10 de agosto de 2017

{Resenha} It: a Coisa

Hoje a resenha é sobre o livro "It - a Coisa" de Stephen King.

Eu comecei a ler esse livro nas minhas férias do ano passado (setembro), e confesso que acelerei a leitura esse ano e vocês já devem imaginar porquê não é?! Depois do primeiro trailer do Remake do filme, eu fiquei bem ansiosa para terminar essa leitura e poder fazer uma comparação entre os dois. 

A príncipio não imaginei que meu segundo livro do King iria causar um estrago em mim. Sim, esse livro é um dos melhores no gênero de suspense e terror e sabe quando fica com um gostinho de quero mais?! Na última página desse livro eu já estava sofrendo pelo fim. 

O livro retrata a história de sete crianças, no verão de 1958, em uma pequena cidadezinha do Maine, chamada Derry. Pois é, tudo acontece em Derry, estou começando a levar essa frase a sério. 
Bill Denbrough, Richard Tozier, Stan Uris, Michael Hanlow, Eddie Kaspbrak, Ben Hanscom e Beverly March faziam parte do Clube dos Otários e descobriram o que era a amizade, a confiança, o amor e o Medo. 

O livro é narrado entre passado (1958) e presente (1985). Líder do Clube dos Otários, Bill, vê sua vida se transformar e desmoronar logo nas primeiras páginas do livro, e o que os seus outros seis amigos tem em comum? Todos sem exceção conseguem ver Pennywise, o palhaço aterrorizar de crianças, mas que pode se transformar em qualquer Coisa e no pior dos seus pesadelos, dependendo da situação.  

Ao início do livro você já vislumbra as atrocidades que esse palhaço é capaz de fazer com as crianças de Derry, e os amigos hoje adultos, 27 anos depois se vêem na cidade novamente, vivenciando o que  a Coisa fez tanto em 1958 quanto em 1985. 

Em uma trama onde os pontos são interligados e os personagens bem desenvolvidos, vimos que King não mede esforços para ficarmos com medo e um pouco apavorados com o que acontece aos protagonistas. 

Eu comecei a desenrolar e desevolver mais a leitura no meio para o fim, onde a trama fica envolvente e acaba nos fazendo entender muitas coisas. Sabendo que a primeira parte, o autor acaba se prendendo nas descrições dos personagens, então é uma leitura mais arrastada, mas não menos importante para todo o contexto da história. 

Ao fazer essa resenha, tive o maior cuidado de não passar nenhum Spoiler, visto que o filme estará nas telonas do cinema em breve e é uma oportunidade de todos lerem o livro, mas pô King, uma narrativa mais para o final do livro que não tinha necessidade nenhuma, acredito que saberá o da qual estou falando. Além de ser desnecessária, me causou um certo repudio, mas enfim, apesar desse pequeno episódio, o livro em si é espetacular. 

Algumas pessoas podem até dizer que o livro não dá medo, que o palhaço, ou as outras formas dele não são assim tão aterrorizantes, mas acredito que cada um vai se assustar de acordo com o que acredita e suas ideologias, não estou aqui falando que você tem que ficar com medo ou que simplesmente não irá dormir a noite. Estou falando que o livro trás uma narrativa de suspense que te tira o fôlego e que sim, passa um medo surreal. Eu fiquei meio apreensiva em algumas partes e me vi olhando para a porta para ver se realmente estava sozinha rs. 

Um dos melhores livros do King e uma narrativa espetacular, faz com que você fique vidrada nessa história e se conecte com cada personagem descrito, tanto criança como adulto. Eu amei o livro, virou meu favorito do ano e estou ansiosíssima para o filme estrear. Vem embarcar e flutuar no boeiro comigo! Estamos todos te esperando❤.



Título: It: A Coisa
Autor: Stephen King
Editora: Suma de Letras
Páginas: 1.103
Sinopse: Durante as férias escolares de 1958, em Derry, pacata cidadezinha do Maine, Bill, Richie, Stan, Mike, Eddie, Ben e Beverly aprenderam o real sentido da amizade, do amor, da confiança e... do medo. O mais profundo e tenebroso medo. Naquele verão, eles enfrentaram pela primeira vez a Coisa, um ser sobrenatural e maligno que deixou terríveis marcas de sangue em Derry. Quase trinta anos depois, os amigos voltam a se encontrar. Uma nova onda de terror tomou a pequena cidade. Mike Hanlon, o único que permanece em Derry, dá o sinal. Precisam unir forças novamente. A Coisa volta a atacar e eles devem cumprir a promessa selada com sangue que fizeram quando crianças. Só eles têm a chave do enigma. Só eles sabem o que se esconde nas entranhas de Derry. O tempo é curto, mas somente eles podem vencer a Coisa. Em 'It - A Coisa', clássico de Stephen King em nova edição, os amigos irão até o fim, mesmo que isso signifique ultrapassar os próprios limites.


Denise Brigido "Uma pessoa que ama os livros, e esse mundo literário, adora viajar e conhecer novas culturas e é louca pelos animais. Sou apaixonada pela vida, pelos animais e por viagens. Fisioterapeuta de profissão e leitora compulsiva de coração! Leio livros desde os meus 8 anos e hoje aos 30 resolvi embarcar nessa aventura, que é poder compartilhar um pouco com vocês o meu amor por esse universo literário."

Um comentário:

  1. Que livro de beleza! O filme tem seus melhores momentos na dinâmica do Grupo, lembrando os clássicos de Spielberg e a nostalgia dos filmes da década de 80. IT, a Coisa. uma obra prima do medo!! O início do livro é arrastado: pelo menos até a página 500, nada de muito emocionante acontece. É preciso paciência. A história de Beverly é incrível, mas pode ter muitos gatilhos para quem tem problemas com assuntos como violência contra a mulher, estupro e assédios. As cenas de espancamento e abuso são relatadas detalhadamente, o que torna os capítulos referentes à garota difíceis de serem lidos. Aliás, cenas de violência estão presentes em todo a obra. A ação sinistra da Coisa parece brincadeira de criança (literalmente), se comparadas com as surras que o “valentão” Henry Bowers dá nas outras crianças. Depois de ler mil páginas, o que o leitor espera é que as últimas 100 sejam excepcionais — e expliquem toda a doideira que rolou até aquele momento. Mas não é isso que acontece. O fim de It decepciona por ser muito alheio ao que se esperava. A história do livro parece muito real, até o leitor se deparar com um final completamente místico e desconexo. Outro fator crucial, é claro, é a prosa de Stephen King. O homem faz sucesso por um motivo: a história é tão bem contada que o leitor se sente dentro da pequena cidade de Derry, onde tudo acontece, e se emociona com os personagens.

    ResponderExcluir

/

© Copyright 2017 - Embarcando na Leitura. Todos os direitos reservados