Hoje a resenha é sobre o livro "Um caminho para a liberdade" de Jojo Moyes.
![]() |
Foto retirada de Arquivo Pessoal |
E hoje vamos conhecer um pouco a história desse livro, que eu já estava bem curiosa para ler e demorei muito tempo, sinceramente, não sei porquê.
O livro se passa em torno de 1930, em uma cidade do interior dos Estados Unidos, quando cinco mulheres se unem para levar a literatura para lugares de difícil acesso.
Alice, uma jovem inglesa e muito sonhadora, vê no casamento a possibilidade de sair de sua cidade e ir morar nos Estados Unidos. Ao se casar com Bennett Van Cleeve, Alice acredita que poderá ser mais livre e questionadora, em um país que julga ser mais livre que o seu. Só que no Kentuchy as coisas não funcionam muito desse jeito.
Alice se interessa pelo projeto da biblioteca circulante, em uma reunião da Igreja e passa a participar do projeto, que consiste em entregar livros para pessoas em lugares bem distante do centro onde eles vivem. Alice se aproxima de Margery e as duas encabeçam a narrativa desse livro, que fala muito sobre lealdade, amizade, sororidade, romance e um mistério ao final que deixa a gente com um misto de revolta e justiça.
Margery é uma mulher autoritária, insolente e que tem um coração muito bom. Está sempre disposta a auxiliar as pessoas, mas ela não consegue ser tão simpática quanto Alice, uma inglesa que veio para casar com o filho de um dos homens mais influentes do condado e que faz de tudo para boicotar a biblioteca itinerante. Alice só quer ter uma família e descobre que nem tudo é tão simples assim. Se casa por amor e após um ano, vê que seu casamento é só uma fachada para os negócio da família.
Essa leitura é bem profunda, porque ao longo da história podemos ver o preconceito da época, o quanto a mulher não tinha muita voz. São sempre atropeladas por homens que querem mandar na cidade e nelas, mas que podemos observar que através do diálogo, da amizade e do companheirismo, elas começam a ganhar força e acabam transformando a cidade. As personagens secundárias também fazem muita diferença na história e as outras três mulheres que auxiliam na biblioteca são sensacionais.
Eu sou suspeita para falar da Jojo, gosto dos livros dela, confesso que esse eu demorei muito para ler, mas acho que estava em um momento complicado e achei o início um pouco arrastado, mas tirando isso depois eu devorei e gostei bastante. Acho que o final foi bem corrido, mas ainda assim me deixou com o coração quentinho.
Agora se vocês não conhecem os livros da Jojo, leiam, vocês não irão se arrepender, esse eu super indico e ficarei feliz de saber a opinião de vocês, então venham me falar.
Título: Um caminho para a liberdade
Autor: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Páginas: 368
Nenhum comentário:
Postar um comentário