1 de maio de 2016

{Resenha} Desejo - Até onde Ele pode te levar?

Hoje a resenha é sobre o livro Desejo - Até onde ele pode te levar de Mônica de Castro pelos Espíritos Daniela e Leonel

Quando vi a capa desse livro, fiquei logo interessada, e uma amiga muito querida me emprestou. Naquele mesmo dia, comecei a lê-lo e desde então não parei. 
O livro é um romance espírita Kardecista e expõe muitos dramas dos personagens envolvidos. Vale ressaltar que o livro tem uma história intensa e abre brechas para o nosso julgamento enquanto seres humanos e  tabus que não estamos habituados a ver no nosso dia-a-dia.


A história envolve Daniela e Daniel, irmãos que acabam se envolvendo ainda na adolescência e levam uma relação "quase" marital dentro da casa dos pais até a sua mãe descobrir e abominar esse ato. Ela ainda consegue separá-los, mas um acidente acontece e a mãe acaba desencarnando. O amor que os une, faz com que o elo da família seja quebrado e permaneça o desejo carnal entre os dois. A relação familiar piora muito quando o pai deles começa a culpá-la (Daniela) pela morte de sua mãe. Um tempo depois seu pai também passa para o plano espiritual, ficando os dois na casa.  No decorrer da história, Daniel se sente muito culpado por toda essa situação, que na cabeça dele é errado, e após a morte dos pais resolve estudar em outra cidade, e como eles recebem uma boa quantia, acabam se mudando para o Rio de Janeiro. 

Daniela insatisfeita e extremamente apaixonada começa a sentir um ciúme doentio do irmão. Daniel por sua vez se sente mais culpado e acaba conhecendo uma pessoa na faculdade e o ciúme e desejo de Daniela acabam se exacerbando nessa fase. 
O irmão não mais sustentando a situação, acaba rompendo laços com sua irmã, mas Daniela inconformada acaba fazendo um ato impensado, o que em outras vidas eles e, principalmente ela, prometeram que não fariam.

A história é dividido em duas partes sendo: a primeira contando todo o envolvimento dos irmãos e as relações construídas e destruídas nesse meio tempo e a segunda uma visão de Daniela pós-morte. 

O livro trata o incesto de uma forma não comum e o que mais chama atenção é o fato de que a protagonista é mesmo muito apaixonada, e ao mesmo tempo tem um descontrole emocional e desejo pelo seu irmão, que acaba se tornando doentio. 
Daniel por sua vez, se sente muito culpado por toda a situação, mas o desejo carnal pela irmã acaba falando mais alto do que o valor moral. 

A história narrada por Daniela, nos faz no primeiro momento, julgar, abominar, achar um ato pecaminoso, mas quando entendemos o que a autora e o próprio espírito da Daniela quis trazer, nós começamos a entender e julgar menos. O fato de julgar é natural, no primeiro momento, mas com o decorrer da leitura, vimos que os dois são espíritos que sofrem, pelo desejo incontrolável e até animalizado e pela força carnal que os une, que é maior que o amor fraterno.  

Eu particularmente, gostei muito da história, gostei da narração da Daniela, da forma como ela expõe seus medos, seus desejos, seu descontrole e como coloca que tudo isso parte do "amor" que ela sente desenfreadamente pelo irmão. Em um dado momento, podemos até refletir sobre o que seria o amor, que tanto Daniela fala, pois na cabeça dela, esse amor é sufocante, irracional, desenfreado e com o decorrer do tempo ela visualiza o amor de uma outra maneira. 

Além disso, no decorrer da história, nós conseguimos entender porque os dois irmãos estão nessa relação incestuosa. Eu confesso, que no início julguei muito a protagonista, e que com o decorrer da leitura, acabei sentindo compaixão por ela, pelo seu sofrimento, por tudo que aconteceu com os dois, pelos laços familiares que foram quebrados e por todo aquele sentimento envolvido.

