Hoje a resenha é sobre o livro "Garota, mulher, outras" de Bernardine Evaristo.
Foto retirada de arquivo pessoal |
Eu li esse livro depois da escolha no clube do livro Serendipidade, confesso que estava torcendo por outro livro, mas esse ganhou na enquete, então tive o prazer de ler.
E foi uma grande surpresa para mim ter gostado tanto dessa leitura. Com uma escrita não convencional, Bernardine nos conta a história de 12 personagens. O livro é dividido em cinco grandes partes, sendo a última um epilogo, onde todas elas se encontram. Vamos conhecer a história de 11 mulheres e uma pessoa não binária. Sendo Yazz, uma estudante, a mais jovem com 19 anos e Hattie, uma fazendeira, de 93 anos.
Foto retirada de arquivo pessoal |
Por que eu digo que a escrita é diferente para mim? Porque simplesmente a autora não usa pontuação. Temos um livro escrito em versos livres, que só nos faz perceber o quanto você está envolvida na história, quando você chega na última página e se pergunta? Poxa, acabou? Quero mais.
A cada página e capítulo vamos conhecendo a história desses personagens. Algumas mulheres que tem sua vida cruzada por abuso sexual, assédio, todo o tipo de violência e ainda temos muita história de superação, de aceitação e amor. Relações de mães e filhas e de filhas e amigas, que fará com que se torne uma rede complexa e cheios de nuances, capazes de se romper rapidamente.
A Bernardine escreve de um jeito hipnótico, faz com que estejamos conectadas com as personagens e com as histórias. E ao final, há uma junção, fazendo com o que a colcha de retalhos fique pronta para nos presentear.
Foto retirada de arquivo pessoal |
Eu amei o livro, e a história de cada personagem. Teve algumas que mexeram mais comigo e teve outras que me deixaram bem pensativa. Não tem como você não se identificar com alguma de suas personagens e suas histórias. É de uma sensibilidade e poder enormes. A única coisa que posso dizer é que leiam, leiam esse livro, vão até o fim e se deliciem com a escrita maravilhosa dessa autora.
Onde Comprar: Grupo Companhia das Letras
Título: Garota, mulher, outras
Autor: Bernardine Evaristo
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 496
Nenhum comentário:
Postar um comentário