22 de setembro de 2017

{Resenha} Ecos

Hoje a resenha é sobre "Ecos" de Pam Muñoz Ryan.

Esse livro nos faz sentir algo indescritível, porque através da música ele consegue nos tocar e assim como o fez com os personagens, ele nos embala e nos leva a lugares que talvez nem sonhamos em conhecer. 

Ecos, ao início do livro, nos narra a história de 3 princesas que escaparam da morte para acabarem como prisioneiras de uma bruxa não tão boa assim. Quando estão na fase adulta resolvem abandonar a bruxa e tentar encontrar seu antigo lar, só que a bruxa lança uma maldição sobre elas, de que elas precisam salvar uma vida, até que consigam ir embora da floresta aonde estão presas e assim a nossa história se inicia.

Ecos foi vencedor do Prêmio Newbery Honor Book, e Pam nos traz uma fábula que transforma a tristeza de uma guerra e a Depressão econômica nos Estados Unidos em uma linda história sobre como a música pode transformar sonhos em realidade. 

Ao longo das páginas nos deparamos com 3 histórias, de três crianças que estão vivendo em momentos de vida diferentes porém que são ligados pela mesma paixão: a música. 

Cada qual com seu sonho, que pode ser quebrado ou não, pelo momento vivido: Friedrich, é um garoto com uma deficiência, mas que sonha em se tornar um grande maestro, tendo que lidar com a Alemanha nazista. Mike só tem um objetivo, ficar junto de seu irmão mais novo e ele fará de tudo, tudo mesmo para que os dois não se separem. E Ivy que tenta se adaptar a uma nova escola, uma nova amizade e ainda assim não temer pelo irmão que está servindo os Estados Unidos na Guerra. 

Três histórias com suas peculiaridades, que se interligam e que no fim nos faz refletir sobre o que significa a força da amizade, do amor, da perseverança e da fé em nós mesmos. 

Em cada página lida, eu me debulhava em lágrimas, ria e ao mesmo tempo ficava irritada. Em um mundo que tudo que fazemos nos remete a machucar o próximo, ter um livro narrado em terceira pessoa mas que nos faz acreditar que a música transforma é muito gratificante. 

Eu confesso que quando terminei fiquei sem chão. Destruída. Desolada. Como uma história tão linda tinha acabado! Eu não estava preparada para o final da leitura, mas ela com certeza me arrebatou de tal forma, que ao olhar o livro, me vem o desejo de lê-lo de novo.

Com um final extraordinariamente belo e com um toque de sensibilidade sem igual, a Pam nos faz ficar de boca aberta e sim, nos emociona de tal forma, a ponto de querer abraçar a cada personagem e somente agradecer. Se eu gostei do livro? Esperem até chegar ao final dele.

A edição da DarkSide está linda, um livro belo para um história comovente é o que irão encontrar em Ecos, então venham embarcar na leitura desse conto de fadas que fará seu coração suspirar.


Título: Ecos
Autor: Pam Muñoz Ryan
Editora: DarkSide Books
Páginas: 368
Sinopse: Ecos, da premiada escritora norte-americana Pam Muñoz Ryan, é uma fábula como há muito não se via – ou se ouvia. Um conto de fadas dark, que resgata o melhor da tradição dos irmãos Grimm, combinado com delicados momentos do século XX, como as duas grandes guerras e a Depressão econômica que assolou os Estados Unidos nos anos 1930. O resultado é uma fantasia histórica repleta de perigos e beleza, emoldurada pelo poder da música. A aventura começa cinquenta anos antes da Primeira Guerra Mundial — “a guerra para acabar com todas as guerras” —, quando o pequeno Otto se perde na Floresta Negra e encontra as três irmãs encantadas, prisioneiras de uma velha bruxa, que conhecia apenas das páginas de um livro, e acreditava ser apenas uma lenda. Como em um passe de mágica, as irmãs ajudam o garoto a encontrar o caminho de casa. E Otto promete libertá-las, levando o espírito das três dentro de uma inusitada gaita de boca. Ao longo dos anos, o instrumento chega à mão de novos donos: um menino que vê o sonho de se tornar músico interrompido pela ascensão do nazismo; um jovem pianista prodígio que vive num orfanato e luta para não ser separado do irmão caçula; uma filha de imigrantes mexicanos que cuidam de uma casa de japoneses enviados a um campo de concentração dentro dos Estados Unidos, durante a Segunda Guerra Mundial. Personagens com dramas diferentes, mas um amor transformador pela música. Cada um à sua maneira, eles são afetados pela magia das três irmãs. Assim como os leitores do livro em todos os países em que ECOS foi lançado. Prepare-se para também ser arrebatado e enfeitiçado por essa fábula harmônica.





Denise Brigido "Uma pessoa que ama os livros, e esse mundo literário, adora viajar e conhecer novas culturas e é louca pelos animais. Sou apaixonada pela vida, pelos animais e por viagens. Fisioterapeuta de profissão e leitora compulsiva de coração! Leio livros desde os meus 8 anos e hoje aos 30 resolvi embarcar nessa aventura, que é poder compartilhar um pouco com vocês o meu amor por esse universo literário."

2 comentários:

  1. Que livro lindo ❤ Quero muito ler esse livro. Amei sua resenha, e me deu ainda mais vontade de comprar o livro! bjoos

    http://palavrasemflores69.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Milena, o livro é lindo sim e vale muito a pena a leitura.
      Bjs

      Excluir

/

© Copyright 2017 - Embarcando na Leitura. Todos os direitos reservados