17 de agosto de 2020

{Resenha} O silêncio da casa fria

Hoje a resenha é sobre o livro "O silêncio da casa fria" de Laura Purcell.

Foto retirada de Arquivo Pessoal

Quando recebi esse livro, um dos lançamentos, da linha darklove da DarkSide Books, não imaginei que ficaria tão impactada com a leitura. E vocês irão entender o por quê. 

Elsie achou q tinha ganhado na loteria quando chegou na Ponte. Uma casa linda, grande, afastada de tudo e de todos e com muitos mistérios. Ao se deparar com os empregados, ficou um pouco chocada, pois não eram pessoas que sabiam lidar com patroa, principalmente depois da morte de seu querido Rupert.

O que Elsie não esperava era se deparar com acontecimentos estranhos na casa e a começar a ouvir barulhos que a faziam desacreditar que poderiam ser só roedores noturnos.

Em uma narrativa que acontece em três momentos distintos: sendo o primeiro tempo, de dentro do Hospital Psiquiátrico no qual Elsie está internada, do momento em que narra os fatos do que aconteceu até a ida ao hospital e de duzentos anos atrás, uma ancestral da família Bainbridge.

Foto retirada de Arquivo Pessoal

A sensação de quando se está lendo, é que primeiro, você está a todo momento sendo observado e segundo, da sensação do fogo. Antes de casar com Rupert Bainbridge, Elsie trabalhava e era dona de uma fábrica de fósforos e a todo momento nos lembra do quanto a chama, a fogueira e o crepitar das folhas podem ser presentes e latente a todo momento na história. 

A narrativa é em primeira pessoa e por muitas vezes nos faz duvidar de fato dos acontecimentos e até mesmo um pouco da nossa sanidade, quem nunca. 

Laura nos faz viajar junto com a narrativa, e a sensação de medo e pavor é vibrante no decorrer de cada página. Confesso que fazia muito tempo que não lia um livro só durante o dia, com medo do que pudesse acontecer se eu lesse ao cair da noite, meio bizarro, mas real. 

O desenvolvimento dos personagens também nos prende a história. Desde o momento que a Elsie está incapaz de narrar sua história para o Dr. Shepherd até a última página. O que me deixou um tanto impactada e meio desnorteada. Confesso que fiquei esperando mais páginas, para realmente acreditar que havia acabado. E isso me fez ficar chateada (isso não se faz Laura). 

Foto retirada de Arquivo Pessoal

Esse é um romance vitoriano que fará você roer as unhas e arrepiar a nuca com a leitura.

Além disso, a edição da DarkSide como sempre está impecável. Um livro em capa dura que faz você imaginar os olhares astutos de alguns companheiros e folhas queimadas.  Então, cuidado ao tentar abrir portas que deveriam permanecer fechadas!

Vem embarcar nessa história, você não irá se arrepender. 

Onde Comprar: DarkSide Books
Título: O silêncio da casa fria
Editora: DarkSide Books
Páginas: 288
SinopseQuando Elsie perdeu o marido apenas algumas semanas após o casamento, achou que já tinha sofrido o suficiente para uma vida inteira. Praticamente sozinha em uma casa enorme e isolada, ela jamais imaginou que os companheiros silenciosos — painéis de madeira que imitavam pessoas em atividades cotidianas —, um dia, seguiriam seus movimentos com os olhinhos pintados. Muito menos que eles apareceriam por conta própria em cômodos aleatórios…
Acenda uma vela e nos acompanhe na escuridão. A DarkSide® Books pavorosamente apresenta O Silêncio da Casa Fria, o novo lançamento da linha DarkLove: uma história sombria, sinistra e gelada — um verdadeiro tributo aos romances góticos clássicos que tanto amamos.
Para escrever este livro, a autora Laura Purcell se inspirou em um costume europeu popular nos séculos XVIII e XIX, especialmente entre os ingleses e holandeses. Nele, famílias aristocráticas pregavam peças com tábuas de madeira ricamente pintadas e esculpidas. Criados, soldados, plantas, animais… e, aqui, uma criança estranhamente familiar, com um sorriso travesso e uma rosa branca na mão.
Com uma habilidade narrativa que transporta o leitor para a época vitoriana — e suas densas neblinas, costumes peculiares, a tão presente discussão entre a ciência e o sobrenatural —, Laura Purcell desenrola uma trama cheia de nuances enquanto Elsie vai abrindo as portas da casa para tentar desvendar o mistério dos companheiros — e também do seu passado. O tempo, às vezes, demora a passar no silêncio da casa fria.
Com a atmosfera lúgubre típica das histórias de fantasma vitorianas, O Silêncio da Casa Fria honra os melhores contos góticos. A história de uma mulher confrontada com um medo irracional, que coloca em xeque sua própria sanidade. Estaria Elsie vendo coisas como forma de dar sentido ao luto? Ou realmente havia algo sobrenatural morando sob o mesmo teto que ela?
Algumas portas devem permanecer trancadas.



 

Denise Brigido "Uma pessoa que ama os livros, e esse mundo literário, adora viajar e conhecer novas culturas e é louca pelos animais. Sou apaixonada pela vida, pelos animais e por viagens. Fisioterapeuta de profissão e leitora compulsiva de coração! Leio livros desde os meus 8 anos e hoje aos 30 resolvi embarcar nessa aventura, que é poder compartilhar um pouco com vocês o meu amor por esse universo literário."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/

© Copyright 2017 - Embarcando na Leitura. Todos os direitos reservados