22 de maio de 2016

{Resenha} Menina Má

Hoje a resenha é sobre o livro Menina Má de William March

Quem me indicou esse livro foi a Key (Keyla) do Blog SkullGeek, porque a princípio eu não leria um livro meio voltado para o terror/suspense, por minha conta, não é mesmo?! 
E confesso pessoal, que me surpreendi com o livro, com a escrita, com os personagens, nossa não sei nem por onde começar essa resenha. 


O livro relata a história de Rhoda Penmark. A protagonista é aquele tipo de criança que todos sonhamos em "ter". Ela é linda, organizada, educada, muito amorosa com as pessoas ao seu redor e competitiva, mas ao mesmo tempo apresenta um temperamento frio, calculista e bem narcisista. 
Rhoda tem apenas 8 anos, mas começa a fazer coisas que ninguém imaginaria que passaria pela mente de uma criança nessa idade, nem mesmo sua própria mãe Christine Penmark. A perversidade e a maldade são características nata dessa criança, e aí que começamos a entender o enredo do livro, March quis, propositamente, chamar a atenção das pessoas em relação a esse tipo de personalidade,  e a visão da mãe da menina, que também tem que lidar com o sofrimento e a dor, causados por Rhoda. Além disso, Christine tem que enfrentar seus fantasmas, que ao longo do livro, podemos vislumbrar com a bela narrativa de March. 
Christine é uma mãe, que apesar de ver tudo o que sua filha faz, a ama incondicionalmente, e tentará de todas as formas proteger e amparar sua única filha. 

E como falar que uma criança de 8 anos apresenta esse tipo de desvio de caráter? Será que pode isso ser hereditário ou ela nasceu assim?
"Certos assassinos, particularmente aqueles mais hábeis cujo nome depois ficava célebre, costumavam começar ainda crianças e demonstravam seu talento desde cedo, tal e qual poetas, matemáticos e músicos geniais."

Esses questionamentos são feitos para que tentamos, ao menos um pouco, entender o que passou ou passa pela cabeça de uma criança assim. Esse questionamento eu também me fiz, e como responder algo tão complexo? Vou deixar para que vocês tirem as conclusões com a leitura.  

March causou polêmica na época em que lançou esse livro (1956), pois até então não se conhecia e não se via uma bela criança como vilã. E o sucesso foi tamanho, que após dois anos ele ganhou uma versão nos cinemas. E até hoje podemos ver que esse livro causa uma influência muito grande em outras crianças vilãs que surgiram ao longo do caminho em clássicos do terror, como: Damien, Anabelle, Samara, de O Chamado, e o serial killer Dexter.

Confesso que o livro me deixou muito entusiasmada, não sei se sentia raiva ou se sentia amor pelos personagens. É um livro intenso e ao mesmo tempo instigante. Você quer saber o que vai acontecer no final, sem ter ideia nenhuma do que o autor propõe e confesso que o final me surpreendeu MUITOOOO. 

O livro é lindo (fotos), muito bem escrito e ainda por cima, com uma história que vai fazer refletir muito sobre a psicopatia. Eu gostei muito da leitura e a indico de olhos fechados. 

Embarquem comigo!



Livro: Menina Má
Autor: William March
Gênero: Suspense/ Thriller
Editora: DarkSide Books
Páginas: 272
Sinopse: Rhoda, a pequena malvada do título, é uma linda garotinha de oito anos de idade. Mas quem vê a carinha de anjo, não suspeita do que ela é capaz. Seria ela a responsável pela morte de um coleguinha da escola? A indiferença da menina faz com que sua mãe, Christine, comece a investigar sobre crimes e psicopatas. Aos poucos, Christine consegue desvendar segredos terríveis sobre sua filha, e sobre o seu próprio passado também.

Denise Brigido "Uma pessoa que ama os livros, e esse mundo literário, adora viajar e conhecer novas culturas e é louca pelos animais. Sou apaixonada pela vida, pelos animais e por viagens. Fisioterapeuta de profissão e leitora compulsiva de coração! Leio livros desde os meus 8 anos e hoje aos 30 resolvi embarcar nessa aventura, que é poder compartilhar um pouco com vocês o meu amor por esse universo literário."

19 comentários:

  1. Adorei a resenha. A Rhoda é uma cria de Satã,nunca vi pior....ahahahaah...A Christine,coitada...só mera espectadora das artimanhas da filha. Amei as fotos. :* E fico feliz que tenha gostado do livro.

