Eu li esse livro por indicação. Achei uma temática interessante e bem diferente de tudo o que eu já havia lido e confesso que me surpreendi.
*Arquivo Pessoal |
Antes da cremação, existe todo um preparo do corpo e até mesmo, se for uma cremação assistida pela família, você tem que preparar o ambiente para aquele último adeus ao corpo.
A autora nos traz, de uma forma clara, concisa e sem frescuras o que foi esse processo para ela e como ela lidou com isso para tentar entender a morte.
Caitlin relata também sobre a indústria funerária e seus meios de ganhar dinheiro.
O mais interessante, é que eu vejo em Caitlin uma mulher forte e que não tinha medo de nada, como ela refletia sobre os cuidados com o corpo dos seus entes queridos e o seu próprio corpo, todo o processo da decomposição (achei isso meio horrendo) e como vimos a cremação antes e após o livro.
*Arquivo Pessoal |
Confesso que adorei o livro. Acredito que ele consiga desmistificar a morte e a própria cremação. A autora traz todos os seus medos, receios e angústias na sua narração e não tem como ler o livro e não fazer uma reflexão sobre a morte do corpo. O livro vai além da religião, ela não expõe nada sobre, muito pelo contrário, agrega história sobre algumas tribos e traz um relato do nosso querido Brasil, que é bem interessante.
A leitura flui facilmente, não é uma leitura cansativa, muito pelo contrário. Eu gostei bastante, acredito que temos que saber o que acontece com um corpo e o que pode acontecer com o nosso. O livro vai muito além do que pensamos ou acreditamos em relação a morte do corpo carnal. Eu peço que leiam, reflitam e estejam abertos a análise do que é morrer e como lidamos com isso.
*Arquivo Pessoal |
*Fotos retiradas do Arquivo Pessoal
Livro: Confissões do Crematório
Autor: Caitlin Doughty
Editora: DarkSide Books
Páginas: 256
Sinopse: Um livro para quem planeja morrer um dia “Uma menina nunca esquece seu primeiro cadáver.” – Caitlin Doughty
É a única certeza da vida. Então, por que evitamos tanto falar sobre ela? A morte é inevitável, sentimos muito. Mas pelo menos, como descobriu Caitlin Doughty, ficar a sete palmos do chão ainda é uma opção. ''Confissões do Crematório'' reúne histórias reais do dia a dia de uma casa funerária, inúmeras curiosidades e fatos históricos, mitológicos e filosóficos. Tudo, é claro, com uma boa dose de humor. Enquanto varre as cinzas das máquinas de incineração ou explica com o que um crânio em chamas se parece, Caitlin Doughty desmistifica a morte para si e para seus leitores. O livro de Caitlin – criadora da websérie Ask a Mortician e da – levanta a cortina preta que nos separa dos bastidores dos funerais e nos faz refletir sobre a vida e a morte de maneira honesta, inteligente e despretensiosa – exatamente como deve ser. Como a autora ressalta na nota que abre o livro, “a ignorância não é uma benção, é apenas uma forma profunda de terror”. Caitlin Doughty é agente funerária, escritora e mantém um canal no YouTube onde fala com bom humor sobre a morte e as práticas da indústria funerária. É criadora da websérie Ask a Mortician, fundadora do grupo The Order of the Good Death (que une profissionais, acadêmicos e artistas para falar sobre a mortalidade) e também autora de Confissões do Crematório.
Oi Dê
ResponderExcluirFiquei bem curiosa!
Já tinham falado nele no evento da Dark Sode na Bienal
Quero ler tbe, foi pra lista
Adorei o post
Bjks mil
www.maeliteratura.com