Hoje a resenha é sobre o livro "A Revolução dos Bichos" de George Orwell.
Foto retirada de Arquivo Pessoal |
Eu estava para ler esse livro faz tempo e confesso que me arrependo de não lido antes. A revolução dos bichos nos prova que George Orwell é um homem além do seu tempo, que escreveu o livro há tantos anos, mas quem diria que serviria muito para esse momento que estamos vivendo agora.
Ganância, poder, exclusão social, narcisismo são alguns dos adjetivos que podemos encontrar nessa história. A Fazenda solar era administrada pelo Sr Jones, um homem bem rude, que via os animais como meros números e mercadorias.
Major era um porco muito sábio. Sabia que se juntasse todos os animais e fizesse uma revolução, eles poderiam viver como iguais sem mais maus tratos. Em um dado momento, Sr. Jones não conseguiu mais alimentar os animais e a fúria os fizeram tomar a fazenda para si.
Foto retirada de Arquivo Pessoal |
Os porcos eram os mais inteligentes e lideraram desde o começo. Sabiam ler e escrever e conseguiam administrar a fazenda como os humanos, mas vale lembrar que eram animais também.
Só que minha gente, quando envolve dinheiro e poder, sabemos que o jogo muda um pouco de figura, não é mesmo. Em um dado momento, podemos perceber que a cena se repetia, quando como era com o Sr. Jones, mas nenhum animal conseguia enxergar. E essa é a mensagem desse livro.
Eu só posso dizer que demorei muito tempo para ler esse livro, mas o devorei em um final de semana, pois é muito interessante visualizar o jogo de poder entre os humanos e os porcos, e a relação entre eles.
E pensar, que todos os animais achavam que estavam se livrando da escravidão em que eram impostos, mas quando o líder era um igual a eles, aí o buraco era bem mais embaixo.
Não tem como não ficar pensativo com essa leitura. Eu super indico essa leitura. Leia com a mente aberta e disposta a explodir um pouquinho.
*Livro cedido em parceria com a Livraria
Onde Comprar: Livrarias Família Cristã
Título: A revolução dos bichos
Páginas: 95
Nenhum comentário:
Postar um comentário