24 de maio de 2022

{Resenha} Apenas três palavras

 Hoje a resenha é sobre o livro "Apenas três palavras" de Eduardo Baccarin-Costa. 

Foto retirada de Arquivo Pessoal

E quando a editora Madrepérola lançou esse livro, eu simplesmente surtei. Na minha cabeça ele falava de outra coisa, não sei porque, pra mim era um thriller psicológico, acho que pela capa, afinal eu nunca leio sinopses, acho que elas entregam muito o que o livro nos diz. E depois de um tempo consegui lê-lo e não é que ele me surpreendeu demais. 

E o livro vai contar a história dentro de um Brasil onde a Ditadura impera e ler era algo proibido, falar de política então, nem se fale. A liberdade tinha sido ceifada de muitas pessoas, mas para Celso Rafael, a sua juventude ainda estava começando e foi em um jogo do Brasil, quando todos estavam felizes e torcendo que ele foi preso injustamente pelos militares. 

Celso não sabia o que estava acontecendo, afinal ele era um estudante, adorador da leitura e de discussões filosóficas. E quem iria imaginar que aquela tarde, terminaria daquele jeito. 

O jovem sofreu agressão para confessar algo que ele nem sabia o que era. Seus amigos sofreram juntos. Todos foram presos, condenados e tiveram sua juventude ceifada. Mas, o Brasil, ahhhh esse estava feliz, afinal tinham as novelas e o futebol para ocupar o espaço da população que carecia de estudo e mais oportunidades. 

Apenas três palavras vem falar da dor da perda, perda dos direitos, da dignidade, do amor e da esperança. Vem abrir uma ferida, que por mais que esteja cicatrizada, traz marcas em uma sociedade que perdeu milhares de pessoas, por uma ideologia que hoje a gente questiona. Uma sociedade que sofre até hoje os efeitos dessa tragédia que foi a Ditadura. 


Foto retirada de Arquivo Pessoal

Eu li esse livro muito rápido. Os personagens são bem construídos e não tem como se emocionar com a história de Celso e de tantos outros que tiveram suas vidas marcadas pela violência gerada nas décadas que ocorreram a Ditadura. 

Se você não conhece o livro. Vem conhecer, tenho certeza que você não irá se arrepender. É uma leitura que eu indico de olhos fechados. Está esperando o que?

*Livro cedido em parceria com a Editora. 

 Onde ComprarAmazon

Título: Apenas três palavras
Autor: Eduardo Baccarin-Costa
Editora: Madrepérola
Páginas: 156

Sinopse: No auge da Ditadura Militar, em 1970, um jovem — sem qualquer vínculo com a resistência à Ditadura — é preso, acusado de fazer parte de uma célula terrorista e comunista, por estar no lugar errado, na hora errada. Torturado, junto com os amigos, consegue fugir para o sertão de Pernambuco, reencontra a vida, um sentido para viver, e o amor. Tudo isso em cartas que começaram com apenas três palavras, mas que sempre expressaram o desejo pela paixão e liberdade em seu sentido mais amplo.

Denise Brigido "Uma pessoa que ama os livros, e esse mundo literário, adora viajar e conhecer novas culturas e é louca pelos animais. Sou apaixonada pela vida, pelos animais e por viagens. Fisioterapeuta de profissão e leitora compulsiva de coração! Leio livros desde os meus 8 anos e hoje aos 30 resolvi embarcar nessa aventura, que é poder compartilhar um pouco com vocês o meu amor por esse universo literário."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/

© Copyright 2017 - Embarcando na Leitura. Todos os direitos reservados