31 de janeiro de 2020

{Resenha} VHS: Verdadeiras Histórias de Sangue

Hoje a resenha é sobre o livro "VHS: Verdadeiras Histórias de Sangue" de Cesar Bravo.

Foto retirada de Arquivo Pessoal
Eu não tinha ideia de como o Cesar era simpático, até ir ao lançamento desse livro, que aconteceu em uma locadora, no centro de São Paulo, em 2019. 

Confesso que fiquei encantada também com a sua simpatia. Que leveza, que delicadeza e gentileza para com o seu leitor e fã. Eu só tenho elogios.

Ao me deparar com o livro, comecei a lê-lo e já na primeira história fiquei impactada. Sério! Que escrita fluida e gostosa, mesmo sabendo que o contexto é puramente sombrio. Eu mastiguei o livro e a cada fragmento, a cada virada de página ficava mais e mais apaixonada pela escrita do Cesar.

Foto retirada de Arquivo Pessoal
No lançamento do livro em SP
O livro traz 18 histórias, contadas entre os anos de 1985 a 1995, e tem seu inicio em uma videolocadora, na cidade de Três Rios, interior de São Paulo. O primeiro fragmento de terror já traz a ambientação da locadora e de todos os seus clientes devolvendo as suas fitas rebobinadas. E gente, sério que me peguei lá atrás devolvendo as fitas que eu alugava na locadora perto de casa, com medo de ter esquecido de rebobinar alguma fita e ter que pagar multa (real, isso existia).

E já na primeira história, você acaba se envolvendo com a vida das pessoas dessa cidade, suas histórias de terror, seus sonhos, suas frustrações e seus medos. Confesso que alguns fragmentos me deixaram extremamente angustiada e ao mesmo tempo temerosa pelo que estava para acontecer. O final de todo o fragmento te dá uma sensação de susto, temor, tremor e horror! Eu confesso que fiquei apaixonada pela escrita da Cesar (frisando isso sem arrependimento), pela forma como ele te encaixa dentro da história e faz você ter as mesmas sensações que os personagens. 
Foto retirada de Arquivo Pessoal
Eu adorei todas as histórias, umas mais, outras um pouquinho menos. E ao final do livro, você se sente vazio, oco, órfão. É uma mistura de sentimentos. Além disso, a edição desse livro está impecável, as ilustrações, as fotos, as narrativas que te fazem entrar dentro da fita cassete e querer saber sobre um pedaço dessa cidade meio nebuloso, meio fantasma e um tanto quanto aterrorizadora. 

Eu confesso que foi a minha primeira leitura do autor e só posso dizer que estou: APAIXONADA! Sério gente. É um livro que todos, todos sem exceção devem ler. Um livro que faz você viajar pelos ambientes, pelos lugares, pelos cômodos, pela trilha sonora, por cada capítulo, enfim, tá esperando o que para adquirir o seu exemplar e devorar essa maravilha?!

Vem embarcar nesse romance de terror nacional que deixará você com o cabelinho da nuca eriçado e a sensação de sangue na boca!

*Livro cedido em parceria com a Editora.

Onde Comprar: Loja Oficial da DarkSide Books
Título: VHS: Verdadeiras Histórias de Sangue
Autor: Cesar Bravo
Editora: DarkSide Books
Páginas: 288
Sinopse: Dizem que segredos não sobrevivem por muito tempo em cidades pequenas. Mas, em Três Rios, eles estão por toda parte há tempo demais. Sombrios, aterrorizantes e indecifráveis — um espelho da cidadezinha onde tudo aquilo que é estranho e profano sempre encontra um jeito de se manifestar na superfície.
O encontro inevitável de Cesar Bravo com a DarkSide® Books veio das profundezas. Algo visceral, que era para ser, como todas as coisas assinadas com sangue. Ultra Carnem selou o pacto entre a editora mais sinistra do Brasil e a mente maldita de Bravo, povoando os pesadelos dos leitores, que pediram mais. Mais histórias. Mais mistérios. Uma nova experiência sobrenatural, quem sabe?
Em VHS: Verdadeiras Histórias de Sangue, Bravo guia os leitores amaldiçoados até os cantos mais sombrios de nossas mentes. E a cidadezinha de Três Rios, localizada no noroeste paulista, é o palco principal — um ponto de encontro de todas as coisas estranhas que acontecem nas redondezas. O inferno corre por essas águas e lança suas sementes nessa terra. Um lugar vivo e pronto para devorar o próximo filho que renegar sua origem.
VHS: Verdadeiras Histórias de Sangue se passa em um período especial e repleto de esquisitices, entre 1985 e 1995, e tem início em uma videolocadora peculiar capaz de alugar os sonhos e as vidas de seus clientes. Quem viveu nessa época vai ter para sempre suas lembranças com textura de VHS. Bravo constrói a narrativa de seu novo romance de horror fragmentado com base em registros orais, casos sinistros e uma porção de detalhes que rodeiam a vida dos moradores de Três Rios — mandingas macabras, crimes brutais, animais soturnos e inúmeros mapas, notícias de jornais e anúncios compõem o imaginário de um local esquecido pelo tempo.
“Os relatos mais sangrentos de Três Rios têm lastro na vida real, e vão empurrar o leitor em um dilema moral”, comenta o autor, Cesar Bravo. Em VHS: Verdadeiras Histórias de Sangue, cada fragmento é uma memória, algo a ser dividido, e os relatos dos habitantes de Três Rios deixa de ser pessoal e passa a fazer parte de um todo. As várias faces do horror se manifestam e prometem assombrar qualquer um que ousar mergulhar nas páginas desta obra. “A grandiosidade da vida está na reunião de episódios insólitos, belos e dantescos”, complementa.
A escrita de Cesar Bravo se mostra ainda mais audaciosa e transgressora em seu segundo livro publicado pela DarkSide® Books. Fãs de Stephen King, Clive Barker, Joe Hill e Robert Chambers têm outro mestre para seguir — com uma voz única e muito brasileira, o terror nacional volta a respirar na pele da nova geração de autores e leitores sedentos por histórias que deem voz a nossa identidade.

Denise Brigido "Uma pessoa que ama os livros, e esse mundo literário, adora viajar e conhecer novas culturas e é louca pelos animais. Sou apaixonada pela vida, pelos animais e por viagens. Fisioterapeuta de profissão e leitora compulsiva de coração! Leio livros desde os meus 8 anos e hoje aos 30 resolvi embarcar nessa aventura, que é poder compartilhar um pouco com vocês o meu amor por esse universo literário."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/

© Copyright 2017 - Embarcando na Leitura. Todos os direitos reservados