Hoje a resenha é sobre o livro "Passarinha" de Kathryn Erskine.
Esse é mais um livro que escolhemos discutir no mês de agosto no nosso Clube de Leitura, organizado pela Keyla do Skull Geek, Rachel do Casinha da Literatura e por mim e acreditem, eu fui surpreendida e muito.
Caitlin tem Síndrome de Aspenger e para ela lidar com as sensações e com os sentimentos é muito difícil. O mundo dela é preto e branco, e em muitos momentos a menina é super direta e incisiva e é isso que nos faz amá-la do início ao fim.
Está vendo? É por isso que as emoções são más e eu tenho horror a elas! Principalmente chorar. Eu não Capto o Sentido, Rir é mais fácil de entender...
Após o dia em que sua vida desmoronou, Caitlin tem que viver com um pai que chora o tempo todo e que não sabe lidar com a pressão de educá-la e ao mesmo tempo superar a dor da perda.
O livro nos traz vários aprendizados, ensinamentos e questionamentos importantes tais como a empatia, amizade, apoio e aceitação do outro!
Sinto um calorzinho gostoso no Coração porque Michael Captou o Sentido. Meu pai não Captou o Sentido, digo a ele.
A leitura é rápida e Caitlin, assim como ela fala, aquece o nosso coração com a sua narrativa.
Para quem não conhece, a Síndrome de Aspenger está classificada dentro do Transtorno do Espectro Autista, que é um transtorno de neurodesenvolvimento nos quais
ocorre uma ruptura nos processos fundamentais de socialização, comunicação e aprendizado. Clique aqui para saber mais. No mundo de Caitlin tudo é mais difícil, mas ainda assim, podemos vislumbrar que o estímulo e o desejo de trazer essa criança para o seu meio, faz com que ela consiga, apesar das dificuldades vencer as barreiras e se socializar com o meio em que vive.
O que posso dizer é que o livro é lindo, emocionante e vai fazer você se permitir a entrar no mundo de Caitlin e deixar ela invadir o seu mundinho.
Embora eu não achasse que iria gostar da empatia ela é uma coisa assim que chega sem avisar e faz você sentir um calorzinho gostoso no Coração.
Deixe ela entrar e você também sentirá um "calorzinho gostoso no Coração porque captou o Sentido".
Livro: Passarinha
Autor: Kathryn Erskine
Editora: Valentina
Páginas: 224
Sinopse: No mundo de Caitlin, tudo é preto e branco. Qualquer coisa entre um e outro dá uma baita sensação de recreio no estômago e a obriga a fazer bicho de pelúcia. É isso que seu irmão, Devon, sempre tentou explicar às pessoas. Mas agora, depois do dia em que a vida desmoronou, seu pai, devastado, chora muito sem saber ao certo como lidar com isso. Ela quer ajudar o pai – a si mesma e todos a sua volta –, mas, sendo uma menina de dez anos de idade, autista, portadora da Síndrome de Asperger, ela não sabe como captar o sentido. Caitlin, que não gosta de olhar para a pessoa nem que invadam seu espaço pessoal, se volta, então, para os livros e dicionários, que considera fáceis por estarem repletos de fatos, preto no branco. Após ler a definição da palavra desfecho, tem certeza de que é exatamente disso que ela e seu pai precisam. E Caitlin está determinada a consegui-lo. Seguindo o conselho do irmão, ela decide trabalhar nisso, o que a leva a descobrir que nem tudo é realmente preto e branco, afinal, o mundo é cheio de cores, confuso mas belo. Um livro sobre compreender uns aos outros, repleto de empatia, com um desfecho comovente e encantador que levará o leitor às lágrimas e dará aos jovens um precioso vislumbre do mundo todo especial dessa menina extraordinária.
Sua resenha me tocou bastante! Com certeza é um livro que vou adicionar na minha "pequena listinha", haha! Adoro livros nesses estilos, por sinal, são os que mais me conquistam!
ResponderExcluirAdoro o blog, se puder, dá uma passadinha no meu!
Abraços e sucesso! ❤ floraliteraria.blogspot.com
Obrigada Flora.
ExcluirE seu blog também é lindo!
Beijos.
De