29 de maio de 2016

{Resenha} A garota que você deixou para trás

Hoje a resenha é sobre o livro A garota que você deixou para trás de Jojo Moyes.

Vocês já perceberam que sou um tanto que apaixonada pelos livros da Jojo, não é?
Esse é mais um que li e tive que escrever minhas impressões. Então vamos lá?

O livro é contado em duas partes, sendo a primeira parte narrada a história de Sophie Lafévre (1916) e a segunda parte a história de Liv Halston (2000).
Uma das coisas que gosto nos livros de Jojo é que ela consegue contar duas histórias e essas depois passam a ser aglutinadas, fazendo com que entendamos todo o contexto narrado.

Como mencionei, a primeira parte ocorre na época em que a França é invadida por alemães na Primeira Guerra Mundial, e Sophie passa por muitas dificuldades para manter o sustento da família juntamente com suas irmãs. Sophie tinha um amor e uma adoração pelo seu marido Édouard Lafévre e com a Guerra, eles acabam se separando por Édouard ter que servir seu país. Os dois eram muito ligados e seu marido, que era um artista nato, acabou fazendo um retrato de Sophie e a presenteou, só que é a partir desse retrato que a história começa a se desenhar. E vou falar para vocês que eu gostaria de ter visto esse quadro, porque pela narração da autora, o retrato era de uma beleza indiscutível.

Liv Halston é uma jovem que ficou viúva muito cedo e ainda vive o seu luto, porém pouco antes de falecer, seu marido a presenteou com um quadro e Liv contempla o quadro todos os dias e isso faz com que ela fique mais próxima também de seu marido. O que Liv não contava era que esse quadro tem um valor maior que ela daria e a partir daí meu povo, que a história começa a ferver.

Eu posso falar para vocês que quando comecei a ler esse livro, não entendia a primeira parte, mas ela é extremamente necessária para o entendimento da história narrada por Sophie.
Sophie era uma mulher determinada, e muito além do seu tempo, ela daria a vida para ter mais uma noite com seu marido e ela faz de tudo para encontrá-lo. Confesso que fiquei muito emocionada pelo amor que ela sentia por Édouard e é isso que deixa a história leve e bela, apesar de todo o contexto da primeira Guerra, na qual mulheres eram exploradas e passavam fome. Essa parte é bem elucidada pela autora, e conhecer um pouco do sofrimento daquele povo, faz com que repensemos muitas coisas nas nossas vidas.

Em relação a Liv, no início fiquei com um pouco de raiva dela, por mais que ela estivesse de luto, ela era um pouco mais melancólica, e o fato de o amor pelo marido ainda estar muito vivo, ela praticamente se anula por ele. Jojo de uma forma espetacular,  faz com que Liv cresça, se tornando assim uma mulher forte para lutar por um único propósito que é de cuidar do quadro que foi dado a ela com tanto amor.

A história é muito envolvente! Eu adorei o livro, confesso que me chamou muito atenção o enredo, sobre os fatos da primeira Guerra Mundial, o movimento dos artistas da época e como isso reverbera nos nossos dias atuais.

Eu já virei fã da autora e recomendo muito a leitura.
Embarquem comigo nessa história alucinante e se surpreendam com um final sensacional!

Livro: A garota que você deixou para trás
Autor: Jojo Moyes
Gênero: Drama
Editora: Intrínseca
Páginas: 384
Sinopse: Durante a Primeira Guerra Mundial, o jovem pintor francês Édouard Lefèvre é obrigado a se separar de sua esposa, Sophie, para lutar no front. Vivendo com os irmãos e os sobrinhos em sua pequena cidade natal, agora ocupada pelos soldados alemães, Sophie apega-se às lembranças do marido admirando um retrato seu pintado por Édouard. Quando o quadro chama a atenção do novo comandante alemão, Sophie arrisca tudo a família, a reputação e a vida na esperança de rever Édouard, agora prisioneiro de guerra. Quase um século depois, na Londres dos anos 2000, a jovem viúva Liv Halston mora sozinha numa moderna casa com paredes de vidro. Ocupando lugar de destaque, um retrato de uma bela jovem, presente do seu marido pouco antes de sua morte prematura, a mantém ligada ao passado. Quando Liv finalmente parece disposta a voltar à vida, um encontro inesperado vai revelar o verdadeiro valor daquela pintura e sua tumultuada trajetória. Ao mergulhar na história da garota do quadro, Liv vê, mais uma vez, sua própria vida virar de cabeça para baixo. Tecido com habilidade, A garota que você deixou para trás alterna momentos tristes e alegres, sem descuidar dos meandros das grandes histórias de amor e da delicadeza dos finais felizes.


Denise Brigido "Uma pessoa que ama os livros, e esse mundo literário, adora viajar e conhecer novas culturas e é louca pelos animais. Sou apaixonada pela vida, pelos animais e por viagens. Fisioterapeuta de profissão e leitora compulsiva de coração! Leio livros desde os meus 8 anos e hoje aos 30 resolvi embarcar nessa aventura, que é poder compartilhar um pouco com vocês o meu amor por esse universo literário."

