30 de junho de 2020

{Resenha} Abusada - relatos sobre abuso sexuais e superação

Hoje a resenha é sobre o livro "Abusada" de Samara Siqueira.

Foto retirada de Arquivo Pessoal

Eu ganhei esse livro em um sorteio e fiquei bem animada para lê-lo. 
O livro nos faz viajar pela vida da autora. É tão cheio de sentimento que em dado momento me vi naquelas palavras e naquelas reações, que só podem sentir quem já foi de alguma forma abusada. 

Samara relata os abusos que sofreu desde a infância e como aquilo a transformou na mulher forte que ela é hoje. 

Um livro cheio de questões, "fino" como nós leitores costumamos falar, mas "pesado" na forma como a gente enxerga o assunto principal. 

Quando você sofre um abuso, é violada, é estuprada ou simplesmente assediada na rua, você não sabe como se comportar, se sente culpada, se sente suja, sente que você deu a "oportunidade" ao azar e aquilo te corrói. Dificilmente você expõe isso para alguém, principalmente se for criança, e já adulto, a vergonha do olhar e do modo como as outras pessoas irão te encarar, faz com que você fique quieta. 

E com a autora não é diferente. Samara foi abusada, inúmeras vezes e isso faz com que ela vislumbre a vida de outra perspectiva, um pouco mais cruel e amarga. A forma como ela lidou com as suas relações afetivas, a medida que ela cresce, vai a transformando em uma mulher com relações superficiais, mesquinha e muitas vezes "coração gelado", porém ao entender que isso é decorrente de todo mal que foi causado ao seu corpo e sua alma, sua perspectiva de enxergar o mundo muda.
 
Foto retirada de Arquivo Pessoal

Quando uma criança falar, escute-a. Quando uma criança se cala, por medo, olhe-a, perceba-a. Ao pequeno sinal de abuso, comunique o responsável  e converse com essa criança, pois os traumas podem ser irreversíveis. 

O livro nos faz refletir de inúmeras formas, conseguimos ter empatia a dor da autora. 
Eu mesma, me coloco em seu lugar e hoje consigo enxergar as inúmeras vezes que também tive o meu corpo (quando criança) violado e como isso interferiu na minha auto-estima e no meu desenvolvimento psicossocial.

Compreender o que me fez mal, e entender que os adultos a minha volta não conseguiram enxergar o meu sofrimento, sem colocar a culpa em ninguém, é o primeiro passo. O segundo passo, para muitos é a terapia que ajudará esse indivíduo a lidar com seus traumas e medos e com certeza entender que o que aconteceu não é culpa sua e nem de ninguém, mas que daqui para frente, você é dona da sua vida e do seu corpo e  não deixará ninguém mais violá-lo sem seu consentimento. 

Se vocês não leram ainda essa obra prima, leiam. Se faz muito importante, até mesmo nos dias atuais e em pleno século XXI. 

Vem embarcar comigo!

Onde Comprar: Editora Giostri
Título: Abusada - relatos sobre abusos sexuais e superação
Autor: Samara Siqueira
Editora: Giostri
Páginas: 114
SinopseA autora começou o projeto do livro no ano de 2018, depois de uma forte experiência que contribuiu para que ela percebesse que sua vida e escolhas eram baseadas nos traumas relacionados aos abusos sexuais que sofreu na infância. A partir daí, deu início a um profundo processo de autoconhecimento, importantíssimo para atingir o caminho da libertação e auto cura. A obra traz os relatos do que vivenciou na infância com o pedófilo, a fase da adolescência, seus comportamentos, personalidade, os traumas adquiridos e, principalmente, como vem se superando através do autoconhecimento.

Denise Brigido "Uma pessoa que ama os livros, e esse mundo literário, adora viajar e conhecer novas culturas e é louca pelos animais. Sou apaixonada pela vida, pelos animais e por viagens. Fisioterapeuta de profissão e leitora compulsiva de coração! Leio livros desde os meus 8 anos e hoje aos 30 resolvi embarcar nessa aventura, que é poder compartilhar um pouco com vocês o meu amor por esse universo literário."

2 comentários:

  1. Oi, Dê!
    Acho muito corajoso por parte da autora escrever sobre esse tema. A gente que é mulher sabe como é difícil, não é?!
    Gostei da resenha, de conhecer mais sobre o livro, autora e editora - já que não conhecia nenhum dos três.

    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fê, pois é! Eu também acho, pq ainda é um tabu, não é mesmo?! Porém, vale a pena ler. Obrigada!
      Bjs

      Excluir

/

© Copyright 2017 - Embarcando na Leitura. Todos os direitos reservados