    ResponderExcluir
  2. Dê, amei essa resenha! E já estou cheia de curiosidades sobre o livro!!!!
    Eu adoro livros/Séries/Filmes de suspense! Principalmente esses que abordam esses tipos de questionamentos...é super intrigante! Por que o que levaria uma criança de apenas 8 anos ter esse comportamento, né?
    Amei sua resenha!
    Beijão <3
    Lilica
    www.liulustosa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Esse livro é tipo amo/odeio sem mesmo ler hehehe. É uma edição tão linda, mas é suspense, meio terror, coisa que passo longe porque tenho medo kkkk :P
    Interessante a ideia de ele tentar mostrar um pouco do lado da psicopatia.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oie...
    Parabéns pela resenha!
    É sempre bom encontrar livros que provoquem esse misto de sentimentos na gente, né?
    Adorei a premissa e com certeza irei adquirir o meu exemplar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Denise.

    Adorei sua resenha, pois é a primeira que leio deste livro que estou super curiosa para ler. Agora conhecendo mais um pouco do enredo eu vejo que preciso ter este livro com urgência na minha estante.

    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Oiii Denise, tudo bem?
    É a primeira resenha que leio deste livro e realmente me fez surtar :o porque eu quero comprar o quanto antes puder, sua resenhas e as fotos estão ótimas.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Dê, esse livro parece realmente instigante. Adorei sua resenha. Bjs

    ResponderExcluir
  8. Ooi! Gostei bastante das suas impressões sobre o livro. Eu achei que ele seria muito mais uma história de terror/horror do que algo mais psicológico, sabe? Gosto de livros que trazem questionamentos e me faça refletir mais do que dê medo. rs
    A edição deve mesmo estar maravilhosa. Beijos
    Estilhaçando Livros
    Conheça o novo Cantar em Verso

    ResponderExcluir
  9. Desde que a editora anunciou o livro Menina Má, estou ansiosa por ler, particularmente, gosto de suspense e terror, a proposta desse livro é exatamente o tipo de leitura que gosto, só fico um pouco chateada pela preço, mas mesmo assim ainda pretendo comprar. Enfim, gostei do seu ponto de vista sobre Menina Má, é um enredo curioso, intenso e que acredito que vou gostar.

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Não conhecia esse livro (mesmo ele sido publicado há muito tempo), mas fiquei bastante interessada. Gosto de livros com suspense e thriller psicológico, então devo gostar de Menina Má e toda essa questão dela ter uma personalidade ruim.
    Adorei a dica ;)

    Beijos,
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  11. Denise, uma pergunta, esse livro é uma história mesmo ou é como aqueles de serial killer da editora, que são mais analises e tal? Fiquei um pouco confusa com isso.
    Adoro essa capa, acho fofinha pro tema abordado rsrs Desde que vi o lançamento fiquei interessada sobre o livro, acho histórias assim super interessantes de se ler, principalmente se tratando de crianças (elas sempre assustam mais né). Adoraria ler e fiquei curiosa com o final.
    beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro é uma história narrada em 3ª pessoa e com alguns diálogos.
      Vale muito a leitura.

      Excluir
  12. Oi!!
    A capa desse livro é o máximo, mas também todos os lançamentos da Darkside são o máximo né. É tão bom quando recebemos uma indicação de leitura e ela nos surpreende, esse é um sinal de que você deveria explorar mais os livros de terror e suspense, eles podem te trazer surpresas bem interessantes.
    Essa é primeira resenha que leio desse livro e nem a sinopse tinha lido e não imaginava que se tratava de uma criança tão linda, mas que tem um temperamento bastante perturbador.
    Lendo a resenha eu me lembrei de Precisamos falar sobre Kevin e minha curiosidade foi aguçada, vou colocar esse livro na minha lista de desejados.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pela resenha.
    Fiquei bem interessada, acho que nunca li nada parecido. Não é bem minha preferência, mas minha preferência oscila conforme o dia hehehehe
    Bjoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha preferência também muda Janise, antes lia só romance, hoje busco mais outros tipos, enjoei.
      E esse é um livro que vale muito a pena ser lido.
      Beijos,

      Excluir
  14. Gente do céu eu PRECISO DESSE LIVRO, caracas que história instigante hein hahaha, amei a resenha e você só me deixou mais curioso, ansioso para saber um pouco mais sobre essa menina.

    ResponderExcluir

/

© Copyright 2017 - Embarcando na Leitura. Todos os direitos reservados