Eu indico a leitura para todo mundo, sendo ou não espírita, mas que leiam com a mente aberta para que num dado momento a reflexão acabe sobrepondo-se sobre o sentimento de julgamento. 

Embarquem comigo nessa leitura emocionante, que vocês não vão se arrepender!


Livro: Desejo - Até onde Ele pode te levar?
Autor: Mônica de Castro
Gênero: Romance espírita
Editora: Vida & Consciência
Páginas: 232
Sinopse: O que move o desejo? A paixão, a coragem, a força? A obsessão de uma mulher, que desafiou o seu próprio destino para viver um amor proibido. Uma história arrebatadora, que vai desafiar tabus e expor um amor atormentado, originado em vidas passadas.

Denise Brigido "Uma pessoa que ama os livros, e esse mundo literário, adora viajar e conhecer novas culturas e é louca pelos animais. Sou apaixonada pela vida, pelos animais e por viagens. Fisioterapeuta de profissão e leitora compulsiva de coração! Leio livros desde os meus 8 anos e hoje aos 30 resolvi embarcar nessa aventura, que é poder compartilhar um pouco com vocês o meu amor por esse universo literário."

34 comentários:

  1. Vou tentar ler, adoro livros desse tema.

    ResponderExcluir
  2. Amei! Não conheço esse, mas vou conhecer! :)

    ResponderExcluir
  3. Nossa, essa história deve ser realmente eletrizante. Um tema tão delicado quanto incesto, traz pré julgamentos e pré conceitos que estão arraigados dentro de nós.
    Me tirou o fôlego...

    ResponderExcluir
  4. Ola eu amo romances espíritas já li alguns livros da Monica e amei, menina que premissa interessante e ao mesmo tempo polêmica, a primeira visto fica tão fácil o julgamento, mas nada nessa vida é por acaso e quero muito conhecer a história de vida desses dois protagonistas. Com certeza vou ler. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale a pena conhecer Joyce. É uma história muito envolvente e eletrizante.
      bjs

      Excluir
  5. Nunca li esse gênero mais gostei da resenha! parabéns muito bem feita e seu blog é lindo!!
    bjs Lyh


    Blog Rascunhos da Lyh

    FanPage

    Instagram



    ResponderExcluir
  6. Oie...
    Apesar de eu não ser espirita, fiquei com bastante vontade de ler o livro, pois, parece ser daqueles livros em que não conseguimos fechá-lo até chegar na última página... A premissa é super interessante e já botei nos desejados ;)
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Dê
    Adoro os livros da Mônica! ão sempre interessantes. Quero ler tbe
    Tenho uma TAG e um projeto sobre estes livros e quero que você participe também :)
    Bjks mil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clau, eu adorei esse livro e vou adorar participar do projeto tb.
      Bjs

      Excluir
  8. Oiii, tudo bem?
    É um tema vem diferente do que costumo realmente ler, então com isso despertou bastante meu interesse, está anotada a dica. Além do mais, sua resenha ficou incrível e bem explicativa.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Estou de boca aberta com sua resenha e vou ter que passar na frente esse livro que já estava na minha lista de leitura. Eu adoro a Mônica de Castro, que sempre nos traz temas polêmicos para serem lidos e analisados à luz da Doutrina ou não. Essa relação incestuosa deve ser narrada de forma bem diferente, para não causar repulsa aos leitores, de forma que consigamos entender o que as vidas passadas revelam sobre os personagens.
    Valeu a dica!

    Abraço!

    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Karla, o tema é bastante polêmico, confesso que quando li fiquei em choque, mas quando há explicação em outras vidas, ficamos menos julgadores e mais misericordiosos! O livro é muito bom, vale a pena.

      Excluir
  10. Oi Denise.

    Que história interessante, menina! Fiquei bem curiosa com o livro e adicionei na minha lista de desejados. Eu gosto de ler livros que precisa deixar o preconceito de lado e ler com a mente aberta, porque sempre traz explicações que muda alguns pensamentos sobre temas polêmicos. Gostei muito.

