1 de maio de 2023

{Resenha} Mulherzinhas

Hoje a resenha é sobre o livro "Mulherzinhas" de Louisa May Alcott.

Foto retirada de Arquivo Pessoal

Eu vou confessar que estava muito empolgada para ler esse livro, de tanto que ouvi falar que era bom. Acho que as pessoas falam bastante por ser um clássico e ter tantas adaptações para o cinema. Porém, confesso que foi uma leitura bem arrastada. 

Neste clássico de May Alcott vamos acompanhar a trajetória de quatro irmãs, desde quando eram crianças, até a fase adulta. Com os seus sonhos, medos, ansiedades, amores e perdas ao longo do caminho. 

Narrado em terceira pessoa, o livro vai contando a vida de uma a uma. A luta da matriarca da família para conseguir sustentá-las e do sofrimento do pai estar servindo a guerra. 

Vamos acompanhar Meg, Jo, Beth e Amy, sendo as duas mais velhas, respectivamente, as que irão auxiliar a mãe na tarefa do cuidar das outras e ao mesmo tempo causar grandes confusões. Todos sabem que quem tem irmãos, há uma predileção e um gostar diferente. Afinal, são indivíduos bem diferentes convivendo na mesma família. E Jo, a artista da família, a que sonha em ser uma escritora famosa tem um amor maior por Beth, a mais pura das irmãs e a que quer ficar na casa com os pais e auxiliar a todas. 

Meg sonha em se casar e ter filhos, quer aprender a ter a sua casa e ser um espelho para suas irmãs. Amy sonha em ir para a Europa e ser pintora. 

As adversidades da vida adulta faz com que cada uma trilhe um caminho, mas sempre juntas e contando uma com as outras. 

Um ponto positivo do livro é essa união entre as irmãs, mesmo após as brigas do dia-a-dia. Elas sabem que precisam se apoiar para tentar vencer as adversidades da vida e do tempo. 

Acredito que por ser um clássico, a história tem pontos que nos deixam bem incomodadas, como a ideia fixa do casamento como um ponto principal e único para ser feliz. Jo é a única das irmãs que pensa diferente e por isso ela revoluciona sua época. 

A leitura foi bem arrastada, cheguei a pensar em abandonar, e não sei necessariamente explicar o por que de eu não gostar da escrita da autora. 

Acredito que as cenas eram bem descritas, mas não consegui sentir aprofundamento na história, não consegui me conectar. E para quem gosta de clássicos, vale a pena a leitura. Então, está esperando o que para ler e vir me contar o que achou?

Onde ComprarAmazon

Título: Mulherzinhas
Autor:  Louisa May Alcott    
Editora: Planeta
Páginas: 480

SinopseHá pouco mais de 150 anos, a escritora Louisa May Alcott recebeu a tarefa de escrever um relato voltado para jovens leitoras. Não precisou ir muito longe em busca de inspiração: sua família e esse mundo próprio da Nova Inglaterra em tempos de Guerra de Secessão lhe serviram. Nem de longe ela imaginava o impacto que esse livro, Little Women, seu título original, acabaria causando.
Traduções para mais de cinquenta idiomas, vários filmes, quase uma dúzia de adaptações para televisão, peças de teatro e musicais da Broadway, uma ópera, muitos trabalhos acadêmicos e um número incontável de reimpressões em todos os formatos possíveis. E a conta só aumenta. As edições comemorativas se multiplicaram por todo o mundo para celebrar esse aniversário significativo. Há pouco tempo, a prestigiosa BBC estreou uma nova minissérie e está prestes a chegar às telas outra grande versão cinematográfica protagonizada por Meryl Streep, Emma Watson e Laura Dern.
Este livro é a origem do meu amor pela escritora. – Elena Ferrante
Mulherzinhas está cheio de ambiguidades e interpretações divergentes, é um livro que admite múltiplas leituras. Por isso, e por muitas coisas mais, vale a pena ler de novo. – María Dueñas

Denise Brigido "Uma pessoa que ama os livros, e esse mundo literário, adora viajar e conhecer novas culturas e é louca pelos animais. Sou apaixonada pela vida, pelos animais e por viagens. Fisioterapeuta de profissão e leitora compulsiva de coração! Leio livros desde os meus 8 anos e hoje aos 30 resolvi embarcar nessa aventura, que é poder compartilhar um pouco com vocês o meu amor por esse universo literário."

4 comentários:

  1. A versão que leste já incluí o Boas Esposas?
    Pessoalmente, não fiquei nada entusiasmada com esta leitura e não consigo entender de onde vem tanto amor por este livro. A segunda parte da história então deixou-me tão irritada que nem queria acreditar no que a autora fez com a narrativa e com a melhor personagem que tinha criado. Ainda assim, recomendo sempre a que cada um leia o livro tire as suas conclusões :)

    Não Digas Nada a Ninguém

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que a minha versão não inclui, mas tenho o mesmo pensamento que o seu, só passei raiva rs.

      Excluir
  2. Parece ser uma leitura fabulosa. Tem um filme que esse filme é baseado, não é?

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir

/

© Copyright 2017 - Embarcando na Leitura. Todos os direitos reservados