17 de agosto de 2021

{Resenha} Na casa dos sonhos

Hoje a resenha é sobre o livro "Na casa dos sonhos" de Carmen Maria Machado. 

Foto retirada de Arquivo Pessoal

Quando eu recebi esse livro, sabia que seria uma biografia de um relacionamento abusivo, mas não conseguiria imaginar como mexeria comigo essa leitura. 

Carmen vai fazendo uma narração desde o momento que conhece a mulher da casa dos sonhos, com flashback de coisas que aconteciam antes dessa mulher entrar em sua vida. 

A mulher da Casa dos sonhos era especial, conseguiu ver características nela, que nem a própria Carmen via. A relação das duas era perfeita, o sexo dos sonhos e a relação que inicialmente começou com conversas e sonhos compartilhados, virou o pesadelo que ela descreve na sua autobiografia. 

Foto retirada de Arquivo Pessoal

O mais interessante é que, é pouco visto ou relatado, relacionamentos tóxicos entre mulheres, mas pode ser mais comum do que estamos acostumados a ver e/ou falar. 

Carmen vai nos narrando como os acontecimentos acabam minando a relação. Em nenhum momento a mulher da casa dos sonhos a agride fisicamente. O abuso psicológico é evidente. A narração ao longo da biografia vai nos moldando uma mulher que era dócil, educada, gentil, carinhosa, delicada e ao mesmo tempo fria, calculista, agressiva e egoísta. 

Essa, não é uma leitura fácil, pois conseguimos identificar a dor da autora. O interessante da leitura, é que em nenhum momento temos uma narração que vira notícia em folhetim policial, pois como a própria autora relata, ela se dá de forma sutil. Primeiro mina a sua capacidade de ter amigos, te encurrala, te persegue, e te ameaça se as coisas não estão dando certo ou caminhando do jeito que a pessoa quer quer seja. 

Foto retirada de Arquivo Pessoal

E assim, você se vê presa e dependente emocionalmente em uma relação que só te puxa para o abismo. Carmen demorou um tempo para entender que estava em uma relação abusiva. O medo a paralisava. Não conhecia ninguém que tivesse vivido isso em uma relação homoafetiva. E, para seu desespero, os amigos tentaram te falar, mas a cegueira imposta por essa relação tóxica, a impedia de ver. 

Carmem conseguiu entender isso, até escrever o livro e se ver livre dessa "prisão". Ficaram marcas de uma relação que poderia ter terminado pior. Hoje ela consegue externar seus sentimentos e conseguimos vir isso no livro. De uma delicadeza e sensibilidade, de uma forma que nos faz repensar nossas relações e nosso convívio com o outro. 

O livro me deixou pensativa e ao mesmo tempo em choque. É sempre importante observar aquele laço que nos mantem unidos. E se conselho fosse bom, a gente não daria, mas uma coisa que aprendi na vida, ao longo dos meus quase 36 anos, se a relação afetiva te deixa ansiosa, apreensiva e insegura, repense, pois viver assim não é algo normal. 

Eu indico o livro de olhos fechados, e se você for sensível a esse tema, leia com calma e se atente aos seus limites. 

*Livro cedido em parceria com a Editora. 

 Onde ComprarGrupo Companhia das Letras

Título: Na casa dos sonhos
Autor: Carmen Maria Machado
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 360

Sinopse: Ao expor a história de seu relacionamento com uma mulher encantadora, mas também volátil e abusiva, Carmen Maria Machado traça um arco narrativo que vai desde o início cheio de promessas até o final difícil e confuso, que deixa marcas impossíveis de ignorar.
Carmen se apaixonou por uma mulher que parecia maravilhosa – elas fazem sexo, viajam juntas, conhecem as respectivas famílias –, mas que acaba se tornando opressiva e aterrorizante, apesar de ainda sedutora. Embora seja difícil resistir ao charme da companheira, a autora cada vez mais se dá conta de que os limites autoimpostos – aquelas balizas que fazem dela a pessoa que quer ser – estão sendo ignorados.
A casa dos sonhos deveria ser um lugar de felicidade e acolhimento, mas como é possível entender a transformação dela em assombro e violência? Em vez de traçar seu passado de forma linear, Carmem Maria Machado o fragmenta para alcançar o maior efeito possível na pessoa que lê, criando um mergulho emocional ao mesmo tempo angustiante e belo.
Neste livro de memórias ousado e brutal, Machado examina um relacionamento abusivo através de sua percepção pessoal, mas também por um viés cultural e sociológico. Ao registrar sua experiência de sexualidade queer e violência psicológica íntima, a autora chama ao palco personagens largamente marginalizados e esquecidos pela história que, invisíveis na narrativa coletiva, encontram ainda mais dificuldade para entender o significado de seus próprios sentimentos.

Denise Brigido "Uma pessoa que ama os livros, e esse mundo literário, adora viajar e conhecer novas culturas e é louca pelos animais. Sou apaixonada pela vida, pelos animais e por viagens. Fisioterapeuta de profissão e leitora compulsiva de coração! Leio livros desde os meus 8 anos e hoje aos 30 resolvi embarcar nessa aventura, que é poder compartilhar um pouco com vocês o meu amor por esse universo literário."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/

© Copyright 2017 - Embarcando na Leitura. Todos os direitos reservados