8 de setembro de 2021

{Resenha} A trança

Hoje a resenha é sobre o livro "A trança" de Laetitia Colombani. 

Foto retirada de Arquivo Pessoal

Eu já estava doida para ler esse livro fazia um tempo. Tive a oportunidade de adquiri-lo e não me decepcionou em nada. 

O livro conta a história de três mulheres, cada qual com seus dramas, sua vivências, suas culturas e ao final dele vamos ver essas três personagens entrelaçadas, como uma trança mesmo. 

Smita é uma intocável, membro da casta mais inferior da Indía. E a única coisa que Smita quer é que sua filha estude, saiba ler e tenha um futuro diferente do seu e ela pagará um preço muito alto, para conseguir com que a filha tenha alguma chance na vida. Na Sicília, vamos conhecer Giulia, uma jovem que só quer seguir os passos do pai, e o auxiliar em seu ateliê. E por fim, no Canadá, temos Sarah, uma workaholic. Sarah tem três filhos e tenta equilibrar o casamento fracassado com a sua carreira exemplar de advogada e sócia em um dos escritórios de advocacia mais famoso do país. 

Foto retirada de Arquivo Pessoal
São três histórias diferentes, mas o sofrimento é sentido pelas três mulheres. Cada qual com o seu peso. Tendo que provar para o mundo e para a família que são capazes e que são melhores do que elas mesmas acreditam. 

Confesso que a história da Smita foi a que mais mexeu comigo e a que deixou a desejar em relação a sua conclusão. Smita é uma mulher sofrida, que pelo seu país nem a considera ser humano. É desumano, é sofrido e é revoltante. Sabemos que cada país tem sua cultura, mas após ler esse livro e vir como a mulher é tratada na Índia, não dá nem vontade de visitar esse país. 

Giulia é uma moça que tem uma família que a apoia, e após o pai sofrer um acidente, ela se vê responsável pelo negócio da família. E ela prova que é muito boa nisso. Além disso, Giulia desafiará a família ao se apaixonar por um indiano (essa foi a parte mais fofa), não tem como não shipar esse casal. 

Foto retirada de Arquivo Pessoal
Sarah é aquela mulher que sempre está bem, para os outros. Ela pode até estar sangrando internamente, mas nunca irá aparentar. E vai descobrir, da forma mais dolorosa, que em uma empresa, ela é só mais uma. Além disso, vamos constatar que Sarah não é uma máquina, como ela mesma acha que é. E após um drama muito pessoal, ela dará mais valor para sua família e a sua vida. E essa evolução da personagem é interessante de ler. 

Não tem como não se emocionar com a leitura. Essas três mulheres nos afloram sentimentos de revolta, de compaixão, de pena e de muito amor. E como eu falei, acho que a Smita não foi vingada da melhor forma, mas eu amei conhecer um pouquinho mais de cada uma. A escrita da autora é bem fluida e bem tranquila. Eu li super rápido e o indico de olhos fechados. 

Se você não leu ainda, tá esperando o que para ler? Vem logo conhecer a história dessas mulheres e se emocionar junto comigo. 

Onde ComprarAmazon

Título:  A trança
Autor: Laetitia Colombani
Editora: Intrínseca
Páginas: 208    

Sinopse: Fenômeno de vendas internacional conta a história entrelaçada de três mulheres em continentes diferentes, mas com a mesma sede de liberdade
Smita é uma intocável, membro da casta mais inferior da Índia. Seu grande sonho é ver a filha escapar da condição miserável em que vivem e ter acesso à educação formal. Na Sicília, Giulia trabalha como ajudante na oficina do pai. Mas, quando ele sofre um acidente e ela precisa assumir o comando, logo percebe que o negócio está à beira da ruína.
No Canadá, Sarah é uma advogada renomada. Quando está prestes a ser promovida a chefe no escritório em que trabalha, descobre estar gravemente doente.
Sem saber que estão conectadas por suas questões mais íntimas, Smita, Giulia e Sarah recusam o destino que lhes está reservado e decidem lutar contra ele. Vibrantes, suas histórias remontam a uma imensa gama de emoções muito familiares e que, por isso, tecem uma trama que fala sobre dois aspectos essenciais de nossas vidas: esperança e solidariedade.

Denise Brigido "Uma pessoa que ama os livros, e esse mundo literário, adora viajar e conhecer novas culturas e é louca pelos animais. Sou apaixonada pela vida, pelos animais e por viagens. Fisioterapeuta de profissão e leitora compulsiva de coração! Leio livros desde os meus 8 anos e hoje aos 30 resolvi embarcar nessa aventura, que é poder compartilhar um pouco com vocês o meu amor por esse universo literário."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/

© Copyright 2017 - Embarcando na Leitura. Todos os direitos reservados