20 de dezembro de 2016

{Resenha} Lugar Nenhum

Hoje a resenha é sobre o livro "Lugar Nenhum" de Neil Gaiman. 

Eu li esse livro para o Clube do livro de novembro. Confesso que nunca tinha lido nada desse autor e fiquei um pouco ansiosa com a leitura.


A história nos leva a Londres e a sua beleza que pode ser vista pelos olhos de nosso protagonista escocês Richard Mayhew, que tem um emprego muito bom e é noivo de Jéssica, uma mulher controladora e linda!

O que Richard não contava é que uma noite que poderia ser promissora, para sua noiva e ele, acaba se transformando em um chacoalhão em sua vida. O nosso mocinho conhece uma garota, ferida e vulnerável, que o levará a conhecer uma Londres não tão bonita assim. 

Em um belo dia, Richard acorda em seu apartamento e nota que as pessoas não o reconhecem, não o veem, e aí a nossa história começa a movimentar. O nosso protagonista viverá uma aventura  em uma Londres que é pouco conhecida - a Londres-de-baixo- e que terá q fazer coisas que jamais imaginou para sobreviver nesse mundo cheio de monstros, ratos, falantes de ratês, nobres e assassinos. 
"- Meu jovem, você precisa entender uma coisa. Existem duas Londres: a Londres de Cima – onde você morava – e a Londres de Baixo, o Submundo, habitada pelas pessoas que caíram pelas fissuras do mundo. Agora você é uma delas. Tenha uma boa noite.”
O livro me chamou a atenção por ser essa mistura de fantasia com realidade. Temos um protagonista que no início da leitura, leva aquela vida pacata, acomodada e pouco feliz. Ao final conseguimos detectar um protagonista que cresceu, está mais forte e consegue se virar muito bem sozinho e obrigado. Richard é um homem bom, com um coração que não cabe nele e isso torna a história  bem mais interessante e cativante.

Ao longo da narrativa, vamos nos afeiçoando aos personagens (bons ou não) da Londres-de-baixo e Gaiman nos mostra um universo totalmente paralelo e ao mesmo tempo não tão bonito como a Londres tão conhecida de Richard e é isso que acaba prendendo o leitor a história, porque de uma forma magnífica Gaiman cria personagens que seriam secundários, mas no decorrer da história são tão protagonistas quanto o próprio Richard. E ainda, podemos vir através da narrativa a crítica social por trás da história, pois na Londres-de-baixo estão todos os esquecidos ou os que não são vistos pela sociedade: sujeira, vielas perigosas, mendigos, lixo e mais algumas coisas que no nosso dia-a-dia isso torna imperceptível e é isso que nos faz realmente pensar, que Gaiman, através de sua narrativa nos leva a pontos que não percebemos ou não conseguimos identificar pela correria do dia ou porque simplesmente já não nos importamos mais, mas que estão ali, no dia-a-dia gritando para que vislumbramos. 

O que me deixou mais contente é que a leitura não é maçante, muito pelo contrário, você se envolve com os personagens de tal forma que quando o livro acabou confesso que me senti decepcionada, não pelo fim que é muito bom, mas por ter acabado e eu não estar preparada para isso. Sim, você deve estar achando que estou sendo um dramática, pode até ser, mas Gaiman, não devia ter feito isso comigo, eu não estava preparada para aquele fim, confesso a vocês que não estava mesmo. 

Vem comigo, embarcar nessa leitura eletrizante e enigmática, você não vai se arrepender. 




Título: Lugar Nenhum
Autor: Neil Gaiman
Editora: Editora Conrad
Páginas: 336
SinopseEm Lugar Nenhum Neil Gaiman conta a história de Richard Mayhew, um jovem escocês que vive uma vida normal em Londres. Tem um bom emprego e vai se casar com a mulher ideal. Uma noite, porém, ele encontra na rua uma misteriosa garota ferida e decide socorrê-la. Depois disso, parecer ter se tornado invisível para todas as outras pessoas. As poucas que notam sua presença não conseguem lembrar exatamente quem ele é. Sem emprego, noiva ou apartamento, é como se Richard não existisse mais. Pelo menos não nessa Londres. Sim, porque existe uma outra - a Londres-de-Baixo. Constituída de uma espécie de labirinto subterrâneo, entre canais de esgoto e estações de metrô abandonadas, essa outra Londres é povoada por monstros, monges, párias, nobres, decaídos e assassinos - e é para lá que Richard vai.
Lugar Nenhum é o primeiro romance de Neil Gaiman, autor dos best-sellers Deuses Americanos (Conrad, 2004) e Filhos de Anansi (Conrad, 2006), e criador da revolucionária série de quadrinhos Sandman. Concebida originalmente como série de TV em seis capítulos, Lugar Nenhum foi transmitida pela rede inglesa BBC. A transformação em romance resultou em sucesso imediato, conduzindo a obra às listas de best-sellers do Los Angeles Times e do San Francisco Chronicle, entre outras.

Denise Brigido "Uma pessoa que ama os livros, e esse mundo literário, adora viajar e conhecer novas culturas e é louca pelos animais. Sou apaixonada pela vida, pelos animais e por viagens. Fisioterapeuta de profissão e leitora compulsiva de coração! Leio livros desde os meus 8 anos e hoje aos 30 resolvi embarcar nessa aventura, que é poder compartilhar um pouco com vocês o meu amor por esse universo literário."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/

© Copyright 2017 - Embarcando na Leitura. Todos os direitos reservados