28 de março de 2021

{Resenha} As crônicas das Sombras

Hoje a resenha é sobre o livro "As crônicas das Sombras" de Frances Hardinge. 

Foto retirada de Arquivo Pessoal

Eu vou confessar que quando esse livro chegou, não estava muito animada para ler, mas não é que ele me surpreendeu. 

Makepeace era uma criança quando começou a ter seus pesadelos, em Poplar, uma vila que ficava na grande Londres. Ela preferia ficar a maior parte do tempo acordada, a ter que dormir e sonhar. E sua mãe criava mecanismos para que a menina não ficasse com tanto medo, incluindo a deixando em um cemitério local, mas não tinha jeito, ela ficava apavorada com os pesadelos. 

O que Makepeace não esperava ao perder sua mãe, acabaria ocasionando a descoberta de quem foi seu pai e a partir daí, a menina se vê só tentando desbravar sua família por parte de pai, os perigos do pântano, o seu dom (que ela nem sabia que tinha) e os pesadelos que ainda a assombram. Makepeace acaba indo para a grande mansão Grizehayes, controlada por uma grande família e bem antiga. 

Foto retirada de Arquivo Pessoal
Nesse meio tempo, Makepeace conhece James, um adolescente que a ajuda e juntos tentam fugir de toda essa confusão, e mesmo sabendo que pode contar com ele, existem segredos que não podem ser revelados. A família da mansão tem um quê de sinistro. São seres estranhos que farão de tudo para permanecer no poder, mesmo que para isso, maltratem e matem seus entes. 

Entretanto, a personagem se vê no meio da Guerra Civil Inglesa, no século XVII, onde monarquistas e parlamentaristas estão indo a rua lutar. E a gente consegue ver o quanto isso influencia na vida dos dois adolescentes. 

Um livro cheio de nuances e magia, que fará você se perguntar se a gente pode ser controlado por fantasmas ou até mesmo se a gente pode ter seres habitando dentro de nós? São questões que a nossa protagonista também se faz e não sabe como responder. 

Foto retirada de Arquivo Pessoal

O cerco começa a se fechar para Makepeace e James e eles terão que decidir sobre o rumo que suas vidas terão que seguir.

Eu gostei do início do livro, é uma leitura fluida e fascinante. Makepeace é uma protagonista introspectiva e muito astuta, uma criança que se torna uma mulher muito corajosa e faz de tudo para proteger quem ama, mas se vê muito sozinha em todo esse processo.  

Foto retirada de Arquivo Pessoal

O que me incomodou na leitura, é que do meio para o fim, se tornou mais uma briga política tirando um pouco o brilho da fantasia e dos seres fantásticos que estavam ali para ajudar a menina. Em um dado momento, até de Makepeace eu fiquei com raiva, ela abusou do seu dom e isso fez com que ela ficasse mais vulnerável. 

Tirando esses percalços, eu gostei bastante da leitura e da mensagem do livro. Se você está procurando por uma leitura fluida e rápida, eu indico esse livro de olhos fechados. Vem embarcar nas sombras da floresta e tentar olhar além da noite sepulcral. 

*Livro cedido em parceria com a Editora. 

Onde ComprarDarkSide Books

Título: As Crônicas das Sombras
Autor: Frances Hardinge
Editora: DarkSide Books
Páginas: 448

Sinopse: Às vezes, quando uma criatura morre, o espírito dela parte em busca de outra pessoa para habitar... Makepeace é uma jovem valente, com um passado misterioso, que aprendeu a se defender dos fantasmas que tentam possuí-la à noite. Um dia, um acontecimento terrível faz com que ela baixe a guarda. E agora há um espírito dentro dela.
O espírito é indomado, bruto e forte, e pode ser sua única defesa quando ela é enviada para morar com os parentes ricos e poderosos de seu pai. Há rumores de que uma guerra civil pode eclodir, e eles precisam de pessoas como ela para proteger um segredo sombrio de família. Enquanto planeja sua fuga e resolve partir para um país assolado pela guerra, Makepeace precisa decidir o que é pior: a possessão ou a morte.
Uma aventura emocionante, As Crônicas das Sombras, de Frances Hardinge, é a mistura perfeita de ficção histórica e sobrenatural. Macabro e cheio de intrigas políticas, o livro traz a Guerra Civil Inglesa (1642–1649) como pano de fundo em uma realidade em que espíritos circulam livremente no nosso mundo.
Assim como as Crônicas de Amor e Ódio, de Mary E. Pearson, As Crônicas das Sombras é uma jornada ao lado de personagens que nos encantam com histórias de lealdade e amizade. A narrativa convincente da autora pega o leitor pela mão para conduzi-lo por um mundo fantástico e repleto de magia.
O livro ganhou o prêmio Dracula Society’s Children of the Night Award na categoria de ficção gótica e foi um dos finalistas em premiações literárias como o Waterstones Book of the Year e o Independent Booksellers’ Week Book Award. As Crônicas das Sombras chega para integrar a marca DarkLove, da DarkSide® Books, que publica histórias escritas por mulheres com vozes poderosas e narrativas encantadoras.

Denise Brigido "Uma pessoa que ama os livros, e esse mundo literário, adora viajar e conhecer novas culturas e é louca pelos animais. Sou apaixonada pela vida, pelos animais e por viagens. Fisioterapeuta de profissão e leitora compulsiva de coração! Leio livros desde os meus 8 anos e hoje aos 30 resolvi embarcar nessa aventura, que é poder compartilhar um pouco com vocês o meu amor por esse universo literário."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/

© Copyright 2017 - Embarcando na Leitura. Todos os direitos reservados