6 de janeiro de 2021

{Resenha} Mamãe está com Câncer

 Hoje a resenha é sobre a HQ "Mamãe está com Câncer" de Brian Fries. 

Foto retirada de Arquivo Pessoal

Quando essa HQ chegou em casa, fiquei com um misto de medo e felicidade, por se tratar de um tema muito delicado e pouco falado. Precisamos falar de câncer e sim, precisamos falar do efeito que ele causa na pessoa e em sua família. 

A mãe de Brian foi diagnosticada com câncer e está em estágio IV, logo o tratamento é paliativo e para minimizar a dor causada pela metástase. 

Foto retirada de Arquivo Pessoal

O prognóstico estava fechado e os irmãos de Brian começaram a se movimentar para ajudarem sua mãe e assim realizar o tratamento proposto pela equipe de saúde. 

Brian e seus irmãos foram bem zelosos, a incentivando a realizar a quimioterapia e a radioterapia e ao mesmo tempo lidar com seus medos e sua confusão mental, causada pelo tumor. 

O cuidado diário, o apoio e as conversas com os profissionais envolvidos foram importantes para essa família. Lidar com seus medos e suas angústias é muito difícil em se tratando de um paciente terminal. A família tem que ser forte, mas ainda assim é complexo aceitar o fato do que irá acontecer e eles não sabiam de fato o que esperar do futuro. 

Foto retirada de Arquivo Pessoal

Brian traz seus medos e anseios na HQ, quando ele começou a escrever, não imaginava qual seria o fim, só queria desabafar e tentar entender um pouco o que acontecia com pacientes com essa doença difícil de engolir. 

E não tem como não ficarmos empáticos a situação de sua mãe e de sua família. E essa HQ fala muito sobre isso, empatia. Conseguimos sentir o afeto e o cuidado com sua mãe. 

Você consegue se emocionar com cada ganha da família, mesmo que seja bem pequena. A HQ está linda, com traços bem feitos. E se você acha que o final já está imposto, leia até a última página, você irá se surpreender. 
Foto retirada de Arquivo Pessoal

Só tenho elogios, porque eu amei essa leitura e a indico de olhos fechados. 

*Livro cedido em parceria com a Editora.

Onde Comprar: DarkSide Books
Título: Mamãe está com Câncer    
Editora: DarkSide Books
Páginas: 128

Sinopse: Estamos todos expostos à mesma realidade. Muitos já vivenciaram ou tiveram contato direto com o câncer. Essa doença nos assombra, nos corrói, nos arranca quem amamos, mas, mesmo com toda essa dor, o primeiro passo para conviver melhor com o câncer é olhar ao seu redor e não sofrer em silêncio.
Situações de perda sempre nos colocam numa posição em que parece que as palavras não funcionam nem confortam. Em casos de doenças graves, como acontece com a personagem Mamãe de, Mamãe Está com Câncer, a dificuldade é outra, pois, além do confronto com a realidade, existe também a incerteza de quão grave é essa doença. E há ainda a esperança, sempre presente, de que esse momento vai ser superado.
Para enfrentar a batalha do câncer de sua mãe, Brian Fies resolveu compartilhar todos os seus questionamentos e emoções em uma história em quadrinhos. Mamãe Está com Câncer surgiu, inicialmente, no formato digital, maneira que Fies encontrou para lidar com a situação aflitiva da mãe e toda a angústia da descoberta em família. O resultado alcançado pelo desenhista, no entanto, foi mais que um desabafo pessoal.
A partir de sua proposta corajosa de colocar no quadrinho as dúvidas, os sentimentos e a verdade de um momento tão difícil, Fies conseguiu criar um ambiente que abre espaço para a empatia. É a história da Mamãe, do narrador e de suas irmãs, mas, ao mesmo tempo, a história de todos que se preocupam com alguém que amam.
Pessoas e famílias inteiras precisam lidar com essa descoberta todos os dias, em todos os cantos do mundo. Ao tocar em um ponto universal, sobre um tema de interesse tão humano, o quadrinista entrega uma obra de emoções reais.
Com um desenho muito dinâmico e versátil, Brian Fies traz a dura realidade, o pesadelo imaginado, a ternura das lembranças e a leveza que a esperança suscita por meio de seu traço. Passeando por estilos, brincando com gêneros e produzindo acertadas metáforas visuais, o artista consegue envolver o leitor com um tema que assusta tanto.

Denise Brigido "Uma pessoa que ama os livros, e esse mundo literário, adora viajar e conhecer novas culturas e é louca pelos animais. Sou apaixonada pela vida, pelos animais e por viagens. Fisioterapeuta de profissão e leitora compulsiva de coração! Leio livros desde os meus 8 anos e hoje aos 30 resolvi embarcar nessa aventura, que é poder compartilhar um pouco com vocês o meu amor por esse universo literário."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/

© Copyright 2017 - Embarcando na Leitura. Todos os direitos reservados