23 de fevereiro de 2020

{Resenha} O voo da Bailarina

Hoje a resenha é sobre o livro "O voo da bailarina" de Michaela DePrince e Elaine DePrince.
Foto retirada de arquivo pessoal
Vocês sabem que eu sou louca por uma não-ficção, não é mesmo? E quando vem falar que é biografia, chega me tremo toda. 
Eu fiquei arrebatada por essa história, quando li a sinopse sabia que precisava ler esse livro. E quando o consegui em uma troca no Skoob, fiquei radiante, porém demorei um pouco para ler e acredito que o li no momento certo. 

Mabinty Bangura nasceu em Serra Leoa, na África Ocidental, tinha um pai e uma mãe muito amorosos. A menina nasceu com vitiligo e a família do pai condenou seu nascimento, primeiro por ser menina, segundo por ela ser pintada, como um leopardo. E isso não deixou com que o amor dos pais pela Mabinty fosse diminuído. Eles começaram a ensiná-la a ler e escrever e o pai optou por não ter uma segunda esposa. 
Foto retirada de arquivo pessoal
O que elas não esperavam era que ele fosse assassino, em um ataque na mina de diamantes onde trabalhava, deixando as duas desemparadas. Elas ficaram sob os cuidados de um irmão do pai, e a partir daí, a vida de Mabinty começou a mudar e, não foi para a melhor. O tio Abdullah não gostava de Mabinty, por achá-la feia e por ela ser mais esperta que seu filho homem. E depois que sua mãe, não aceitou ser esposa do tio, a vida das duas piorou muito. Ele as fazia passar fome como punição.  Elas sofriam violência física. Em um certo dia, a menina acordou e sua mãe não se levantou. Naquele dia, ela pode ver o que era não ter mais ninguém no mundo para ampará-la. 

O tio não contente em ter que alimentar mais uma boca, a vendeu para um Orfanato. Papa Andrew tinha boa intenção, mas as suas funcionárias não muito. E a nossa protagonista sofreu bastante. Mabinty fez amizade com uma menina no orfanato, que se tornaria sua grande amiga até a fase adulta.
Foto retirada de arquivo pessoal

A chance de Mabinty mudou quando Papa Andrew disse que havia uma família interessada na adoção. Com a revolução se aproximando e os rebeldes matando muito gente, as meninas viam a violência de perto, e temiam por sua vida. 

Aos 4 anos, Mabinty presenciou a morte de sua professora de inglês no orfanato e isso a perseguiu até a fase adulta. Elas passaram pela fome, o frio, o medo, o abandono, a chacota, o preconceito e no fim, foram adotadas por uma família americana que deu um teto e o mais importante, amor e afeto. 

A menina virou Michaela e desde uma foto em uma revista, quando ela viu uma moça vestida lindamente de bailarina, ela sabia o que queria fazer quando fosse adulta. 

Os pais de Michaela investiram muito nela. E ela sempre foi muito dedicada, sabia o que queria, havia passado por tantas coisas que a dor era o mínimo dos problemas. Já morando nos Estados Unidos, ela enfrentou o racismo, o preconceito e o modo como as pessoas olhavam para ela e mesmo assim, não desanimou. No balé ela soube que não seria fácil, por ser uma das poucas negras que estavam em cima do palco. Ela se dedicou muito. O livro conta toda essa trajetória de uma maneira leve e ao mesmo tempo muito reflexiva. Não tem como você não se apaixonar pela sua história e pela maneira como ela superou muitas coisas para conseguir estar em um palco e se tornar bailarina profissional. 
Foto retirada de arquivo pessoal

Eu confesso que me emocionou muito. Fiquei bem tocada com a sua história e feliz, porque a história teve um final feliz em meio a tantos processos turbulentos e difíceis, pelos quais Michaela teve que passar. Mas, pensando nos dias de hoje, muitas crianças não tem tanta sorte ou ainda sofrem tanto com o racismo que acabam desistindo de seus sonhos.  

É um livro que traz, através dos olhos de uma adolescente, com a ajuda de sua mãe, seus relatos mais íntimos e seus medos, que foram vencidos com muito amor, carinho, união e muito diálogo. O livro é lindo. A história da Michaela é linda e merece ser compartilhada e multiplicada. A esperança sempre tem que brotar nos nossos corações e confesso que esse livro, me fez ter um pouquinho de esperança, ainda, pela humanidade. 

Se você quer se sentir tocado também, vem ler! Está esperando o que?!

Onde Comprar: Amazon Brasil
Título: O voo da bailarina
Autor: Michaela DePrince e Elaine DePrince
Editora: BestSeller
Páginas: 272
Sinopse: Nascida na Serra Leoa devastada pela guerra, os primeiros anos de vida de Michaela não foram fáceis. Após perder os pais de maneira brutal, a jovem foi abandonada pelo tio em um orfanato, onde ficou conhecida como a número 27 e foi cruelmente apelidada de criança demônio, devido a uma condição de pele que faz com seu corpo pareça manchado. A estadia no orfanato, no entanto, lhe forneceu uma bênção: foi lá que Michaela encontrou a capa de revista que determinaria seu futuro, estampada com uma linda bailarina na ponta dos pés. Adotada por uma família norte-americana que encorajou seu amor pelo balé matriculando-a em escolas de dança, Michaela daria início à emocionante trajetória rumo aos maiores patamares do balé mundial.


Denise Brigido "Uma pessoa que ama os livros, e esse mundo literário, adora viajar e conhecer novas culturas e é louca pelos animais. Sou apaixonada pela vida, pelos animais e por viagens. Fisioterapeuta de profissão e leitora compulsiva de coração! Leio livros desde os meus 8 anos e hoje aos 30 resolvi embarcar nessa aventura, que é poder compartilhar um pouco com vocês o meu amor por esse universo literário."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/

© Copyright 2017 - Embarcando na Leitura. Todos os direitos reservados