3 de dezembro de 2018

{Livro versus Filme} O Iluminado

Olá pessoal, hoje eu vou falar um pouco sobre o Livro x filme "O iluminado".

O filme foi lançado em 25 de dezembro de 1980 e naquela foi foi uma grande repercussão. Com a direção de Stanley Kubrick que aposta em ninguém mais, ninguém menos que Jack Nicholson como Jack para trazer a vida a sua história no hotel que durante tantos anos assombrou a vida de muitas pessoas.

O filme foi gravado, uma parte em estúdio para montar as cenas que mais chamaram a atenção no filme. E como cenário externo o Timberline Lodge foi usado. 

Timberline Lodge
O cenário estava bem interessante, assim como no livro, alguns detalhes você consegue absorver, mesmo depois de muito tempo da leitura. O hotel é realmente impecável e tem uma grandeza, que eu com certeza, nunca aceitaria esse emprego. 

Agora, alguns pontos me incomodaram bastante no filme, e segue eles para que possamos pensar juntos:

1º - Não fica claro que o Jack é um alcoolista em recuperação e os momentos em que ele aparece sempre conversando com o garçom do hotel, parece mais fantasia do que abstinência. 
2º - Danny é um menino diferenciado e no livro, King narra muito bem isso, já no filme faltou uma explicação melhor e deixou muito a desejar essa atuação. Apesar do ator ser uma graça. 
Resultado de imagem para imagens o iluminado
Imagem retirada da internet
3º - a participação da Wendy é fundamental no livro, tanto para salvar a vida dela como para salvar a vida do filho e do Halloren (cozinheiro). Eu, honestamente não gostei nenhum pouco da atriz. Achei que a Wendy ficou mais parecendo uma mulher sem pulso do que ela é de fato (no livro). Deixou bastante a desejar. 
Resultado de imagem para imagens o iluminado
Imagem retirada da internet
4º - faltou a conexão do Halloren e do Danny. Isso é crucial para a narração do livro. 
5º - Não tinha como falar daquele final, pelo Amor de Deus, você espera um final avassalador, de repente vem esse final. Deixou muito a desejar. 

Tirando todos esses pontos, acredito que é um bom filme. Foi um grande sucesso e ainda é até hoje, mas comparando-se com o livro, ainda fico com o livro. 

Se você tiver oportunidade de ler a edição especial, é melhor ainda. E assim que ler, assista o filme e venha discutir comigo o que achou. 


Venha embarcar nesse suspense psicológico que vai deixar você de cabelo em pé.

Ficha Técnica: 
Data de lançamento: 25 de dezembro de 1980 (2h 26min)
Direção: Stanley Kubrick
Atores: Jack Nicholson — Jack Torrance
Shelley Duvall — Winifred "Wendy" Torrance
Danny Lloyd — Daniel "Danny" Torrance
Scatman Crothers — Dick Hallorann
Barry Nelson — Stuart Ullman
Philip Stone — Delbert Grady
Joe Turkel — Lloyd, o garçom
Anne Jackson — Doutor
Tony Burton — Larry Durkin
Barry Dennen — Bill Watson
Lisa Burns — Gêmea Grady #1
Louise Burns — Gêmea Grady #2
Vivian Kubrick — Convidada a fumar no salão de baile (não consta nos créditos)

Denise Brigido "Uma pessoa que ama os livros, e esse mundo literário, adora viajar e conhecer novas culturas e é louca pelos animais. Sou apaixonada pela vida, pelos animais e por viagens. Fisioterapeuta de profissão e leitora compulsiva de coração! Leio livros desde os meus 8 anos e hoje aos 30 resolvi embarcar nessa aventura, que é poder compartilhar um pouco com vocês o meu amor por esse universo literário."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/

© Copyright 2017 - Embarcando na Leitura. Todos os direitos reservados