14 de fevereiro de 2021

{Resenha} Desconstruindo Una

 Hoje a resenha é sobre o livro "Desconstruindo Una" de Una. 

Foto retirada de Arquivo Pessoal

Eu comprei essa graphic novel na Black Friday e peguei para ler despretensiosamente, pois para quem me conhece, eu não leio sinopse e sempre vejo resenhas em blogs depois de ter lido o livro, para ver a opinião do leitor. 

Alerta de gatilho para quem vivenciou ou conhece vítimas de violência/abuso sexual. 

Quando eu comecei a ler, vi que para além de uma graphic, Una nos traz dados de vários crimes cometidos por um serial Killer que matava mulheres em West Yorkshire, Inglaterra, entre 1975 e 1981 e faz um paralelo com a sua história. Achei isso maravilhoso, porque ela vem mostrando como a violência contra as mulheres nos silencia, nos culpabiliza e deixa marcas para uma vida. 

Una traz junto com todos os dados sua história. Uma criança marcada por uma violência que acabou fazendo dela uma "adulta" muito cedo. Uma violência que ela não sabia o que era, por ser criança. Passou por especialistas, médicos e ninguém descobria o que aquela criança, que se tornara uma adolescente apática e uma mulher com muitos traumas.  

Foto retirada de Arquivo Pessoal

Una foi abusada na infância e conseguimos vislumbrar através do seu relato, que crianças são expostas o tempo todo, mas elas não são levadas a sério. A nossa autora preferiu se calar, porque acreditava que ninguém iria ouvi-lá. E esse relato é vivido pela a maioria das crianças, mas elas mostram sinais no comportamento de que algo está errado. 

E andando junto com a sua história, o assassino em série poderia ter sido desmascarado logo no início, através de um retrato falado fiel de uma adolescente que sobreviveu ao seu ataque, mas a polícia quis acreditar que o assassino só matava prostitutas, desvendando o caso mais de trinta anos depois. 

O que deixa mais evidente que crianças e adolescentes não são levados a sério, quando se trata de abuso e violência contra seu próprio corpo. 

O mais curioso e revoltante é que as primeiras mulheres mortas não eram prostitutas, elas só estavam bebendo em um bar sozinha e andando na rua a noite. Isso as fez culpadas. E ainda hoje, identificamos essa deslegitimação na fala da mulher e sua culpabilização.

Foto retirada de Arquivo Pessoal

No livro, conseguimos identificar os anos de sofrimento da Una e em como ela não foi ouvida, nem mesmo por especialistas, então, esse livro é muito importante, para que possamos estar mais atentas ao comportamento e ações de nossas crianças. O que aconteceu com a Una, transformou sua vida de uma forma que ela teve que se reconstruir e se reconectar consigo mesma. O livro é muito importante por todas essas questões trazidas e pautadas pela autora. 

Então, se você ainda não leu, tá esperando o que para ler? Vem conversar comigo sobre esse assunto que é super importante, mas que se mostra muito tabu ainda nos tempos atuais. 


Onde Comprar: Amazon
Título: Desconstruindo Una
Editora: Nemo 
Páginas: 208
Sinopse: West Yorkshire, 1977. Um assassino em série está aterrorizando o pequeno condado inglês, e a polícia encontra dificuldade em resolver o caso – mesmo tendo interrogado o assassino (sem o saber) nada menos que nove vezes. Enquanto a história se desenvolve ao seu redor, Una, então com 12 anos, vivencia uma série de atos violentos pelos quais se culpa. Por meio de um entrelace de imagem e texto, Descontruindo Una examina o significado de se crescer em meio a uma cultura na qual a violência masculina não é punida ou questionada. Com uma retrospectiva de sua vida, Una explora sua experiência e se pergunta se algo realmente mudou, desafiando a cultura que exige que as vítimas de violência paguem por ela.

Denise Brigido "Uma pessoa que ama os livros, e esse mundo literário, adora viajar e conhecer novas culturas e é louca pelos animais. Sou apaixonada pela vida, pelos animais e por viagens. Fisioterapeuta de profissão e leitora compulsiva de coração! Leio livros desde os meus 8 anos e hoje aos 30 resolvi embarcar nessa aventura, que é poder compartilhar um pouco com vocês o meu amor por esse universo literário."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/

© Copyright 2017 - Embarcando na Leitura. Todos os direitos reservados