6 de fevereiro de 2022

{Resenha} A Revolução dos Bichos

Hoje a resenha é sobre o livro "A Revolução dos Bichos" de George Orwell. 

Foto retirada de Arquivo Pessoal

Eu estava para ler esse livro faz tempo e confesso que me arrependo de não lido antes. A revolução dos bichos nos prova que George Orwell é um homem além do seu tempo, que escreveu o livro há tantos anos, mas quem diria que serviria muito para esse momento que estamos vivendo agora. 

Ganância, poder, exclusão social, narcisismo são alguns dos adjetivos que podemos encontrar nessa história. A Fazenda solar era administrada pelo Sr Jones, um homem bem rude, que via os animais como meros números e mercadorias. 

Major era um porco muito sábio. Sabia que se juntasse todos os animais e fizesse uma revolução, eles poderiam viver como iguais sem mais maus tratos. Em um dado momento, Sr. Jones não conseguiu mais alimentar os animais e a fúria os fizeram tomar a fazenda para si. 

Foto retirada de Arquivo Pessoal

Os porcos eram os mais inteligentes e lideraram desde o começo. Sabiam ler e escrever e conseguiam administrar a fazenda como os humanos, mas vale lembrar que eram animais também. 

Só que minha gente, quando envolve dinheiro e poder, sabemos que o jogo muda um pouco de figura, não é mesmo. Em um dado momento, podemos perceber que a cena se repetia, quando como era com o Sr. Jones, mas nenhum animal conseguia enxergar. E essa é a mensagem desse livro. 

Eu só posso dizer que demorei muito tempo para ler esse livro, mas o devorei em um final de semana, pois é muito interessante visualizar o jogo de poder entre os humanos e os porcos, e a relação entre eles. 

E pensar, que todos os animais achavam que estavam se livrando da escravidão em que eram impostos, mas quando o líder era um igual a eles, aí o buraco era bem mais embaixo.

Não tem como não ficar pensativo com essa leitura. Eu super indico essa leitura. Leia com a mente aberta e disposta a explodir um pouquinho. 

*Livro cedido em parceria com a Livraria

Onde ComprarLivrarias Família Cristã

Título: A revolução dos bichos

Autor: George Orwell
Editora: Livrarias Família Cristã
Páginas: 95

Sinopse:  Num belo dia, os animais da fazenda do sr. Jones se dão conta da vida indigna a que são submetidos: eles se matam de trabalhar para os homens, lhes dão todas as suas energias em troca de uma ração miserável, para ao final serem abatidos sem piedade. Liderados por um grupo de porcos, os bichos então expulsam o fazendeiro de sua propriedade e pretendem fazer dela um Estado em que todos serão iguais.Logo começam as disputas internas, as perseguições e a exploração do bicho pelo bicho, que farão da granja um arremedo grotesco da sociedade humana.
Publicada em 1945, A Revolução dos Bichos foi imediatamente interpretada como uma fábula satírica sobre os descaminhos da Revolução Russa, chegando a ter sido utilizada pela propaganda anticomunista.
A novela de George Orwell de fato fazia uma dura crítica ao totalitarismo soviético; mas seu sentido transcende amplamente o contexto do regime stalinista.
Mais do que nunca esta pequena obra-prima da ficção inglesa parece falar aos nossos dias, quando a concentração de poder e de riquezas, a manipulação da informação e as desigualdades sociais parecem atingir um ápice histórico.

Denise Brigido "Uma pessoa que ama os livros, e esse mundo literário, adora viajar e conhecer novas culturas e é louca pelos animais. Sou apaixonada pela vida, pelos animais e por viagens. Fisioterapeuta de profissão e leitora compulsiva de coração! Leio livros desde os meus 8 anos e hoje aos 30 resolvi embarcar nessa aventura, que é poder compartilhar um pouco com vocês o meu amor por esse universo literário."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/

© Copyright 2017 - Embarcando na Leitura. Todos os direitos reservados