14 de outubro de 2016

{Especial Mês do Terror} O que é exorcismo?

Olá pessoal, continuando com o mês mais assustador do calendário. Hoje trago para vocês um pouco sobre o que é Exorcismo, alguns tipos de possessão e se nos dias atuais isso acontece ainda.

Estudos apontam que o exorcismo aumentou nos últimos anos. Segundo a Universidade Regina Apostolorum, em Roma, isso se dá ao fato do uso abusivo da internet e ao acesso a páginas ligadas ao Satanismo. Desta maneira, algumas pessoas, poderiam sofrer ataques abusivos, ainda que ser ser possuídas, sendo vítimas de manipulação mental e abuso psicológico.

Exorkizein deriva do grego e significa "unir por juramento ou desalojar espíritos" e envolve um procedimento feito por pessoas preparadas; quem o pratica é chamado de "Exorcista" e o afligido "possuído", que pode apresentar, ódio, fúria, além da xenolalia (línguas estranhas), violenta aversão à Deus, Jesus, Maria, crucifixos, água benta etc. Em algumas sessões, objetos começam a voar e podem colocar a vida do exorcista em risco.

Indivíduos com problemas mentais poderiam estar mais suscetíveis à influência de um espírito obsessor. O abuso de substâncias tóxicas, como o álcool ou drogas, além das emoções negativas e o exagero de palavras de baixa frequência faz com que se tornem alvos fáceis de espíritos malignos ou menos evoluídos.

No catolicismo, o exorcismo começa com Adjute te, spiritus nequissime, per Deum omnipotentem (eu te ordeno, espírito maligno, pelo Deus Todo-Poderoso) e existem três categorias: o batismal (batismo da criança), o simples (purifica um lugar ou coisa para livrá-lo do mal) e o real (que livra o ser humano da possessão). 

No cristianismo, a possessão e o exorcismo estão associados ao mal e o processo de libertação é feito de forma dramática e violenta.

O exorcista oficial do Vaticano, Padre Gabriele Amorth, disse que há bispos e cardeais instalados na igreja que não acreditam em Jesus e estariam ligados ao demônio devido à sua má conduta moral.

No Brasil, de acordo com o espiritismo e as religiões afro-brasileiras como a umbanda e candomblé, existem fenômenos de possessão de espíritos doutrinadores e iluminados, trazendo ao médium apenas benefícios.

Segundo o Espiritismo, existem quatro formas de possessão:

Encosto: Quando o espírito fica próximo à pessoa, mas a influência é pequena. Neste caso, orações como Pai-Nosso e o Credo. 

Espírito opressivo: o espírito tem a capacidade de "vampirizar" a energia do indivíduo. Os efeitos sentidos como cansaço ou vontade de chorar que podem cessar de um momento para outro. 

Obsessão: O espírito consegue ficar de maneira tão dominante no corpo do indivíduo que pode até mesmo mudar o modo de falar e fazer coisas que normalmente não faria no dia-a-dia. Pode chegar a não reconhecer parentes e pessoas próximas de seu convívio. 

Possessão: Neste caso, o espírito toma o corpo da pessoa, fazendo com que ocorram até fenômenos de poltergeist (conjunto de fenômenos produzidos espontaneamente, que consiste em ruídos e deslocamento de objetos, podendo ter duração indeterminada). O processo pode ser demorado, chegando a durar uma semana, meses ou anos. Deve ser tratado imediamente, pois este espírito pode levar à morte o possuído. 


Gostaram de saber um pouco mais sobre o Exorcismo. 

Agora vamos assistir a filmes e ler os livros mais atentos aos sinais de possessão. 

Referências:
http://blog.cancaonova.com/livresdetodomal/o-que-e-um-exorcismo/
https://vidaeestilo.terra.com.br/horoscopo/esoterico/saiba-como-funciona-o-exorcismo-e-as-quatro-formas-de-possessao,c5086d65a7b4d310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html

Denise Brigido "Uma pessoa que ama os livros, e esse mundo literário, adora viajar e conhecer novas culturas e é louca pelos animais. Sou apaixonada pela vida, pelos animais e por viagens. Fisioterapeuta de profissão e leitora compulsiva de coração! Leio livros desde os meus 8 anos e hoje aos 30 resolvi embarcar nessa aventura, que é poder compartilhar um pouco com vocês o meu amor por esse universo literário."

2 comentários:

  1. O ritual de exorcismo está presente em todos os filmes. Um filme como Exorcistas do Vaticano sobre exorcismos, mas com um caso de possessão demoníaca que em última análise revela que não é o diabo, que todos nós conhecemos um ao outro para sempre, mas um corpo que poderia trazer o fim do mundo. As “The Vatican Tapes” tenta revelar um dos segredos mais bem guardados da religião católica: recinto onde o filme registra os casos mais complexos de posse do mundo são salvas. Nada menos do que o próprio Vaticano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que interessante Karla. Não assisti ao filme, vou procurar!
      Valeu a dica.

      Excluir

/

© Copyright 2017 - Embarcando na Leitura. Todos os direitos reservados