    Bjos

    ResponderExcluir
  11. Obrigada Kênia e super indico a leitura.
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. A história tem um toque interessante, principalmente unindo um tabu tão intenso e o gênero espirita, fiquei sim curiosa para ler, a história é diferente e parece que vai envolver bastante, mas como você mencionou é preciso ter a mente aberta para compreender e refletir sobre a obra, realmente não é um livro para qualquer leitor, mas ainda acredito que muitos deveria sim lê-lo.

    Da Imaginação à Escrita

    ResponderExcluir
  13. Adoro romances espíritas, mas acho que nunca li nada com incesto e não sei se gostaria de ler... imagino que eles devem sofrer mesmo, e esses espíritos já devem ter passado por muita coisa e provavelmente estavam tentando purificar esse amor vindo como irmãos, mas aparentemente ainda não estavam prontos para tamanho desafio. Fiquei curiosa para saber o que está por trás da história deles.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ju, é uma história bem envolvente e ao mesmo tempo intensa, mas a leitura vale a pena!
      Beijos

      Excluir
  14. Ooi! Eu achei a premissa de história bem legal. Eu li apenas um romance que falava sobre incesto e sempre fiquei curiosa de ler mais coisas, tratando do assunto de outras formas. Eu nunca li nenhum romance espirita e não entendo muito bem sobre o assunto então não sei se isso me atrapalharia ou não na leitura. Amei a dica.
    Beijos
    Sil - Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Que capa linda! Eu gosto de livros espiritas e não conhecia este, mas me interessei muito. Eu gosto de livros mais densos assim, com histórias polêmicas e lembrei de “Proibido” agora.
    Bem, dica anotada né? Quero saber como foi o desenrolar dessa história.

    Beijos,
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estou bem curiosa para ler Proibido, porque tem a mesma pegada polêmica.
      Beijos
      Denise

      Excluir
    2. EI JESSICA,ENTAO,TBM LI O LIVRO " PROIBIDO" ATE CHOREI,E COMO CHOREI! PESADO ,POREM MTO LINDO E TRISTE. AMEI!
      BJUS

      Excluir
  16. Acho bem interessante essas histórias sobre incesto, é um tabu muito grande na nossa sociedade e não tenho uma opinião formada sobre iss, não sei dizer pra vc se acho certo ou errado. Não gosto muito de ler livros psicografados mas essa é uma dica que vou levar.
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é um livro que vale a pena, tirando também o contexto da psicografia, e abrindo a mente para todos os questionamentos que temos em nossa vida e cotidiano. Eu adorei Nathalia.
      Beijos
      Denise

      Excluir
  17. Oi Denise, sua linda, tudo bem?
    Não sei qual o contexto em que esse amor surgiu. Mas depois que li o Livro Proibido, que traz o mesmo assunto só que com uma história bem diferente, que acabou comigo e até hoje sofro ao lembrar, tenho certeza de que gostarei desse livro também e que sofrerei também. Um tema e um amor muito duro de se enfrentar, sentir. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Amo muito esse livro, alem de ter palavras complexas eu já adoro, livro bom é esse,leio vcs vão adorar

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. GEEENTEEE... PRECISO MTO LER ESTE LIVROOO!!!JA VOU COMPRAR.
    ACHEI QUE IA TER EM PDF PRA BAIXAR E LER NO CELULAR,MAS EM FIM,IREI COMPRAR E LER ,DEPOIS FALO O QUE ACHEI POIS AMO LER LIVROS DESSE TIPO DE TEMA!TANTO QUE FIQUEI EMOCIONADA COM UM QUE LI RECENTEMENTE.NAO SEI SE POSSO FALAR O NOME AQUI,MAS SE ALGUEM QUISER SABER ,O NOME DELE É "PROIBIDO"
    BJUS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabricia, eu ainda não li Proibido, mas acho q é na mesma linha, tirando o fato de Desejo ser um livro espírita. Leia sim, ele é impactante e apaixonante! Super recomendo.

      Excluir

/

© Copyright 2017 - Embarcando na Leitura. Todos os direitos reservados