Hoje a resenha é sobre o livro "A lanterna das memórias perdidas" de Sanaka Hiiragi.
Foto retirada de Arquivo Pessoal |
Esse foi mais um dos livros que comprei na Bienal e tive muita curiosidade de ler. A história gira em torno de um estúdio fotográfico. Alguns viajantes são recepcionados pelo Hirasaka, que lhe oferece um café ou uma bebida de preferência e explica o que as pessoas estão fazendo ali.
Os visitantes achavam estranho e ficavam surpresos, porque no final não sabiam da sua condição. Ali descobriam que estavam em uma transição entre vida e morte e precisariam escolher o número de fotos relativos a idade. Cada foto deveria conter cada ano vivido daquela pessoa, para fazer um caleidoscópio (artefato que reflete imagens translúcidas) e no final a pessoa ainda poderia escolher uma passagem da sua vida que marcou.
O ambiente era um estúdio fotográfico e a cada imagem, os visitantes se sentiam saudosos e ao mesmo tempo com medo daquelas lembranças.
Quando a gente vai lendo a história, acha que é só aquilo e já era, mas ao final começamos a entender o sentido da fotografia, que ela pode marcar o tempo, um instante e eternizar aquilo para sempre. É uma forma de gravar as memórias e revisitá-las de vez em quando, e ao mesmo tempo fazer com que a pessoa da foto olhe para si.
A gente conhece três histórias que nos faz refletir muito sobre o sentido da vida. Uma professora de noventa e dois anos, um membro da Yakuza de quarenta e sete anos, e uma criança. E a história que mais mexeu comigo foi a da criança.
As três histórias nos fazem analisar sobre o que estamos fazendo por aqui e ao mesmo tempo como podemos nos conhecer melhor. O mais curioso é que o Sr Hirasaka não tem um baú de fotos e não se lembra do que lhe aconteceu. E ao longo da leitura, conseguimos amarrar o nó solto.
A leitura faz a gente questionar muitas coisas e apesar de ser uma ficção, eu gostei bastante da forma que a autora conduziu as histórias, transformando as narrativas em tão verdadeiras que não tem como você não se emocionar com cada visitante.
Eu gostei bastante da leitura, me surpreendeu super positivamente e já quero conhecer outras obras da autora.
Onde Comprar: Amazon
Título: A lanterna das memórias perdidas
Autor: Sanaka Hiiragi
Editora: Bertrand Brasil
Páginas: 192
Num estúdio fotográfico onde um antigo relógio de parede não funciona mais, Hirasaka gentilmente recepciona seus visitantes, um por um, em um confortável sofá de couro, lhes oferece a bebida de sua preferência e revela o que os aguarda.Pegos de surpresa, os visitantes descobrem que estão em um ponto de transição entre a vida e a morte e recebem uma grande quantidade de fotos ― correspondentes às suas lembranças, onde cada fotografia representa um dia de suas vidas ― e a incumbência de selecionar uma para cada ano. Com essa missão, ganham a oportunidade ímpar de revisitar sua memória mais preciosa e tirar novamente a foto do momento em questão ― incapazes de fazer qualquer coisa para alterá-lo e invisíveis para o mundo. Forma-se então uma espécie de lanterna giratória de memórias com as fotos dos momentos mais significativos que viveram, proporcionando a eles a chance única de assistir à própria vida passar diante de seus olhos. Dentre tantas, conhecemos três pessoas que por ali passam, suas vidas entrelaçadas por amor, empatia e resiliência: uma professora de noventa e dois anos, um membro da Yakuza de quarenta e sete anos, e uma criança. Diante das diversas opções de memórias a serem revisitadas, qual cada um escolherá? E por que Hirasaka, o único que não tem lembranças da própria vida e que possui apenas uma foto, é o responsável por cuidar desse estúdio? Em meio a esses e outros mistérios, tudo que se sabe é que as fotografias guardam uma poderosa força invisível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário