11 de maio de 2020

{Resenha} Hibisco Roxo

Hoje a resenha é sobre o livro "Hibisco Roxo" de Chimamanda Ngozi Adichie.

Foto retirada de Arquivo Pessoal


Eu estava com esse livro, na estante parado há um tempo, mas não tinha coragem de pegar para ler, pois os livros da Chimamanda sempre me deixam muito reflexiva e esse não foi diferente. 
Acredito que o li no melhor momento, apesar de estarmos em meio de uma pandemia e em plena quarentena. 

O livro é narrado por Kambili, uma adolescente que não tem muita noção do mundo fora de seus muros e portões de sua casa. Em uma época onde a Nigéria passa por um governo ditador, Kambili tem que lidar com um pai, extremamente religioso, rígido e um tanto violento.

Foto retirada de Arquivo Pessoal
Eugene é um homem rico, da indústria e servo de uma igreja católica. Ele faz com que a religiosidade "branca" seja prioridade na criação dos seus filhos e no tratamento em casa. Generoso com muitos e na medida do possível, amoroso em casa, ele acha que punir é o único meio de educar os filhos e não imagina que isso, pode ao longo do tempo destruir a estrutura familiar que ele tanto preza. 

Kambili e Jaja são adolescentes que não sabem como é a vida fora de regras e de horários. Ao ter mais contato com sua tia e os primos, os dois começam a ver o mundo com um pouco mais de cor e hibiscos roxos. O avô, muito destratado por seu pai por ser um pagão, acaba trazendo alguns ensinamentos para Kambili. 

O livro vai retratar o fanatismo religioso e como isso pode abalar as estruturas de uma pessoa e levá-la ao fundo do poço, pois é meus amigos, é isso mesmo, o extremismo é como se fosse uma erva daninha, ela vai contaminando aquela planta até não restar mais nada. É uma leitura que pode te abalar e te deixar um pouco revoltada, mas serve para analisar até os tempos atuais,  como isso afeta o nosso cotidiano e as nossas relações. 

A nossa protagonista é uma adolescente que ama o pai, mas tem medo dele também e isso a deixa um tanto quanto temerosa nas coisas que ela tem que fazer em casa e até na escola, pois uma nota baixa já é sinônimo de punição, e é aí que vimos como a religião pode afetar a autoestima e o amor pelos familiares. 
Foto retirada de Arquivo Pessoal

É uma leitura muito rica, fala bastante sobre esse catolicismo trazido por colonizadores brancos em um país negro e com uma outra cultura. Conseguimos ver o choque de cultura já aí. Eu amei a leitura, não tem como você não sair impactado com uma leitura de Chimamanda. Ela consegue passar a emoção, a ternura, o amor e ao mesmo tempo a violência, o ódio, e a ira nesse mesmo livro. 

Então, se você ainda não leu, está esperando o que para conhecer a história de Kambili, garanto que você vai se apaixonar. 

Vem embarcar comigo nesses hibiscos roxos. 

Onde Comprar: Amazon 
Título: Hibisco Roxo
Autor: Chimamanda Ngozi Adichie
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 328
SinopseProtagonista e narradora de Hibisco roxo, a adolescente Kambili mostra como a religiosidade extremamente “branca” e católica de seu pai, Eugene, famoso industrial nigeriano, inferniza e destrói lentamente a vida de toda a família. O pavor de Eugene às tradições primitivas do povo nigeriano é tamanho que ele chega a rejeitar o pai, contador de histórias encantador, e a irmã, professora universitária esclarecida, temendo o inferno. Mas, apesar de sua clara violência e opressão, Eugene é benfeitor dos pobres e, estranhamente, apoia o jornal mais progressista do país.

Durante uma temporada na casa de sua tia, Kambili acaba se apaixonando por um padre que é obrigado a deixar a Nigéria, por falta de segurança e de perspectiva de futuro. Enquanto narra as aventuras e desventuras de Kambili e de sua família, o romance que mistura autobiografia e ficção, também apresenta um retrato contundente e original da Nigéria atual, traçando de forma sensível e surpreendente, um panorama social, político e religioso, mostrando os remanescentes invasivos da colonização tanto no próprio país, como, certamente, também no resto do continente.

Denise Brigido "Uma pessoa que ama os livros, e esse mundo literário, adora viajar e conhecer novas culturas e é louca pelos animais. Sou apaixonada pela vida, pelos animais e por viagens. Fisioterapeuta de profissão e leitora compulsiva de coração! Leio livros desde os meus 8 anos e hoje aos 30 resolvi embarcar nessa aventura, que é poder compartilhar um pouco com vocês o meu amor por esse universo literário."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/

© Copyright 2017 - Embarcando na Leitura. Todos os direitos reservados