16 de dezembro de 2019

{Resenha} Cores Vivas

Hoje a resenha é sobre o livro "Cores Vivas" de Patrice Lawrence.

Foto retirada de Arquivo Pessoal

E quando eu fiquei sabendo do lançamento desse livro, eu dei um pulo. Por que ele trata de um tema delicado e uma temática que ainda é pouco explorada na literatura: o racismo estrutural.  

Marlon é um adolescente de dezesseis anos, nerd, que adora música e que vê seu mundo virar de cabeça para baixo quando sai com uma colega da escola, Sonya.

Sonya é aquele tipo de garota que conquista os rapazes somente pelo olhar. E com Marlon, não é diferente. Ele se vê tão envolvido, que já no primeiro encontro acaba fazendo tudo o que ela pede e as consequências disso,Marlon saberá quando uma tragédia acontece a garota. 

Após se tornar o principal suspeito e procurado, o nosso protagonista terá que provar o seu valor para uma sociedade que já o culpa, simplesmente pelo fato dele ser negro e ter um irmão que era envolvido com uma gangue, em Londres. 
Foto retirada de Arquivo Pessoal

Entretanto, Marlon se vê numa sinuca de bico, tentando lidar com a injustiça e ao mesmo tempo, metendo os pés pelas mãos em algumas atitudes que ele toma, pelo simples fato de saber que a polícia não ficará ao seu lado.

A temática do livro é super importante, pois nos primeiros capítulos já conseguimos identificar o racismo ali, nas entrelinhas, estrutural, doloroso. Jenny, mãe de Marlon e Tish, melhor amiga, são peças fundamentais na vida do adolescente. 
E apesar do drama vivido pelo protagonista, na minha opinião as duas mulheres são muito importantes para compor a história e ajudar o Marlon quando ele começa a fazer umas cagadas, que nem a gente, que está lendo entende o porquê. 

Jenny tenta escrever um outro capítulo, na história do filho mais novo, pois perdeu o marido precocemente, o outro filho está vulnerável por todo o envolvimento com drogas e uma gangue perigosa da cidade. Ela não quer que Marlon tenha o mesmo fim, e para isso, tenta o proteger e auxiliar nos momentos que ele precisa. Uma mulher forte, determinada e de garra, que não mede esforços para proteger sua cria das garras de uma polícia e de uma mídia racista. 

Tish, como uma amiga exemplar, o auxilia em todos os momentos, até nos que ele tenta esconder  dela. Porém Tish o conhece como ninguém e nunca deixará o seu melhor amigo passar por tanto apuro, a questão é que o Marlon não se ajuda, pelo amor de Deus, tem horas que dá vontade de entrar no livro e meter a cabeça dele numa parede, porque olha, é muita ingenuidade.

Foto retirada de Arquivo Pessoal
Tirando esse fato, eu gostei do livro. Acho a temática muito importante e necessária, principalmente nos tempos nebulosos em que estamos vivendo. Patrice quis mostrar que apesar da dificuldade de se falar de algo tão delicado, ainda podemos ter um mundo mais colorido e sem dor. Isso é algo que esperamos mesmo, e quem sabe um 2020 um pouco melhor?! Vamos ver. 

Por ora, vem embarcar nesse livro, da linha darklove, que fará você repensar suas atitudes e pré-julgamentos. 

*Livro cedido em parceria com a Editora. 


Onde Comprar: Loja Oficial da DarkSide Books
Título:Cores Vivas
Autor: Patrice Lawrence
Editora: DarkSide Books
Páginas: 304
Sinopse: Uma história poderosa para quem sonha e luta por um mundo multicolorido.Marlon prometeu. Ele não se meteria em problemas. Não como seu irmão, Andre, líder de uma gangue que pagou um preço alto pelo caminho que escolheu. Sempre foi mais fácil ficar na dele, no quarto, ouvindo os antigos discos do Earth, Wind & Fire de seu pai e assistindo a filmes de ficção científica.
Até que ele conhece Sonya. Uma garota linda da escola que, contra todas as probabilidades, lhe dá uma chance. Mas o primeiro encontro dos dois termina em tragédia e, de uma hora para outra, Marlon se torna suspeito e não entende o porquê. Com seu pai morto e o irmão incapaz de ajudá-lo, ele não tem escolha a não ser entrar no mundo de Andre — um mundo violento, cruel e desumano — para descobrir a verdade e proteger as pessoas que ama.
O livro que você está prestes a conhecer é uma leitura poderosa e emocionante — e extremamente necessária nos dias atuais. Cores Vivas, o mais novo lançamento da DarkSide Books®, aborda com muita honestidade como escolhas erradas, mesmo feitas com a mais nobre das intenções, podem levar uma pessoa a um caminho tortuoso e, muitas vezes, sem volta.
Patrice Lawrence, autora premiada com o Waterstones Children’s Book Award e o The Bookseller ya Book Prize em 2017, nos apresenta a uma Londres que vai muito além dos pontos turísticos: aqui, conhecemos o cotidiano de uma família que não vive na área nobre da cidade, mas em proximidade com um submundo em que a violência é constante, e o medo é apenas uma consequência.
Cores Vivas é uma história poderosa sobre compreensão, amor e sobrevivência. A sensibilidade e o cuidado narrativo de Patrice Lawrence encontram casa na linha DarkLove, dedicada a revelar novas vozes femininas da literatura contemporânea. O coming of age urbano e repleto de camadas mostra que, às vezes, você pode fazer tudo certo, e mesmo assim as coisas dão errado. Mas respeito e compaixão são questões básicas para mantermos todas as nossas cores vivas.

Denise Brigido "Uma pessoa que ama os livros, e esse mundo literário, adora viajar e conhecer novas culturas e é louca pelos animais. Sou apaixonada pela vida, pelos animais e por viagens. Fisioterapeuta de profissão e leitora compulsiva de coração! Leio livros desde os meus 8 anos e hoje aos 30 resolvi embarcar nessa aventura, que é poder compartilhar um pouco com vocês o meu amor por esse universo literário."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/

© Copyright 2017 - Embarcando na Leitura. Todos os direitos reservados