2 de novembro de 2020

{Resenha} Psicopata Americano

 Hoje a resenha é sobre o livro "Psicopata Americano" de Bret Easton Ellis.

Foto retirada de Arquivo Pessoal
Quando eu recebi esse livro, fiquei super empolgada, por ser um clássico dos anos 90 e ainda se fazer tão real em pleno século 21.

E ainda mais, por ser o livro que abriu o novo selo da DarkSide Books, Crime Scene Fiction.

Bret nos traz a história de Patrick Bateman, que trabalha em um banco de investimentos em Wall Street, mora em Manhattan, no mesmo condomínio luxuoso de Tom Cruise, e extremamente vaidoso e obcecado por marcas, de vestuário e beleza ou até de eletrônicos. Um fã incondicional de Donald Trump e serial killer nas horas vagas. 

O livro é narrado por Bateman, e a gente as vezes se perde nas suas descrições de marcas e locais, pois como um bom Yuppie*, nosso protagonista ignora qualquer descrição de personalidades dos seus amigos e mulheres com quem se envolve. O mais importante é o que a pessoa está usando e como se comporta, seja na balada ou nos restaurantes caríssimos ao qual frequenta. 

Foto retirada de Arquivo Pessoal

A narrativa do Bret é bem interessante e as descrições são tão detalhadas, que você acaba ficando enojado de tanta futilidade do nosso protagonista e o tamanho do seu preconceito, seja por um morador em situação de rua, esmolando algo na porta de um restaurante, do negro e de profissionais do sexo, que para ele só serve para usar esse corpo e matar sem dó.

Patrick também emana uma raiva muito grande por homossexuais, que fica claro nas narrativas e nos detalhes de perversidade e crueldade quando chega a assassinar um. 

A cabeça do nosso protagonista é tão perversa e confusa, que ora narra uma morte de uma prostituta e no outro momento narra sua admiração por Whitney Houston. É bem bizarro, inclusive, pois o autor já nos coloca como funciona a mente de Patrick, sem nexo e muitas vezes desconectada da realidade. 

Foto retirada de Arquivo Pessoal

Eu confesso que fiquei um pouco chocada com a semelhança desse personagem, trazendo para os nossos dias atuais. Quantas pessoas você já não ouviu falar ou conheceu, bem parecido com o Patrick? Um cara bonito, rico e que trabalha com pessoas influentes, mas que por dentro é vazio, oco e extremamente perverso? 

Essa edição da DarkSide está linda, sem defeitos! Eu ficaria oras só olhando para essa edição. O novo selo da editora chegou com os dois pés no peito e você não irá se arrepender de conhecer a história desse homem sádico, com uma mente perturbada e com vícios que fará você repensar a evolução da humanidade. 

A leitura desse livro não é uma leitura tão fluída, e se você for sensível a cenas de mortes e descrições mais detalhadas de violência física e psicológica, não leia esse livro, pois ele pode ser um gatilho. 

Vem embarcar nessa leitura que fará você repensar se sai com uma pessoa só pelas aparências. 

* Yuppie - é uma expressão inglesa que significa "Young Urban Professional", diz-se de ou jovem executivo, profissionalmente bem remunerado, e que gasta sua renda em artigos de luxo e atividades caras.

**Livro cedido em parceria com a Editora

Onde Comprar: DarkSide Books
Título: Psicopata Americano 
Editora: DarkSide Books
Páginas: 432

Sinopse: Patrick Bateman é um sujeito aparentemente invejável. Jovem, bonito, bem-nascido com boa educação, ele trabalha em um conhecido banco de investimentos em Wall Street, enquanto passa as noites entre jantares, boates e festa particulares, regadas com todos os aditivos inerentes ao lado mais sombrio da vida noturna de Nova York no final dos anos 1980. Bateman, porém, tem alguns segredos bem guardados. Por trás da fachada de normalidade, possui o instinto de um serial killer, com toda a torpeza, degradação, asco e repulsa que um psicopata consegue provocar.
Formado em Exeter e Harvard, Bateman também é gourmand, entusiasta do bronzeamento artificial e de infindáveis tratamentos estéticos, implacável crítico de moda e consumidor ávido das últimas traquitanas tecnológicas de então, como aparelhos de som 3x1 e videocassete. Mora em um luxuoso apartamento no Upper West Side, em Manhattan, onde é vizinho do astro de Top Gun, Tom Cruise. No romance, acompanhamos os dias e noites de Bateman, que seriam banais, não fossem os crimes abjetos e sem razão aparente que ele comete, de maneira que não conseguimos compreender. Sem remorso. Sem piedade. Contra mulheres. Contra mendigos. Contra músicos de ruas. Contra colegas. Contra crianças. Expressando seu verdadeiro eu por meio de tortura e assassinato, Bateman prefigura um horror apocalíptico que nenhuma sociedade suportaria encarar. Uma violência represada, escondida, inaudita, porém insistentemente presente na sociedade norte-americana, como o autor sugere ao descrever o programa de TV favorito do protagonista, The Patty Winters Show, que apresenta trivialidades (como dicas de beleza da princesa Diana), sensacionalismo (“Adolescentes que trocam sexo por crack”) e horror real (assassinos de crianças e neonazistas).



Denise Brigido "Uma pessoa que ama os livros, e esse mundo literário, adora viajar e conhecer novas culturas e é louca pelos animais. Sou apaixonada pela vida, pelos animais e por viagens. Fisioterapeuta de profissão e leitora compulsiva de coração! Leio livros desde os meus 8 anos e hoje aos 30 resolvi embarcar nessa aventura, que é poder compartilhar um pouco com vocês o meu amor por esse universo literário."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/

© Copyright 2017 - Embarcando na Leitura. Todos os direitos reservados