10 de julho de 2022

{Resenha} A sociedade literária e a torta de casca de batata

Hoje a resenha é sobre o livro "A sociedade literária e a torta de casca de batata de Mary Ann Shaffer e Annie Barrows.

Foto retirada de Arquivo Pessoal

Eu queria muito ler esse livro, desde que saiu o filme. Já assisti muitas vezes e confesso que amo a cada vez que assisto. 

O livro é incrivelmente sensacional. Nunca tinha lido um livro em formato de cartas e confesso que fiquei mais apaixonada ainda. 

Vamos conhecer a história de Juliet Ashton, uma escritora que só quer tentar viver uma vida mais normal pós guerra e para isso ela quer escrever um novo livro. Ao receber uma carta de um morador da ilha de Guernsey, uma ilha ocupada pelos nazistas durante a guerra, Juliet fica bastante interessada em saber um pouco mais do morador que também ama Charles Lamb. 

Em uma cronologia de tempo, vamos conhecendo cada morador da ilha, através das cartas e se aprofundando mais na história de Juliet e Dowsey. 

As cartas tem emoção, tem simpatia, e são através delas que iremos conhecer como Dowsey começou a participar de uma Sociedade literária, que acabou salvando os vizinhos e eles se tornaram uma grande rede de apoio, nos momentos mais difíceis da invasão alemã.

Foto retirada de Arquivo Pessoal

Não tem como não se emocionar e ficar triste com as histórias de cada morador dessa pequena ilha e de todas as aventuras de Juliet para conseguir escrever um novo livro. 

O filme é tão lindo quanto e não tem como não se apaixonar. Só posso dizer que leiam o livro, venham conhecer mais a fundo os moradores dessa pequena e linda ilha. 

Vem embarcar nessa história que vocês não irão se arrepender. 

Onde ComprarAmazon

Título: Sociedade literária e a torta de casca de batata
Autor:  Mary Ann Shaffer e Annie Barrows
Editora: Rocco
Páginas: 304

SinopseJaneiro de 1946: enquanto Londres deixa para trás a sombria realidade da Segunda Guerra Mundial, a escritora Juliet Ashton busca um novo tema para seu próximo livro. Quem poderia imaginar que o encontraria na carta enviada por um homem desconhecido?
Morador da longínqua Guernsey, ilha britânica ocupada pelos nazistas durante a guerra. Dawsey Adams havia se deparado com o nome de Juliet na folha de rosto de "Seleção de ensaios de Elia". Foi assim que decidiu corresponder-se com a autora. Talvez ela o ajudasse a encontrar mais livros do ensaísta romântico Charles Lamb.
Tem início, assim, uma correspondência intensa: na troca de cartas, Juliet toma conhecimento da Sociedade Literária de Guernsey. De criadores de porcos a frenólogos, eles decidiram que um clube do livro seria o melhor álibi para não serem capturados pelos alemães.
Nas cartas que recebe de Dawsey e, depois, dos outros membros da sociedade, Juliet passa a conhecer a ilha, o gosto literário de cada um e uma famosa receita de torta de casca de batata, além do impacto transformador que a recente Ocupação alemã teve na vida de todos. Cativada por suas histórias, ela parte para Guernsey, e o que lá encontra irá transformá-la para sempre.
Escrito com senso de humor e delicadeza, este romance epistolar é uma celebração da palavra escrita em todas as suas formas.

Denise Brigido "Uma pessoa que ama os livros, e esse mundo literário, adora viajar e conhecer novas culturas e é louca pelos animais. Sou apaixonada pela vida, pelos animais e por viagens. Fisioterapeuta de profissão e leitora compulsiva de coração! Leio livros desde os meus 8 anos e hoje aos 30 resolvi embarcar nessa aventura, que é poder compartilhar um pouco com vocês o meu amor por esse universo literário."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/

© Copyright 2017 - Embarcando na Leitura. Todos os direitos reservados