29 de março de 2020

{Resenha} O noivo da minha melhor amiga

Hoje a resenha é sobre o livro "O noivo da minha melhor amiga" de Emily Giffin.

Foto retirada de Arquivo Pessoal
Quando eu vi que esse livro estava disponível no Skoob, não pensei duas vezes para solicitar a troca. Vindo com a adaptação de mesmo nome, esse livro traz a história de Rachel White.

A nossa protagonista acaba de fazer trinta anos e sua melhor amiga Darcy organiza uma festa "surpresa" para ela. Só que ela não imaginaria que essa noite seria um divisor de águas na sua vida.

Rachel acaba acordando na cama com o noivo de sua melhor amiga, Dexter Thaler. E tudo virou de cabeça para baixo. Ela se viu em uma situação difícil de controlar. E conforme a leitura avança, começamos a perceber o quanto a relação de Rachel e Darcy é um pouco truncada e baseada em competições e desarmonias. 

Emily traz de uma maneira sincera e um pouco cruel a relação das duas amigas e como Rachel se sente inferiorizada em relação a Darcy. A amiga é sempre a mais bonita, a moça que namora os caras mais gatos da escola, a que passa na melhor universidade, e isso acaba cansando um pouco, porque só mostra como Rachel tem uma baixa autoestima e o quanto ela se coloca no papel de coitadinha. Isso  me irritou um pouco. 

Darcy já é aquela pessoa extremamente egoísta e competitiva. Ela quer ser a melhor em tudo e ter as melhores coisas, então ter Dex virou um prêmio e não algo do qual ela realmente ama. Darcy está perto do casamento, mas se sente um ser superior e em muitos momentos chega a humilhar Rachel e até deixá-la bem desconfortável. 

Dexter é aquele homem que não tem muita voz ativa e isso dá muita raiva. Ele vai empurrando a situação com a barriga, achando que poderá passar pela situação despercebido, e isso minha gente, me deu bastante preguiça.

Ainda assim, eu gostei bastante do livro. Rachel é sincera com seus sentimentos e ama de fato a sua amiga, ela conheceu o Dex primeiro e se tivesse notado os sinais, não teria desperdiçado 7 anos até se dar conta que os dois se gostavam. Achei Darcy uma chata, mas não sei se a autora quis fazer com que ela parecesse mais chata, afinal estamos lendo sobre a visão de Rach. Agora, o pior para mim foi Dex, que ficou em cima do muro por um longo período, pelo amor de Deus, que homem sem noção.

Foto retirada de Arquivo Pessoal
Os personagens secundários são um ponto de equilíbrio na história. Eu amo como o Ethan orienta e apoia Rachel. Ele consegue ser fofo e puxar a orelha tão lindamente, que eu até torceria para Rachel ficar com ele rs. Outra pessoa muito importante para Rachel é Hillary. Aquela amiga do trabalho que puxa a orelha e não tem medo de falar o que realmente pensa. Eu amei esses dois.

Eu já havia lido um outro livro da Emily. Acho a escrita dela bem fluída e muito tranquila. É um livro para reflexão, a leitura te traz muitos questionamentos e muitos pontos de tensão e isso que o faz tão, tão interessante. Eu gostei bastante, me surpreendi com esse fato de não saber qual lado escolher e essa é a parte mais interessante da leitura. 

Então, se você está na quarentena e quer aprofundar as leituras. Vem conferir o que acontece com a Rachel e depois vem me falar o que achou do final de Darcy. Vou adorar saber a sua opinião. 

Título: O noivo da minha melhor amiga
AutorEmily Giffin
Editora: Agir
Páginas: 352
Sinopse: O Noivo da Minha Melhor Amiga conta a história de Rachel, uma jovem advogada de Manhattan. A moça, sempre vista por si mesma e por seus amigos como a "certinha" e bem-comportada, muda radicalmente no seu aniversário de trinta anos, após a festa oferecida por sua melhor amiga, Darcy. Meio deprimida por chegar aos trinta sem o marido e os filhos que imaginava ter a essa altura da vida, Rachel se excede na comemoração e termina a noite na cama com Dex, seu grande amigo de faculdade e noivo da sua melhor amiga. Até a noite em que ficou com Dex, Rachel era o modelo de filha e amiga perfeita, embora se visse como um fracasso. Nunca transgrediu as leis, nem mesmo as de horário de trabalho, ao contrário da egoísta, narcisista mas irresistível Darcy, em torno da qual Rachel e, posteriormente, Dex sempre orbitaram. Enquanto a boa moça e tímida Rachel teve alguns poucos namorados e conseguiu um emprego estável porém sem graça num escritório de advocacia, a linda e popular Darcy namorou todos os bonitões do colégio, construiu uma glamourosa carreira de Relações Públicas e sempre conseguiu tudo o que quis, inclusive manipular e obrigar Rachel a fazer o que desejava. E agora, após uma noite com o noivo da melhor amiga, Rachel acorda determinada a esquecer para sempre o fatídico encontro, mas acaba descobrindo que sempre amou Dex. E, apesar da amizade a Darcy, começa a perceber que ela não é exatamente o que se espera de uma melhor amiga. À medida que a data do casamento se aproxima, Rachel se desespera com a urgência da decisão que precisa tomar e acaba passando por uma profunda reavaliação de sua vida, para concluir que "certo" e "errado" são conceitos muito relativos. Narrado em primeira pessoa por Rachel, o livro ganha a simpatia do leitor pela empatia da protagonista, que expõe suas dúvidas e sentimentos de forma muito honesta e humana. E o final reserva grandes surpresas.

Denise Brigido "Uma pessoa que ama os livros, e esse mundo literário, adora viajar e conhecer novas culturas e é louca pelos animais. Sou apaixonada pela vida, pelos animais e por viagens. Fisioterapeuta de profissão e leitora compulsiva de coração! Leio livros desde os meus 8 anos e hoje aos 30 resolvi embarcar nessa aventura, que é poder compartilhar um pouco com vocês o meu amor por esse universo literário."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/

© Copyright 2017 - Embarcando na Leitura. Todos os direitos reservados