Hoje a resenha é sobre o livro "Abusada" de Samara Siqueira.
Foto retirada de Arquivo Pessoal |
Eu ganhei esse livro em um sorteio e fiquei bem animada para lê-lo.
O livro nos faz viajar pela vida da autora. É tão cheio de sentimento que em dado momento me vi naquelas palavras e naquelas reações, que só podem sentir quem já foi de alguma forma abusada.
Samara relata os abusos que sofreu desde a infância e como aquilo a transformou na mulher forte que ela é hoje.
Um livro cheio de questões, "fino" como nós leitores costumamos falar, mas "pesado" na forma como a gente enxerga o assunto principal.
Quando você sofre um abuso, é violada, é estuprada ou simplesmente assediada na rua, você não sabe como se comportar, se sente culpada, se sente suja, sente que você deu a "oportunidade" ao azar e aquilo te corrói. Dificilmente você expõe isso para alguém, principalmente se for criança, e já adulto, a vergonha do olhar e do modo como as outras pessoas irão te encarar, faz com que você fique quieta.
E com a autora não é diferente. Samara foi abusada, inúmeras vezes e isso faz com que ela vislumbre a vida de outra perspectiva, um pouco mais cruel e amarga. A forma como ela lidou com as suas relações afetivas, a medida que ela cresce, vai a transformando em uma mulher com relações superficiais, mesquinha e muitas vezes "coração gelado", porém ao entender que isso é decorrente de todo mal que foi causado ao seu corpo e sua alma, sua perspectiva de enxergar o mundo muda.
Foto retirada de Arquivo Pessoal |
Quando uma criança falar, escute-a. Quando uma criança se cala, por medo, olhe-a, perceba-a. Ao pequeno sinal de abuso, comunique o responsável e converse com essa criança, pois os traumas podem ser irreversíveis.
O livro nos faz refletir de inúmeras formas, conseguimos ter empatia a dor da autora.
Eu mesma, me coloco em seu lugar e hoje consigo enxergar as inúmeras vezes que também tive o meu corpo (quando criança) violado e como isso interferiu na minha auto-estima e no meu desenvolvimento psicossocial.
Compreender o que me fez mal, e entender que os adultos a minha volta não conseguiram enxergar o meu sofrimento, sem colocar a culpa em ninguém, é o primeiro passo. O segundo passo, para muitos é a terapia que ajudará esse indivíduo a lidar com seus traumas e medos e com certeza entender que o que aconteceu não é culpa sua e nem de ninguém, mas que daqui para frente, você é dona da sua vida e do seu corpo e não deixará ninguém mais violá-lo sem seu consentimento.
Se vocês não leram ainda essa obra prima, leiam. Se faz muito importante, até mesmo nos dias atuais e em pleno século XXI.
Vem embarcar comigo!
Onde Comprar: Editora Giostri
Título: Abusada - relatos sobre abusos sexuais e superação
Autor: Samara Siqueira
Editora: Giostri
Páginas: 114
Título: Abusada - relatos sobre abusos sexuais e superação
Autor: Samara Siqueira
Editora: Giostri
Páginas: 114
Sinopse: A autora começou o projeto do livro no ano de 2018, depois de uma forte experiência que contribuiu para que ela percebesse que sua vida e escolhas eram baseadas nos traumas relacionados aos abusos sexuais que sofreu na infância. A partir daí, deu início a um profundo processo de autoconhecimento, importantíssimo para atingir o caminho da libertação e auto cura. A obra traz os relatos do que vivenciou na infância com o pedófilo, a fase da adolescência, seus comportamentos, personalidade, os traumas adquiridos e, principalmente, como vem se superando através do autoconhecimento.
Oi, Dê!
ResponderExcluirAcho muito corajoso por parte da autora escrever sobre esse tema. A gente que é mulher sabe como é difícil, não é?!
Gostei da resenha, de conhecer mais sobre o livro, autora e editora - já que não conhecia nenhum dos três.
Um beijo,
Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
Algumas Observações
Projeto Escrita Criativa
Oi Fê, pois é! Eu também acho, pq ainda é um tabu, não é mesmo?! Porém, vale a pena ler. Obrigada!
ExcluirBjs