14 de fevereiro de 2018

{Resenha} O Iluminado

Hoje a resenha é sobre o livro "O Iluminado" de Stephen King.

Como vocês sabem, eu estou em um projeto de leitura do King. Lemos um livro por mês em sequência cronológica ao de publicação e mês passado foi a vez de O Iluminado. Confesso que ao iniciar a leitura, fiquei um pouco ressabiada, pois apesar de ser um suspense, quando o tema envolve crianças, fico com um pouquinho mais de medo rs, pois é, vai entender.
 
O início do livro é do jeito que o King gosta, começa contando a história que vai rodear os personagens principais, que nesse caso são Jack, Wendy e Danny Torrance. O casal estava passando por um momento conturbado. Jack, um alcoolista consciente, sabe que é muito difícil lidar com os seus instintos e além disso ter um filho que é sensível ao ponto de ler pensamentos e localizar coisas perdidas com a ajuda de seu amigo "imaginário" Tonny.

Danny é uma criança especial, sabe que a mudança de vida, de cidade e de casa pode trazer benefício, como muita tristeza para a sua família, mas quando ele vê a felicidade estampada na cara do pai, ele tenta mudar esse sentimento, afinal, porque não seria bom, morar no Colorado, em um hotel luxuoso e vistoso como é o Overlook.
Só que todos da região sabem que o Overlook é um hotel "estranho", muitos não gostam de trabalhar e muito menos passar por lá. Em todas as temporadas, alguma coisa acontece no Overlook, ou um dos funcionários surtam, ou um hospede passa mal e vai embora antes de sua estadia findar. Hallorann, o cozinheiro conhecido como Dick, sabe que o menino Danny pode se impressionar, afinal o próprio Dick é um iluminado também e faz de tudo para tentar orientar e ajudar o menino nos momentos cruciais dentro do hotel.
O livro nos remete a um suspense/terror regado a muita cena que faz você pular, ficar com medo e até mesmo aterrorizado.
Confesso que em alguns momentos da leitura eu não consegui ler a noite, tamanho o meu medo de ter alguma cena que não me deixasse dormir. A mãe de Danny é uma mulher que faz você ficar pensando em como ela aceitou tanta coisa, sendo em alguns momentos muito omissa e submissa ao marido. O Jack é um homem violento que quer, a qualquer custo, ser aceito por ele mesmo e pelas pessoas que o cercam. O que me corta o coração é a criança, que passa por tantas coisas e se vê muito sozinho e sem apoio.

O que posso dizer é que a leitura te faz refletir sob muitos aspectos da vida humana. Uma família que tenta se fortalecer e ao mesmo tempo encontra o fim do poço. A leitura é tensa e ao mesmo tempo fluida e muito muito muito intensa, então tenha certeza de que você irá ler um livrão!

Vem embarcar comigo nesse hotel que vai fazer sua nuca arrepiar.


Título: O Iluminado
Autor: Stephen King
Editora: Suma
Páginas: 520
Sinopse: Um clássico de Stephen King. Edição especial, com tradução revisada e prólogo e epílogo inéditos.
“O lugar perfeito para recomeçar”, é o que pensa Jack Torrance ao ser contratado como zelador para o inverno. Hora de deixar para trás o alcoolismo, os acessos de fúria, os repetidos fracassos. Isolado pela neve com a esposa e o filho, tudo o que Jack deseja é um pouco de paz para se dedicar à escrita.
Mas, conforme o inverno se aprofunda, o local paradisíaco começa a parecer cada vez mais remoto... e mais sinistro. Forças malignas habitam o Overlook, e tentam se apoderar de Danny Torrance, um garotinho com grandes poderes sobrenaturais.
Possuir o menino, no entanto, se mostra mais difícil do que esperado. Então os espíritos resolvem se aproveitar das fraquezas do pai... Um dos livros mais assustadores de todos os tempos, O iluminado é um clássico de Stephen King. Edição especial com tradução revisada e prólogo e epílogo inéditos.



Denise Brigido "Uma pessoa que ama os livros, e esse mundo literário, adora viajar e conhecer novas culturas e é louca pelos animais. Sou apaixonada pela vida, pelos animais e por viagens. Fisioterapeuta de profissão e leitora compulsiva de coração! Leio livros desde os meus 8 anos e hoje aos 30 resolvi embarcar nessa aventura, que é poder compartilhar um pouco com vocês o meu amor por esse universo literário."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/

© Copyright 2017 - Embarcando na Leitura. Todos os direitos reservados