18 de novembro de 2020

{Resenha} Nosso Lugar: O caminho que me levou à luta por mais mulheres na Política

Hoje a resenha é sobre o livro "Nosso Lugar: O caminho que me levou à luta por mais mulheres na Política" de Tabata Amaral. 

Foto retirada de Arquivo Pessoal

E quem vê a Deputada Federal Tabata Amaral lá em Brasília tentando lutar por mais educação e mulheres na política, nem imagina o que ela passou e por quais caminhos andou para chegar sendo a segundo deputada mulher mais votada do país. 

Essa biografia vai relatar. Tabata descreve desde a vinda da mãe do interior da Bahia para São Paulo, como conheceu seu pai e o que construíram até a menina e o irmão, Alan, estivessem maiores. 

Tabata Amaral cresceu na Vila Missíonária, periferia na Zona Sul de São Paulo. E ela se orgulha muito de suas origens. Estudando em Escola Pública, Tabata participou da I Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e ficou em segundo lugar. Foi a partir daí que ela teve uma grande oportunidade de estudar Matemática com uma bolsa de estudos por um ano no Colégio Etapa e após isso, e por investida de seus professores, conseguiu terminar o ensino fundamental e médio no próprio Colégio Etapa. 

Os pais de Tabata trabalhavam em uma livraria e desde jovem eles a incentivavam a ler. A menina, que era tímida demorou um tempo para se adaptar na escola, ela era vista como estranha por ter sotaque e por morar longe daquela realidade na qual vivia todos os dias.

Foto retirada de Arquivo Pessoal

O relato de Tabata nos emociona, e nos deixa com esperança de que através da educação podemos sim mudar a vida de muitas crianças. Ela tinha um incentivo grande em casa, apesar do pai ser alcoolista e viciado em drogas. Chegou momentos de sua vida que ela pensou em desistir. Ela ganhou muitas medalhas e o sonho era ser Astrofísica. Após a morte do pai, ela segurou a sua dor e foi para Harvard fazer a faculdade. Voltou com vários projetos na bagagem e a certeza de que atuaria para melhorar a Educação de um Brasil tão desigual. 

Quando se candidatou, em 2018, Tabata acreditou que o partido não a aceitaria pois ela era mulher e um nome desconhecido. Conseguiu realizar uma campanha limpa, no boca a boca, com doações e após o resultado, ela não acreditou. Estava eleita. 

Foto retirada de Arquivo Pessoal

E ela fala sobre a dificuldade de se tentar trabalhar em um mundo machista, sendo uma mulher jovem com ideias progressistas e futuristas. Muitos parlamentares a desrespeitam, mas ela não baixa a cabeça. Sabe que está no início do mandato e que ainda tem muito para fazer, mas se unir a outras mulheres é o início dessa ocupação nesse mundo que todos acreditavam que só seria ocupado por homens. 

O livro é bem fluido, eu li super rápido e o recomendo. A escrita da autora é leve e conseguimos adentrar no seu mundo. Adorei conhecer um pouco mais da história dessa jovem deputada. Vem embarcar comigo nessa biografia também!

*Livro cedido em parceria com a Editora. 

Onde Comprar: Companhia das Letras
Título: Nosso Lugar - O caminho que me levou à luta por mais mulheres na Política
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 192

Sinopse: O relato de uma trajetória excepcional e um manifesto por uma sociedade mais justa.
Em Nosso lugar, Tabata Amaral narra a sua trajetória até a campanha que a elegeu deputada federal como a segunda mulher mais votada no país. Como ela mesma diz: “Eu poderia ter muito orgulho de ser a primeira da minha comunidade a conquistar aquele lugar, mas não poderia me aquietar enquanto fosse a única”.
Tabata cresceu na Vila Missionária, no extremo sul de São Paulo, e viveu na infância as dificuldades enfrentadas por tantas famílias de migrantes nordestinos instaladas precariamente nas periferias das grandes cidades. Depois de alcançar medalha de prata em uma olimpíada de matemática, percorreu um caminho extraordinário que desembocou na Universidade Harvard, onde se formou com uma tese sobre os fatores políticos que impactam a educação pública em diferentes municípios brasileiros.
Nesta obra, a deputada entrelaça suas experiências pessoais e profissionais ― enquanto narra as dificuldades de ser uma mulher jovem no ambiente político ― e conta como lida com fake news e ataques coordenados. Se seguirmos no ritmo atual, levaremos cerca de cem anos para alcançar mundialmente a igualdade de gênero na representação política. Acelerar essa transformação é o objetivo deste livro, e um imperativo para todas as pessoas que desejam uma sociedade mais justa.
“Tabata Amaral é um tesouro nacional. Encontrei milhares de estudantes talentosos nos meus vinte anos como professor em Harvard, mas ela é a mais talentosa de todos. Hoje o Brasil está sofrendo. Mas Tabata e sua geração trazem esperança.” ― Steven Levitsky, autor de Como as democracias morrem
“Tabata Amaral impressiona não só por sua inspiradora história de vida, mas por entender que chegar aonde ela chegou não é questão de mero esforço pessoal, e sim de boas políticas públicas. E ela lutou para participar de seu desenho.” ― Claudia Costin, diretora do Centro de Excelência em Políticas Educacionais da FGV

Denise Brigido "Uma pessoa que ama os livros, e esse mundo literário, adora viajar e conhecer novas culturas e é louca pelos animais. Sou apaixonada pela vida, pelos animais e por viagens. Fisioterapeuta de profissão e leitora compulsiva de coração! Leio livros desde os meus 8 anos e hoje aos 30 resolvi embarcar nessa aventura, que é poder compartilhar um pouco com vocês o meu amor por esse universo literário."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/

© Copyright 2017 - Embarcando na Leitura. Todos os direitos reservados