31 de julho de 2017

{Fique Ligado} Jane Austen

Olá pessoal, todos sabem que tenho uma queda por Jane Austen não é mesmo?

Eu li Orgulho e Preconceito a primeira vez em 2009 e desde então sempre que posso releio porque acho sensacional. E não só o livro, mas o filme também passou a ser um amorzinho para mim.

Em 1816, a escritora Jane Austen estava com 40 anos e começou a sentir os efeitos de uma doença misteriosa, provavelmente a Doença de Addison. Um quadro que foi piorando até o ano seguinte, 1817. Há exatos 200 anos, ela aproveitava o mês de janeiro para começar o manuscrito de um novo romance. Conseguiu concluir 11 capítulos de The Brothers (hoje conhecido por Sanditon) até que, em março, deixou o 12° capítulo de lado: não tinha mais forças para continuar. Ela foi definhando até morrer no dia 18 de julho.
Austen continua cativando admiradores até hoje. Seja pelos livros publicados ou pelo romantismo evidenciado em adaptações do cinema e da TV. 

Em homenagem ao bicentenário de sua morte, fãs do mundo inteiro programaram homenagens para essa autora tão aclamada. Na Inglaterra, o governo anunciou a nova nota de 10 libras que vem com o retrato da autora. Para os fãs brasileiros, a Martin Claret prepara uma novidade, a editora confirmou o lançamento de edição especial com a coletânea das cartas escritas pela autora em livro com capa dura e formato 16cm x 23 cm. A previsão de lançamento é para o segundo semestre do ano, provavelmente no mês de agosto. Os textos são traduzidos por Renata Cristina Colasante, doutoranda em Estudos Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo (USP). As cartas foram escritas a familiares e amigos de Jane. A autora escreveu cerca de 3 mil correspondências. No entanto, a maioria teria sido destruída pela família, restando cerca de 150 delas (O POVO)

Duas novas obras serão lançadas na Coleção L&PM Pocket os volumes de Lady Susan, Os Watson e Sanditon e de Amor e Amizade & Outras Histórias vão chegar ao mercado em fevereiro. Os livros já estão em pré-venda. Lady Susan põe em cena uma ardilosa aristocrata que se tornou viúva e não hesita em manipular as pessoas. No mesmo livro haverá Os Watson e Sanditon, obras inacabadas da autora que tem feito sucesso entre fãs. O segundo lançamento da L&PM reúne três textos ficcionais de juventude, todos na forma de narrativas epistolares: Amor e Amizade, As três irmãs e Uma Coleção de Cartas. A novela Amor e amizade, de 1790, mostra a troca de correspondência entre Laura, uma mulher madura, e Marianne, a jovem filha de uma amiga. Já as outras histórias, escritas entre 1791 e 1792, dão novas amostras do estilo cômico e do gênio que se tornariam marca registrada de Jane (O POVO).
Exposições, peças de teatro, roteiros turísticos, encontros literários, bailes regenciais… Várias atividades vão movimentar 2017, principalmente nas cidades inglesas. Uma delas concentra parte da programação em memória da autora. É a cidade de Bath, no condado de Somerset, onde ela viveu entre 1801 e 1806. É onde fica o Jane Austen Centre, lugar de visitação com um café no estilo regencial, exposição permanente e lugar para vários eventos relacionados à autora. 
E aí gostaram das novidades? Eu adorei e estarei ansiosa pelas suas obras. Enquanto isso me contento em reler Orgulho e Preconceito e assistir aos filmes!


Denise Brigido "Uma pessoa que ama os livros, e esse mundo literário, adora viajar e conhecer novas culturas e é louca pelos animais. Sou apaixonada pela vida, pelos animais e por viagens. Fisioterapeuta de profissão e leitora compulsiva de coração! Leio livros desde os meus 8 anos e hoje aos 30 resolvi embarcar nessa aventura, que é poder compartilhar um pouco com vocês o meu amor por esse universo literário."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/

© Copyright 2017 - Embarcando na Leitura. Todos os direitos reservados