Hoje a resenha é sobre a Graphic Novel "Silvestre" de Wagner Willian.
Foto retirada de Arquivo Pessoal |
E a floresta está viva, com suas criaturas, suas lendas, suas árvores e toda a sua energia, que emana nos seres que a habitam e nas pessoas que passam por ela. E um cheiro, um cheiro agradável e levemente palatável toma forma e invade a floresta. O velho caçador, que não quer guerra com ninguém, não tem ideia do que lhe espera pelo simples fato de ter preparado uma torta.
Esse cheiro traz animais, visitantes de outros lugares e humanos, somente para saborear e apreciar aquela torta.
E como não ficar chocada com as ilustrações? Gente, sério, eu fui lendo e o cheiro tomou conta da minha narina, fiquei absorta naquela sensação que tomou conta dos seres da floresta. E conforme a gente se aproxima do fim, há uma tensão, de como os seres vão reagir se não der para todo mundo e como o velho caçador vai fazer para conseguir alimentar a todos que foram visitá-lo.
Foto retirada de Arquivo Pessoal |
Por isso o quadrinho é tão bom. O Wagner traz através das páginas esses questionamentos e o desfecho é bem, bem surpreendente.
Então, não se assustem no meio, perseverem porque o negócio como a ficar tão bom que quando você vê, já está quase no fim e nem se deu conta.
E como não falar dessa edição maravilhosa, também? O quadrinho está em capa dura e as ilustrações dão uma sensação de que você está no local, pelo fato de serem cores bem vivas. Então, não tem como não babar na edição também.
Foto retirada de Arquivo Pessoal - Autografado |
Eu indico a leitura de olhos bem abertos, porque fechados, você pode ser surpreendido por algum ser de outro mundo, vai saber.
Vem embarcar nesse aroma que fará você nem dormir, só para querer sentir o gostinho no final.
*Livro cedido em parceria com a Editora.
Onde Comprar: Loja Oficial da DarkSide Books
Título: Silvestre
Autor: Wagner Willian
Editora: DarkSide Books
Páginas: 192
Sinopse: Em 1845 o escritor norte-americano Henry David Thoreau retirou-se para a floresta, onde ergueu, com as próprias mãos, sua nova casa e a mobília, com o intuito de viver com o mínimo necessário e em total contato com a natureza. O que o moveu foi a necessidade de procurar entender as mudanças pela qual a sociedade da época passava, bem como investigar as necessidades essenciais da vida.
Não se isolou, porém, da sociedade. Recebia visitas enquanto passava dois anos em contato absoluto com a natureza e seus livros, refletindo sobre a liberdade e a existência, que começava a assumir um ritmo acelerado nas cidades com a industrialização e urbanização crescentes. O resultado desta experiência social e espiritual a partir da autossuficiência tornou-se público com Walden, ou A Vida nos Bosques, manifesto poético que o autor publicou em 1854.
Em 2019, Wagner Willian, premiado autor de obras magistrais como Bulldogma, Martírio de Joana Dark Side e O Maestro, o Cuco e a Lenda deixou a casa de Thoreau com novas considerações. Entrando para o time de grandes autores da DarkSide® Books, o quadrinista brasileiro entrega aos leitores uma obra de arte imersiva e reflexiva, ao mesmo tempo orgânica e visceral.
Em Silvestre, acompanhamos a jornada de um velho caçador que atravessa e dialoga com lendas sobre divindades extintas, mergulhando na relação entre o homem e a natureza, e o respeito sobre o que a terra pode nos dar e o que somos capazes de oferecer. No isolamento de sua cabana, ele assa uma torta. Seu aroma cruza a memória, as paredes, a floresta, atraindo animais silvestres e criaturas fantásticas em um grande resgate ao convívio humano, digno de uma celebração selvagem e ritualística
“Quando voltei a seguir este raro animal, a maneira como o concebia havia mudado, o mundo a minha volta também. Foi preciso encarar sua narrativa como um caderno de viagens ou sketchbook para gravar seu rastro e a animalidade em volta sem perdê-los de vista, usando do lápis, do nanquim, do óleo, do óxido de ferro, o diabo que fosse, para tentar compreender sua forma”, explica Willian.
Silvestre, lançamento da DarkSide® Books em seu selo DarkSide® Graphic Novel — inteiramente dedicado ao melhor da arte sequencial —, chega para os leitores em dezembro com quase duzentas páginas em capa dura, luva e aquele acabamento especial que os amantes da nona arte já conhecem e admiram.
A DarkSide® Graphic Novel é uma expansão do universo fantástico e sombrio da editora, lar de Danilo Beyruth, autor de Samurai Shirô, Wesley Rodrigues, criador de Imaginário Coletivo, Pablo Auladell, Dave McKean, Loputyn, Emily Carroll, Charles Burns, entre outros. Se você é apaixonado por histórias em quadrinhos, prepare-se para se surpreender novamente — quem aposta no escuro com a DarkSide® costuma virar fã.
Nenhum comentário:
Postar um comentário