21 comentários:

  1. Também adoro a Jojo e esse livro é lindo!!!
    Super indico...
    Beijinhos e uma ótima semana

    ResponderExcluir
  2. Oi Denise!
    Já li esse também e amei! Fiquei dias sem conseguir ler nada só pensando na historia desse livro! Pelo menos nesse a Jojo deixou com um final feliz!
    http://colecionandoromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oiii Denise, tudo bem?
    Realmente eu não tenho muito interesse nos livros dessa autora, mas esse que você resenhou mexe comigo de uma maneira tão incrível, tenho certeza que passaria o livro todo chorando e amando cada parte.
    Beijinhoss

    ResponderExcluir
  4. Eu também sou apaixonada pelos livros da Jojo, mas infelizmente ainda não li esse livro, mas pretendo ler o quanto antes possível. Já li várias resenhas e assim como a sua todas são muito positivas.Vou procurar para adquirir meu exemplar logo.
    Boas leituras para nós!
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  5. OOi
    Da Jojo só li Como eu era antes de você e Depois de você, mas desde então virei fã.
    QUE MULHER INCRÍVEL!!!
    Inclusive minha meta é ler todos os livros dela, e com sua resena já até escolhi que esse será o próximo da autora.
    Ótimo resenha!

    Beijoos
    http://estantemineira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Amo a JoJo, mas ainda não li esse, ouço sempre elogios e tenho muita vontade! Adorei a resenha e tenho certeza que vou me apaixonar por ele! ❤️
    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Eu só li esse livro pois não sabia que tinha relação com Guerra. Mesmo não sendo o foco, mas eu não curto livros assim. :(
    E talvez por não saber nada sobre ele que eu tenha gostado tanto da história que Jojo criou. Fiquei realmente emocionada, principalmente nos capítulos finais quando tudo estava se resolvendo.
    Beijos
    Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sil, o final realmente é supreendente não é! Eu adorei esse assim como adoro a autora. Beijos

      Excluir
  8. AMO livros que têm como plano de fundo a guerra. Sempre me deixam mais ligada na história e sempre me emociono muito mais do que em histórias mais "comuns".
    Ganhei esse livro no ano passado, mas ainda não consegui ler Está na minha meta para 2016 e espero conseguir ler (pq estou devagar quase parando em relação às minhas leituras).
    Por tudo que vc falou, sinto que irei me apaixonar pela história. Sophie parece ser uma personagem ótima, já estou mais ansiosa para ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Nunca li nada da Jojo, mas tenho esse livro na estante e estou tentando colocar ele na minha fila de leitura. Amei a sua resenha e vou ir com calma pq tenho certeza que acho que nao vou curtir esse inicio ai nao...

    ResponderExcluir
  10. Oi Denise, sua linda, tudo bem?
    Eu adoro história, então, já gostei de saber sobre o contexto da guerra e de como a arte era nessa época. Também gosto muito quando os autores dividem suas historias entre o passado sendo que um tem conexão com o outro, acho isso fascinante, dá um toque de realidade. Adoro a Jojo, esse parece ser mais um lindo livro dela que irá me emocionar. Não vejo a hora de ler!!! Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem??
    Eu ainda não li nada de JoJo Moyes, ela escreve romances e não sou muito f~de romances, mas de vez em quando dou uma chance para esse gênero, mas gostei bastante da sua resenha!!
    Beijus
    www.bibliotecaempoeirada.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia Camila, as vezes não gostamos do gênero, mas eles podem nos surpreender.
      Beijos

      Excluir
  12. Depois de ler a resenha, tenho uma teoria quanto a protagonistas, mas espero que não seja o que estou pensando, senão já matei a charada do livro. xD Bem, tenho enorme curiosidade em ler os livros da Jojo, e A Garota que você deixou para trás é um deles, gostei bastante da sua perspectiva sobre o enredo, e torço para gostar do livro, mas como Jojo é uma autora que cativa o leitor, estou animada!

    Da Imaginação à Escrita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro nos cativa muito, principalmente pela existência de personagens marcantes e cheias de energia como é o caso da Sophie.
      Beijos

      Excluir
  13. Oi Denise!
    Tenho esse livro a um tempo aqui na estante mas não deu tempo de ler ainda. Fiquei curiosa em saber como a história dessas duas mulheres vai se juntar. Acho que eu gostaria mais da história da primeira, por ela ser mais forte e tal. Personagens muito melancolicas e tal as vezes me irritam muito.
    Vou tentar ler logo pra ver se gosto assim como você.
    beijo

    ResponderExcluir
  14. Denise, amo romances e quando você coloca que o amor de Sophie e Édouard é lindo já me conquistou e investirei nesse livro para conhecer a escrita da Jojo e adoro personagens que vão crescendo e se fortalecendo ao logo da trama como é o caso da Liv e já estou preparada para conhecer o final espetacular que você mencionou, hahaha.

    Bjo
    Tânia Bueno
    Faces da Leitura

    ResponderExcluir

/

© Copyright 2017 - Embarcando na Leitura. Todos os direitos reservados