Hoje a resenha é sobre o livro
"Diana - Sua Verdadeira história" de Andrew Morton.
![]() |
Foto retirada de Arquivo Pessoal |
Esse foi um dos livros que peguei na Bienal Internacional do Livro desse ano, e confesso que esse livro me surpreendeu. Apesar de ler muita coisa da família real, a vida da Diana ainda é uma incógnita para muitas pessoas. Aquela mulher linda, que era exemplo para tantas pessoas, mas que no final do dia era só uma jovem tentando sobreviver aos costumes e a sociedade mundial ditando regras.
Diana achou que falando sobre as suas questões e abrindo seu coração com o que sentia para o Andrew, e ela achava que iria sair ilesa de tudo isso.
O livro causou um alvoroço na Monarquia, muitos não esperavam que a Diana tivesse problemas de transtornos alimentares, a depressão e o isolamento social após o casamento com o Príncipe Charles. Diana gravou várias fitas contando sobre as questões que mais a perturbavam, deixou claro a sua insatisfação com as questões da monarquia e tudo que se envolvia nessa relação, abordou temas sérios e foi querida pelo o mundo.
Quando a Princesa se tornou mãe, o mundo viu ali a chance de uma mãe imaculada, sem problemas e sem dificuldades, mas todos sabemos que a maternidade não é fácil e o puerpério é um momento muito difícil na vida de uma mulher. Diana teve depressão pós-parto e lidar com o turbilhão de emoções sozinha não foi fácil. Ela descobriu a duras penas que estava em um casamento a três, e o marido não a apoiou.
Acredito que a diferença de idade entre eles também não ajudou, Diana era muito jovem quando se casou com o Príncipe Charles, com 20 e 32 anos respectivamente, e isso acabou afetando a relação dos dois. Diana era muito apaixonada e teve que aprender a pertencer a família real, apesar de ter vindo de uma linhagem boa, ela não imaginava que teria que trocar de roupa inúmeras vezes por dia, nunca mais poderia sair sozinha, teria que dar satisfação de tudo que fizesse e todos os paparazzi estavam com os olhos em cima dela.
Diana lutou para estar nesse lugar e conseguiu um lugar ao sol. Quando a situação ficou inimaginável ela conseguiu se separar, mas ainda teve que aceitar tudo o que a monarquia impôs e ficar longe dos filhos era o pior castigo para ela.
Hoje a gente entende o quanto a Diana teve que engolir para estar naquele papel, por muito menos Harry e Megan abandonaram tudo. Engraçado que muita gente fala que dinheiro compra felicidade, mas Diana tinha várias questões, viveu um casamento sem amor e totalmente abusivo, pois o Príncipe nunca deixou de sair com a Camilla, hoje sua atual esposa. Ficou sem os filhos e teve que aceitar e ainda teve que lutar muito para que recebesse algum benefício da família real.
Eu gostei bastante do livro, gostei que o autor coloca também as falas da Princesa e de seus amigos. Achei interessante conhecer esse lado que ainda não havia lido. E o livro abrange também a sua morte e a comoção que foi no mundo. Diana nos deixou muito jovem, foi vítima de um motorista alcoolizado e naquela época as pessoas não usavam cinto de segurança no banco de trás do carro. Foi uma fatalidade e uma grande perda. Espero que ainda existam mais Dianas por aí, porque o mundo está precisando.
A leitura não é tão fluida, porque é biografia, mas eu gostei bastante de ler e super recomendo.
Onde Comprar: Amazon
Sinopse: O surpreendente best-seller que Diana ajudou a escrever e que moldou o seu destino e o da família real para sempre. A morte trágica e inesperada da princesa Diana, em 1997, chocou o planeta - e comove o público até hoje. Diana: Sua verdadeira história é a única biografia autorizada da princesa, escrita por Andrew Morton com a ajuda da própria Diana por meio de fitas gravadas no momento da pior crise de seu casamento e de sua depressão.Com imagens exclusivas fornecidas pela própria Diana, este livro traz um abrangente encarte com fotos únicas. Também faz uma longa reflexão sobre como esta mulher singular atraiu o interesse da grande mídia e se utilizou de sua inusitada plataforma para abordar causas importantes. Mas, principalmente, este é um livro íntimo e sensível com lembranças pessoais da própria Diana, recolhidas em entrevistas, e com detalhes dos acontecimentos que antecederam sua morte.A partir de gravações feitas pela princesa, Andrew Morton escreveu um relato sensível que descreve toda a trajetória da plebeia que se tornou parte da realeza, no ''casamento do século''. Diana: Sua verdadeira história mostra não apenas a vulnerabilidade de Diana, mas também a sua força. Sua determinação para superar transtornos alimentares e os problemas de seu casamento e se dedicar aos seus filhos, William e Harry. Além de causas humanitárias, suas maiores fontes de felicidade e satisfação.Esta nova edição da única biografia autorizada da princesa Diana traz ainda um prefácio com transcrições das fitas enviadas a Andrew Morton. Também traz capítulos que contam detalhes sobre a sua vida após o divórcio até dias antes de sua trágica morte. Diana: Sua verdadeira história é o mais próximo que teremos de uma autobiografia da ''Rosa da Inglaterra'', dando a ela finalmente a oportunidade de falar ao mundo e inspirar a todos com a sua verdade, coragem e espírito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário