20 de agosto de 2021

{Resenha} Garota, mulher, outras

 Hoje a resenha é sobre o livro "Garota, mulher, outras" de Bernardine Evaristo. 

Foto retirada de arquivo pessoal

Eu li esse livro depois da escolha no clube do livro Serendipidade, confesso que estava torcendo por outro livro, mas esse ganhou na enquete, então tive o prazer de ler. 

E foi uma grande surpresa para mim ter gostado tanto dessa leitura. Com uma escrita não convencional, Bernardine nos conta a história de 12 personagens. O livro é dividido em cinco grandes partes, sendo a última um epilogo, onde todas elas se encontram. Vamos conhecer a história de 11 mulheres e uma pessoa não binária. Sendo Yazz, uma estudante, a mais jovem com 19 anos e Hattie, uma fazendeira, de 93 anos. 

Foto retirada de arquivo pessoal

Por que eu digo que a escrita é diferente para mim? Porque simplesmente a autora não usa pontuação. Temos um livro escrito em versos livres, que só nos faz perceber o quanto você está envolvida na história, quando você chega na última página e se pergunta? Poxa, acabou? Quero mais. 

A cada página e capítulo vamos conhecendo a história desses personagens. Algumas mulheres que tem sua vida cruzada por abuso sexual, assédio, todo o tipo de violência e ainda temos muita história de superação, de aceitação e amor. Relações de mães e filhas e de filhas e amigas, que fará com que se torne uma rede complexa e cheios de nuances, capazes de se romper rapidamente. 

A Bernardine escreve de um jeito hipnótico, faz com que estejamos conectadas com as personagens e com as histórias. E ao final, há uma junção, fazendo com o que a colcha de retalhos fique pronta para nos presentear. 

Foto retirada de arquivo pessoal

Eu amei o livro, e a história de cada personagem. Teve algumas que mexeram mais comigo e teve outras que me deixaram bem pensativa. Não tem como você não se identificar com alguma de suas personagens e suas histórias. É de uma sensibilidade e poder enormes. A única coisa que posso dizer é que leiam, leiam esse livro, vão até o fim e se deliciem com a escrita maravilhosa dessa autora. 

Onde ComprarGrupo Companhia das Letras

Título: Garota, mulher, outras
Autor: Bernardine Evaristo
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 496    

Sinopse: Um romance surpreendentemente atual e engenhoso sobre identidade, raça e sexualidade, vencedor do Booker Prize em 2019.
Garota, mulher, outras é um verdadeiro marco da ficção britânica. O romance causou furor quando publicado: venceu o Booker Prize em 2019, foi aclamado por nomes como Barack Obama, Roxane Gay, Ali Smith e Tom Stoppard e incluído nas listas de melhores livros do ano por veículos como The Guardian, Time, The Washington Post e The New Yorker. A forma, por si só, não é nada convencional: trata-se de um gênero híbrido, composto de versos livres e sem pontos-finais. O resultado é uma dicção singular e envolvente, que prende o leitor da primeira à última página.
O pano de fundo dessas histórias é uma Londres dividida e hostil, logo após a votação do Brexit: um lugar onde as pessoas lutam para sobreviver, muitas vezes sem esperança, sem que as suas necessidades sejam atendidas e sem que sejam ouvidas. Nesse ambiente opressor, as vozes de Garota, mulher, outras formam um coro e levantam reflexões poderosas sobre o machismo, o racismo e a estrutura da sociedade.


Denise Brigido "Uma pessoa que ama os livros, e esse mundo literário, adora viajar e conhecer novas culturas e é louca pelos animais. Sou apaixonada pela vida, pelos animais e por viagens. Fisioterapeuta de profissão e leitora compulsiva de coração! Leio livros desde os meus 8 anos e hoje aos 30 resolvi embarcar nessa aventura, que é poder compartilhar um pouco com vocês o meu amor por esse universo literário."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/

© Copyright 2017 - Embarcando na Leitura. Todos os direitos reservados