15 de setembro de 2017

{Filmes} It - A Coisa

Olá pessoal, como vocês sabem, eu corri para ler o livro "It - a Coisa" do Stephen King porque iria sair o filme esse ano, então precisava terminar a obra para conseguir assistir o filme em paz. 

Dia 07/09 fui ao cinema, em um shopping, aqui em São Paulo e apesar de toda a ansiedade e a espera, posso dizer que o filme me arrebatou, assim como o livro. 

Filme x Livro
O livro foi escrito por King e finalizado em 1985.  O ano do meu nascimento, coincidentemente. O livro tem 1103 páginas, então esperar que o filme fosse igualzinho ao livro, era pedir para se ter duzentas horas de filme, e acredito que nem o Diretor Andrés Muschietti queria fazer isso. 

Então, pensando por esse lado e analisando o contexto do filme e do livro, podemos dizer que o filme é sim uma grande Obra Prima. E quando eu falo a essência, o contexto do livro, é porque ao ler King, todos pensam que os livros são puramente de Terror, fazendo com que seus leitores fiquem com medo e até tenham dificuldade no sono. O livro que conta a história de um palhaço que aterroriza uma cidade desde tempos primórdios não é diferente, porém dentro dessa história aparecem 7 crianças, que de alguma forma, são desacreditadas de suas famílias, sofrem bullying na escola, estão descobrindo o amor de todas as formas mas acabam sozinhas. Juntas elas são fortes e criando o Clube dos Otários, elas conseguem driblar o mal que Pennywise traz a Derry. E o filme nesse quesito tirou nota 10. Não só pela a apresentação das crianças que nos fazem ter empatia por elas, e todos os seus medos e anseios, que apesar de estarem se divertindo nas férias de verão, estão tentando acabar com um monstro que envolve a história da cidade há anos. E o palhaço, meu Deuss, o que é esse ator. A sua forma, o jeito de falar e até os efeitos especiais, fazem com que sintamos medo, sim, medo e até um pouco de horror em alguns momentos do filme. 

O filme nos remete a uma Derry e todos as suas ruas, nos remete a casa onde Pennywise vive, nos remete a casa onde as crianças vivem e nos remete a escola onde elas estudam. A fotografia está de tirar o fôlego e a atuação das crianças faz com que nós fiquemos com os cabelos em pé, por elas e por nós. 

O que posso dizer é que assim como o livro, o filme me arrebatou. Andrés quis fazer em duas partes, porque não teria lógica um livro tão rico em detalhes, ser narrado em apenas duas horas. Algumas pessoas vão até falar sobre o fato das datas do livro e filme serem diferentes, e eu entendo o que o Diretor quis fazer com isso, nos trazer para os tempos atuais, porque afinal o palhaço aparece de 27 em 27 anos. E até mesmo algumas cenas no livro, que faltaram no filme ou foram modificadas como o próprio medo de Richie, e o fato do livro ser narrado entre passado e presente, que são as lembranças dos adultos que levam a relembrar fatos que foi esquecido quando se passaram os anos. 

O filme é sensacional, nada de terror que faz você se tremer a cada dois minutos ou fechar os olhos na maior parte do tempo (eu faço isso rs). O filme traz aquela tensão, porém as cenas não são nada clichês e através de um susto e uma piada de alguma criança passa a ter a leveza para entender a história. 

O que achei e senti falta foi um pouco de como Andrés poderia ter feito a ligação das crianças, logo que elas se conhecem, acho q faltou um pouco de liga aí, como no fato de Ben ser resgatado pelos Bill, Eddie e Stan e como a amizade deles é estreitada, porém como eu disse, em duas horas não dá para colocar em mínimos detalhes tudo que se lê no livro, então o filme superou total minhas expectativas. 

E se você ainda não viu, tá fazendo o que aqui? Vai ver pelo amor de Deus. Agora se você já viu e ainda não leu o livro, tente ler. Você não vai se arrepender. Agora se você já viu, já leu o livro e não sabe o que fará até sair o capítulo 2 de It, então faça como eu: vai ler outros livros do King, para tentar controlar essa ansiedade brutal. 

Vem embarcar comigo!


Sinopse: Um grupo de sete adolescentes de Derry, uma cidade no Maine, formam o auto-intitulado "Losers Club" - o clube dos perdedores. A pacata rotina da cidade é abalada quando crianças começam a desaparecer e tudo o que pode ser encontrado delas são partes de seus corpos. Logo, os integrantes do "Losers Club" acabam ficando face a face com o responsável pelos crimes: o palhaço Pennywise
Classificação indicativa: 16 anos
Data de lançamento 7 de setembro de 2017 (2h 15min)
Direção: Andy Muschietti
Elenco: Bill Skarsgård, Jaeden Lieberher, Finn Wolfhard e mais
Gêneros: Terror, Suspense
Nacionalidade:  EUA

Denise Brigido "Uma pessoa que ama os livros, e esse mundo literário, adora viajar e conhecer novas culturas e é louca pelos animais. Sou apaixonada pela vida, pelos animais e por viagens. Fisioterapeuta de profissão e leitora compulsiva de coração! Leio livros desde os meus 8 anos e hoje aos 30 resolvi embarcar nessa aventura, que é poder compartilhar um pouco com vocês o meu amor por esse universo literário."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/

© Copyright 2017 - Embarcando na Leitura. Todos os direitos reservados