Hoje a resenha é sobre o livro "Psicopata Americano" de Bret Easton Ellis.
Foto retirada de Arquivo Pessoal |
E ainda mais, por ser o livro que abriu o novo selo da DarkSide Books, Crime Scene Fiction.
Bret nos traz a história de Patrick Bateman, que trabalha em um banco de investimentos em Wall Street, mora em Manhattan, no mesmo condomínio luxuoso de Tom Cruise, e extremamente vaidoso e obcecado por marcas, de vestuário e beleza ou até de eletrônicos. Um fã incondicional de Donald Trump e serial killer nas horas vagas.
O livro é narrado por Bateman, e a gente as vezes se perde nas suas descrições de marcas e locais, pois como um bom Yuppie*, nosso protagonista ignora qualquer descrição de personalidades dos seus amigos e mulheres com quem se envolve. O mais importante é o que a pessoa está usando e como se comporta, seja na balada ou nos restaurantes caríssimos ao qual frequenta.
Foto retirada de Arquivo Pessoal |
A narrativa do Bret é bem interessante e as descrições são tão detalhadas, que você acaba ficando enojado de tanta futilidade do nosso protagonista e o tamanho do seu preconceito, seja por um morador em situação de rua, esmolando algo na porta de um restaurante, do negro e de profissionais do sexo, que para ele só serve para usar esse corpo e matar sem dó.
Patrick também emana uma raiva muito grande por homossexuais, que fica claro nas narrativas e nos detalhes de perversidade e crueldade quando chega a assassinar um.
A cabeça do nosso protagonista é tão perversa e confusa, que ora narra uma morte de uma prostituta e no outro momento narra sua admiração por Whitney Houston. É bem bizarro, inclusive, pois o autor já nos coloca como funciona a mente de Patrick, sem nexo e muitas vezes desconectada da realidade.
Foto retirada de Arquivo Pessoal |
Eu confesso que fiquei um pouco chocada com a semelhança desse personagem, trazendo para os nossos dias atuais. Quantas pessoas você já não ouviu falar ou conheceu, bem parecido com o Patrick? Um cara bonito, rico e que trabalha com pessoas influentes, mas que por dentro é vazio, oco e extremamente perverso?
Essa edição da DarkSide está linda, sem defeitos! Eu ficaria oras só olhando para essa edição. O novo selo da editora chegou com os dois pés no peito e você não irá se arrepender de conhecer a história desse homem sádico, com uma mente perturbada e com vícios que fará você repensar a evolução da humanidade.
A leitura desse livro não é uma leitura tão fluída, e se você for sensível a cenas de mortes e descrições mais detalhadas de violência física e psicológica, não leia esse livro, pois ele pode ser um gatilho.
Vem embarcar nessa leitura que fará você repensar se sai com uma pessoa só pelas aparências.
* Yuppie - é uma expressão inglesa que significa "Young Urban Professional", diz-se de ou jovem executivo, profissionalmente bem remunerado, e que gasta sua renda em artigos de luxo e atividades caras.
**Livro cedido em parceria com a Editora
Onde Comprar: DarkSide Books
Título: Psicopata Americano
Editora: DarkSide Books
Páginas: 432
Nenhum comentário:
Postar um comentário