Hoje eu vou falar um pouco sobre o novo lançamento da Netflix - "Por lugares incríveis".
Esse filme é baseado no livro de mesmo nome e é estrelado por ninguém mais, ninguém menos que Elle Fanning como a nossa Violet e Justice Smith como Teodoro Finch.
Eu confesso que li esse livro faz mais de 3 anos e por isso tive que ler a minha resenha para lembrar um pouco sobre a história.
A escrita da Jennifer Niven é fenomenal e te faz viajar sobre cada capítulo. O que cada um dos adolescentes está passando, as angústias, os medos, o elo de amizade que é formado e seus sentimentos.
O filme começa com o drama vivido por Violet, por ter perdido a irmã em um acidente de carro e o Finch a ajudando, tentando fazer com que ela não cometa o suicídio. O personagem da Violet é descrito e feito muito bem pela Elle, mas achei que faltou muito no personagem de Finch. Para quem lê o livro, sabe que ele tem um transtorno de bipolaridade, que o faz ora estar muito bem e ora estar em profunda depressão.
O tema é delicado e o livro não é leve. Ao final da leitura, ficamos pensativos e com um misto de sentimentos. É doloroso e ao mesmo tempo crítico. Nos deparamos com o sofrimento dos dois adolescentes, cada um a sua maneira, e sinto que isso faltou no filme.
O filme tem uma bela fotografia, porém achei que faltou muita coisa, principalmente de como é a família de Finch e a forma como ele se sente, que você acaba prestando mais atenção ao final do filme. Ainda assim, o Finch é um personagem muito complexo e essa complexidade deixou a desejar na telinha.
Eu gostei da escolha dos atores, eles tem uma química ótima e o romance em si deixa o filme um pouco mais bonito, porém eu acho que faltou um aprofundamento desse tema que é tão complexo. A depressão, o suicídio e até mesmo outros transtornos que acomete adolescentes no mundo inteiro tem que ser falado e tem que ser discutido por todos. É sim um tema delicado, mas não pode ser deixado como um tema secundário e o que vi no filme foi esse tema ser retratado como coadjuvante.
Entretanto, no geral, é um filme para ser visto e discutido sim, mas vale a pena ler ao livro para entender um pouco as nuances e o que não foi falado.
Se você quer entender um pouco, leia a minha Resenha e venha depois conversar e dizer o que achou do livro e do filme.
Nenhum comentário:
Postar um comentário