29 de setembro de 2025

{Resenha} A filha primitiva

Hoje a resenha é sobre o livro "A filha primitiva" de Vanessa Passos. 

Foto retirada de Arquivo Pessoal

Eu comecei a ler esse livro despretensiosamente. O livro é ambientado em fortaleza, e a narrativa gira em torno de mãe, avó e filha. Três gerações de mulheres, que sofreram com a dor do abandono, do preconceito, da miséria e da violência. 

Narrado pela filha branca, que rejeita a maternidade e só quer ter um pouco mais de carinho de sua mãe. Uma avó negra, que traz as marcas da violência e do abandono em sua pele, e ainda assim consegue entregar um pouco de afeto para a neta, que não foi nenhum pouco desejada e faz de tudo para estar do lado dessa mãe.

A narrativa é nua e crua, e você acaba se envolvendo com os  personagens, e com o que cada um conta das suas próprias experiências nessa existência. A filha só quer saber quem é o pai, a mãe esconde veemente porque traz sofrimentos que já estão enterrados. 

A Vanessa traz um livro que mexe com as suas emoções. Eu amei o livro, ele é duro, é cruel, te assombra com uma narrativa direta. Uma filha que teve a oportunidade de estudar, mas que não saber quem é o seu pai é o que te deixa mais triste e mais sentida com a mãe.

A avó é negra, trabalhou duro para dar sustento para a filha, mas não conseguiu dar o principal: afeto.

Ao se deparar com a netinha, a avó amolece o coração, e quer oferecer o que não entregou para a filha, mas há muita dor, muita mágoa e rancor. 

Não tem como não sentir o que a Vanessa passa na sua escrita. Adorei o final, me deixou com o coração um pouco mais quentinho e a esperança de que dias melhores podem surgir a medida que conseguimos externar os nossos sentimentos. Falar é ouro. 

A escrita é fluida e você termina super rápido. Então, estão esperando o que para ler esse livro?

Onde Comprar: Amazon


Título: A filha primitiva
Autor: Vanessa Passos
Editora: Independente
Páginas: 174

SinopseUma história de amor e ódio, violência e redenção. Ambientada em Fortaleza, A filha primitiva traz luz e sombra para uma geração de mulheres: avó, mãe e filha – unidas pela dor e pelo abandono, separadas pela fé, pelo ceticismo e pelos segredos que guardam. Uma avó negra que esconde quem é o pai da filha. Uma mãe branca que escreve para preencher as lacunas de sua vida e rejeita a maternidade. Uma filha que recebe a raiva de mãe para filha e já nasce sentindo a dor de ser mulher. Uma ficção imersa numa crueza de linguagem e calcada no real que transforma uma história de ancestralidade em grande literatura.

Denise Brigido "Uma pessoa que ama os livros, e esse mundo literário, adora viajar e conhecer novas culturas e é louca pelos animais. Sou apaixonada pela vida, pelos animais e por viagens. Fisioterapeuta de profissão e leitora compulsiva de coração! Leio livros desde os meus 8 anos e hoje aos 30 resolvi embarcar nessa aventura, que é poder compartilhar um pouco com vocês o meu amor por esse universo literário."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/

© Copyright 2017 - Embarcando na Leitura. Todos os direitos reservados