21 de janeiro de 2024

{Resenha} Sem gentileza

Hoje a resenha é sobre o livro "Sem gentileza" de Futhi Ntshingila. 

Foto retirada de Arquivo Pessoal

Eu li esse livro por indicação e não tem como não ficar emocionada e com raiva de toda a situação. E nessa história, vamos conhecer Zola e Mvelo, mãe e filha que tentam sobreviver a fome e a pobreza extrema em uma favela na África do Sul. 

Zola é soro positivo, tenta lidar com a doença e com os cuidados da sua filha sozinha. Mvelo é uma adolescente muito consciente, ajuda nos cuidados da mãe, adora cantar e gosta de estudar, além disso gosta de frequentar a igreja da comunidade, porque acha que ali poderá ter uma oportunidade de crescer na vida e ajudar a mãe. 

Só que após perceber que o mundo não é gentil com meninas e, principalmente, meninas que andam sozinhas, Mvelo se vê tentando brigar com os seus medos internos e ao mesmo tempo tenta matar um leão por dia, para conseguir alimentar a ela e sua mãe, já muito doente e fragilizada com a AIDS. 

Não tem como não ficar com raiva de toda a situação dessas duas e além do mais de todas as mulheres que tentam sobreviver no país, assim como nos dias atuais, vimos muitas meninas violentadas e sozinhas, em uma sociedade extremamente machista, e além disso, muita gente morrer na miséria sem auxílio e apoio. 

Essas duas tentam sobreviver, mesmo sabendo que a condição e a situação atual deixa tudo muito difícil. Eu fiquei bastante reflexiva após a leitura desse livro, por tudo que acontece com Mvelo, tentando lidar sozinha com a doença da mãe e seus cuidados, ter que se tornar "adulta" tão cedo e ficar com a dúvida se ela poderá um dia confiar nas pessoas de novo. 

A autora escreve de uma maneira tão fluida, que a gente só percebe que está no fim, quando literalmente chega ao fim. E não tem como não se emocionar com essa história. 

Um livro que fala sobre superação, amor próprio, perdão, religião, machismo e política. Então, venham conhecer essa história porque vale muito a pena. 

Eu indico a leitura desse livro para todas as pessoas que estão abertas a conhecer outras culturas, esse livro contém cenas que possam gerar gatilhos, para pessoas mais sensíveis, então aproveitem a leitura, mas com moderação. 

Onde ComprarAmazon

Título: Sem gentileza
Autor: Futhi Ntshingila
Editora: Dublinense
Páginas: 160

Sinopse: Em meio ao apartheid, nos guetos da África do Sul, mãe e filha precisam sobreviver em um ambiente marcado pela pobreza e pelo medo da aids. Este romance traz uma história de superação de cruéis adversidades, mas também conta a trajetória de libertação pessoal de uma mulher orgulhosa e de uma menina que se torna adulta cedo demais. Diante de uma sociedade machista que tenta anular suas existências, Zola e Mvelo lutam para que suas vozes sejam ouvidas.
“Sem gentileza é uma leitura cativante e intensa que retrata a maneira como diferentes personagens oscilam entre o alívio e o desencanto conforme se relacionam uns com os outros. A trama extrapola os limites de raça, classe e fronteiras.”
— Reneilwe Malatji







Denise Brigido "Uma pessoa que ama os livros, e esse mundo literário, adora viajar e conhecer novas culturas e é louca pelos animais. Sou apaixonada pela vida, pelos animais e por viagens. Fisioterapeuta de profissão e leitora compulsiva de coração! Leio livros desde os meus 8 anos e hoje aos 30 resolvi embarcar nessa aventura, que é poder compartilhar um pouco com vocês o meu amor por esse universo literário."

2 comentários:

  1. Oi, Dê!
    Não conhecia o livro mas fiquei curiosa. Eu gosto de ler literatura sul-africana e já vou colocá-lo na minha lista.
    É doido pensar que Brasil e África do Sul tomaram rumos diferentes no que diz respeito à epidemia de HIV. E como é triste que eles não tenham o SUS e as políticas públicas que nós tivemos.
    Sobre ser mulher, é aquela luta diária nossa de cada dia.

    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir

/

© Copyright 2017 - Embarcando na Leitura. Todos os direitos reservados