4 de setembro de 2021

{Resenha} Para sempre vou te amar

Hoje a resenha é sobre o livro "Para sempre vou te amar" de Catherine Ryan Hyde.  

Foto retirada de Arquivo Pessoal

Eu não sei nem como começar essa resenha, pois esse livro fala sobre tantas coisas, e é tão lindo que não tem como não se emocionar. 

Vamos conhecer a história de Angie, uma adolescente de 14 anos que vive em casas provisórias, pois mora com a sua irmã, Sophie que tem transtorno do espectro autista e sua mãe, que tenta equilibrar os pratos entre trabalho e cuidados com a filha mais nova. 

Nesse processo de cuidar, Angie se torna uma "mãe" também para sua irmã, entendendo que ela requer cuidados maiores que a mãe, trabalhando fora, não tem como fornecer. 

A família está morando na casa de uma tia de Angie, e algo inusitado acontece. Sophie se conecta com o dogue Alemão do vizinho e as coisas começam a ficar difíceis quando a menina não entende porque o cachorro tem que entrar para casa. Angie tenta conversar com o vizinho, Paul Inverness, um homem idoso que não vê a hora de aposentar e ir para as montanhas. 

E aí, vamos ter uma conexão inusitada. Rigby, a dog alemã que se conecta com Sophie e Angie que vira amiga de Paul e tenta a todo custo manter a irmã calma o suficiente para que elas não percam mais as moradias, só que como na vida é muito fácil para Angie, o seu vizinho vai embora e leva com ele sua cachorra. E aí, minha gente, a vida dessas três dá uma mexida significante. 

Após serem expulsas da casa da tia, após o vizinho ir embora levando a cachorra, a família decide segui-lo. E é nesse momento que começamos a entender o quão difícil é lidar com uma criança com um transtorno grave, que grita por horas a fio, até perder a voz, e que não tem contato com o mundo externo, até conhecer a Rigby.

A Angie tem um papel de mãe, uma adolescente que vive medindo suas palavras com a mãe, se vê a mais adulta da casa e sempre está tentando manter o bem estar da família, mesmo que tenha que sacrificar os seus desejos pelas as duas. 

Paul é um homem curioso. Não tem amigos, detesta seu trabalho e não vê a hora de aposentar. Ao mesmo tempo, é um homem série, um bom amigo e no momento que Angie mais precisar, Paul estará ali para estender sua mão. Essa amizade é bem bonita de acompanhar e a evolução social do personagem também. 

Eu não tenho nem o que falar dessa leitura. Uma leitura que mexerá com seus sentimentos, que fará você repensar sobre seus preconceitos. Uma mensagem de amor, dedicação, superação, além de pautas importantes como abordar uma criança com transtorno de espectro autista e representatividade LGBTQIA+.

A maneira como a Angie lida com as adversidades, sendo uma adolescente tão adulta para a sua idade e cheia de medos de que as coisas não deêm certo, é de partir o coração. É nesse momento que a gente se colocar na posição da adolescente que tenta ajudar a família, mesmo esse não sendo o seu papel. E de uma mãe, que se vê sozinha com as duas filhas, tentando trabalhar para colocar a comida na mesa e não deixar as três sem teto. 

Um livro que fará você se emocionar com a conexão da cachorra, que é sensível a Sophie. E de um dono não tão sensível assim, mas que entenderá que sua Rigby é muito importante para a evolução da criança. 

Eu só posso dizer que não tem como não amar essa leitura. A edição da DarkSide está a coisa mais linda e você terá ao final da leitura, seu coração aquecida, com essa mensagem importantíssima de amor, companheirismo e acima de tudo amadurecimento de todos os personagens. Só vem! Leiam essa preciosidade, vocês não irão se arrepender. 

*Livro cedido em parceira com a Editora. 

Onde ComprarDarkSide Books

Título: Para sempre vou te amar
Autor: Catherine Ryan Hyde
Editora: DarkSide Books
Páginas: 400 

Sinopse: A adolescente Angie e sua mãe vivem em residências provisórias. O problema é a irmãzinha dela, Sophie, que tem um transtorno de espectro autista e costuma gritar por horas a fio. Não importa onde morem, as três nunca ficam muito tempo no mesmo endereço. Até que, ao se mudarem para a casa da tia, as duas irmãs descobrem que são vizinhas de um dogue alemão. Sophie se conecta profundamente com o animal, os gritos dão lugar a um silêncio cúmplice. Todo mundo volta a respirar com tranquilidade. Até que Paul Inverness, o carrancudo e recluso tutor do cachorro, vai embora para as montanhas. Após serem postas para fora da casa da tia, a família parte atrás de Paul e seu cachorro. Movida pelo carinho que tem pelo animal, Angie cria coragem para tecer novas rotas de esperança e, apesar dos cinquenta anos de diferença entre eles, desenvolve uma amizade profunda com Paul. Ela consegue conversar com ele sobre seus anseios e temores, e sobre a descoberta de sua afetividade, ao se apaixonar por outra garota. Paul confia a Angie seu maior segredo, seu único sonho. Entre confissões do passado e sonhos de futuro, a história dos amigos se entrelaça, alterando para sempre os rumos de suas vidas. Evocando a ternura de Em Algum Lugar nas Estrelas, de Clare Vanderpool e o lirismo de Só os Animais Salvam, de Ceridwen Dovey, Para Sempre Vou Te Amar é uma história sobre a busca humana por acolhimento e sobre como os animais que cruzam nossos caminhos muitas vezes costuram as tramas do nosso destino.



Denise Brigido "Uma pessoa que ama os livros, e esse mundo literário, adora viajar e conhecer novas culturas e é louca pelos animais. Sou apaixonada pela vida, pelos animais e por viagens. Fisioterapeuta de profissão e leitora compulsiva de coração! Leio livros desde os meus 8 anos e hoje aos 30 resolvi embarcar nessa aventura, que é poder compartilhar um pouco com vocês o meu amor por esse universo literário."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/

© Copyright 2017 - Embarcando na Leitura. Todos os direitos reservados