AI-5 ficou "esquecido". Na verdade ele está o tempo todo no livro. Não ele em si, mas os desdobramentos. Ele é de 1968, como você mesma colocou. E o livro tem início em 1971, quando os efeitos dele já estavam presentes. Não foi isso que levou Haydée a ser interrogada por um militar? Não foi isso que a levou a buscar ler um livro que era proibido? E os assaltos a bancos, os movimentos de resistência à ditadura, aparecem no livro, assim como a opção dela por ingressar naqueles movimentos. Tudo isso é o "clima do AI-5", concorda?
    Mas, de qualquer forma, obrigado pela resenha.
    Ricardo de Moura Faria, o autor... rsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ricardo, que bom que a resenha aparece no Google, fico bem feliz. Então, ele até aparece, mas o foco central é o romance, e isso acaba sendo mascarado.
      Abç.
      Denise

      Excluir
  3. Olá Denise, comecei a ler o livro justamente pensando que se falaria mais sobre o ato, mas me decepcionei e não consigo mais ler... Amei sua resenha!!

    ResponderExcluir

/

© Copyright 2017 - Embarcando na Leitura. Todos os direitos reservados