27 de novembro de 2024

{Resenha} A lanterna das memórias perdidas

 Hoje a resenha é sobre o livro "A lanterna das memórias perdidas" de Sanaka Hiiragi.

Foto retirada de Arquivo Pessoal

Esse foi mais um dos livros que comprei na Bienal e tive muita curiosidade de ler. A história gira em torno de um estúdio fotográfico. Alguns viajantes são recepcionados pelo Hirasaka, que lhe oferece um café ou uma bebida de preferência e explica o que as pessoas estão fazendo ali. 

Os visitantes achavam estranho e ficavam surpresos, porque no final não sabiam da sua condição. Ali descobriam que estavam em uma transição entre vida e morte e precisariam escolher o número de fotos relativos a idade. Cada foto deveria conter cada ano vivido daquela pessoa, para fazer um caleidoscópio (artefato que reflete imagens translúcidas) e no final a pessoa ainda poderia escolher uma passagem da sua vida que marcou. 

O ambiente era um estúdio fotográfico e a cada imagem, os visitantes se sentiam saudosos e ao mesmo tempo com medo daquelas lembranças. 

Quando a gente vai lendo a história, acha que é só aquilo e já era, mas ao final começamos a entender o sentido da fotografia, que ela pode marcar o tempo, um instante e eternizar aquilo para sempre. É uma forma de gravar as memórias e revisitá-las de vez em quando, e ao mesmo tempo fazer com que a pessoa da foto olhe para si. 

A gente conhece três histórias que nos faz refletir muito sobre o sentido da vida. Uma professora de noventa e dois anos, um membro da Yakuza de quarenta e sete anos, e uma criança. E a história que mais mexeu comigo foi a da criança. 

As três histórias nos fazem analisar sobre o que estamos fazendo por aqui e ao mesmo tempo como podemos nos conhecer melhor. O mais curioso é que o Sr Hirasaka não tem um baú de fotos e não se lembra do que lhe aconteceu. E ao longo da leitura, conseguimos amarrar o nó solto. 

A leitura faz a gente questionar muitas coisas e apesar de ser uma ficção, eu gostei bastante da forma que a autora conduziu as histórias, transformando as narrativas em tão verdadeiras que não tem como você não se emocionar com cada visitante. 

Eu gostei bastante da leitura, me surpreendeu super positivamente e já quero conhecer outras obras da autora. 

Onde ComprarAmazon


Título: A lanterna das memórias perdidas
Autor: Sanaka Hiiragi
Editora: Bertrand Brasil
Páginas: 192

SinopseA lanterna das memórias perdidas é um romance japonês profundo e comovente a respeito do que é realmente importante na vida e do encanto de reviver uma última vez seus melhores momentos.

Num estúdio fotográfico onde um antigo relógio de parede não funciona mais, Hirasaka gentilmente recepciona seus visitantes, um por um, em um confortável sofá de couro, lhes oferece a bebida de sua preferência e revela o que os aguarda.Pegos de surpresa, os visitantes descobrem que estão em um ponto de transição entre a vida e a morte e recebem uma grande quantidade de fotos ― correspondentes às suas lembranças, onde cada fotografia representa um dia de suas vidas ― e a incumbência de selecionar uma para cada ano. Com essa missão, ganham a oportunidade ímpar de revisitar sua memória mais preciosa e tirar novamente a foto do momento em questão ― incapazes de fazer qualquer coisa para alterá-lo e invisíveis para o mundo. Forma-se então uma espécie de lanterna giratória de memórias com as fotos dos momentos mais significativos que viveram, proporcionando a eles a chance única de assistir à própria vida passar diante de seus olhos. Dentre tantas, conhecemos três pessoas que por ali passam, suas vidas entrelaçadas por amor, empatia e resiliência: uma professora de noventa e dois anos, um membro da Yakuza de quarenta e sete anos, e uma criança. Diante das diversas opções de memórias a serem revisitadas, qual cada um escolherá? E por que Hirasaka, o único que não tem lembranças da própria vida e que possui apenas uma foto, é o responsável por cuidar desse estúdio? Em meio a esses e outros mistérios, tudo que se sabe é que as fotografias guardam uma poderosa força invisível.


Denise Brigido "Uma pessoa que ama os livros, e esse mundo literário, adora viajar e conhecer novas culturas e é louca pelos animais. Sou apaixonada pela vida, pelos animais e por viagens. Fisioterapeuta de profissão e leitora compulsiva de coração! Leio livros desde os meus 8 anos e hoje aos 30 resolvi embarcar nessa aventura, que é poder compartilhar um pouco com vocês o meu amor por esse universo literário."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/

© Copyright 2017 - Embarcando na Leitura. Todos os direitos reservados