25 de setembro de 2016

{Resenha} Tudo tem um porquê

Hoje a resenha é sobre o livro "Tudo tem um porquê" de Marcelo Cezar

Eu comecei a ler esse livro com um pouco de receio, são vários personagens e não sabia ao certo como iria terminar, mas confesso que fui surpreendida. 

Berenice é uma das principais personagens, do lar, insegura, acredita que seu marido a traia, e por isso quer se separar, e apresenta uma insatisfação desde que soube que não pode ter filhos. 

Berenice acredita que Durval, seu esposo, quer se separar, e vai a procura de uma solução para o seu casamento em um centro espírita. Lá, recebe orientação de Ondina, uma mulher que também apresenta alguns problemas em casa, iguais de Berenice e que não tem coragem para mudar. 
Em uma das brigas com Durval, Berenice acredita que o marido a está traindo e uma fatalidade acontece. Berenice, desencarnada, vai para o astral e entendendo a sua situação, tenta auxiliar Ondina que passa pelas mesmas inseguranças que ela passava antes de desencarnar. 

Toninha, irmã de Berenice, é o contrário da irmã, uma mulher segura, que sabe o que quer, trabalha em uma boutique em uma das ruas mais famosa de São Paulo e está contente, mas tem a vontade de estudar e crescer na vida. 

O livro é pautado em vários personagens e ao longo da história, esses personagens acabam aparecendo e nós acabamos entendendo o real papel de cada um. 

Um personagem que vale a pena mencionar é a Danusa, que tem como característica a sensibilidade e a espiritualização, acredita que tudo na vida tem um porquê e aceita as situações de sofrimento com muita resiliência. Danusa nos ajuda a entender um pouco a história de Elisa Brandão e seus familiares e compreender que aqui, tudo o que se planta, se colhe. 

O livro traz situações do nosso dia-a-dia que faz com que reflitamos sobre o Orgulho, a Vaidade, a Ganância, o Ódio e a Vingança. Como podemos lidar com esses diversos tipos de sentimento e conseguir nos manter no caminho do bem?

Essa pergunta deixo para você responder no decorrer da leitura. O que posso afirmar é que a vida é passageira, até mesmo um sopro. Temos que aproveitar todas as oportunidades que a vida nos dá para sermos felizes, sem amarras, sem ressentimentos e sem rancor.  

A leitura é leve e traz muitas questões de auto-conhecimento e perseverança. Eu indico a leitura, vem embarcar comigo nessa história de amor, ódio e perseverança. 

*Livro cedido em parceria com a Editora.  


Livro: Tudo tem um porquê
Autor: Marcelo Cezar
Editora: Vida e Consciência
Páginas: 416
Sinopse: "Berenice é uma mulher frustrada. Casada há cinco anos com Durval, percebe que seu casamento está naufragando. Durval já deu sinais de que vai pedir a separação e, mesmo se quisesse segurar o casamento com uma criança, por exemplo, Berenice não conseguiria, pois é estéril. Desiludida, vai pedir ajuda em um centro espírita e, orientada por uma atendente que também enfrenta problemas no casamento (Ondina), é convidada a permanecer firme no relacionamento e estimulada a não se separar.
Berenice bem que tenta, mas chega um momento em que não suporta mais as idas do marido ao bar, todas as noites. Durval prefere beber com os amigos a ficar em casa, na companhia dela. Instigada por uma vizinha que gosta de Durval (Inês), Berenice, tomada pela impulsividade, numa noite vai tirar satisfações com o marido no bar. Nervosa, durante o bate-boca perde o equilíbrio, escorrega na calçada e morre. No astral, é convidada, como meio de acelerar seu processo de recuperação, a ser “mentora” de Ondina, a mulher do centro, por algum tempo. Ficando ao lado de Ondina e inspirando-lhe bons pensamentos, Berenice irá aprender a ter valor, resgatar a sua autoestima. Afinal, Ondina servirá de espelho para a moça, pois ambas têm um jeito muito parecido de enfrentar a vida."
"O romance "Tudo tem um porquê" revela que, embora nada aconteça por acaso, todos nós fomos criados para o sucesso. Quando sofremos, é sinal de que nos desviamos do rumo adequado e nos perdemos nas ilusões. Contudo, logo recebemos ajuda da vida para mudarmos e retornarmos às coisas importantes almejadas por nossa alma, como a felicidade, que apenas é possível quando valorizamos a vida."

Denise Brigido "Uma pessoa que ama os livros, e esse mundo literário, adora viajar e conhecer novas culturas e é louca pelos animais. Sou apaixonada pela vida, pelos animais e por viagens. Fisioterapeuta de profissão e leitora compulsiva de coração! Leio livros desde os meus 8 anos e hoje aos 30 resolvi embarcar nessa aventura, que é poder compartilhar um pouco com vocês o meu amor por esse universo literário."

Um comentário:

  1. Eu gosto muito dos livros do Marcelo Cesar, Dê!
    Este está na minha lista tbe
    Bjks mil

    www.maeliteratura.com

    ResponderExcluir

/

© Copyright 2017 - Embarcando na Leitura. Todos os direitos reservados