Hoje a resenha é sobre o livro "Na casa dos sonhos" de Carmen Maria Machado.
Foto retirada de Arquivo Pessoal |
Quando eu recebi esse livro, sabia que seria uma biografia de um relacionamento abusivo, mas não conseguiria imaginar como mexeria comigo essa leitura.
Carmen vai fazendo uma narração desde o momento que conhece a mulher da casa dos sonhos, com flashback de coisas que aconteciam antes dessa mulher entrar em sua vida.
A mulher da Casa dos sonhos era especial, conseguiu ver características nela, que nem a própria Carmen via. A relação das duas era perfeita, o sexo dos sonhos e a relação que inicialmente começou com conversas e sonhos compartilhados, virou o pesadelo que ela descreve na sua autobiografia.
Foto retirada de Arquivo Pessoal |
O mais interessante é que, é pouco visto ou relatado, relacionamentos tóxicos entre mulheres, mas pode ser mais comum do que estamos acostumados a ver e/ou falar.
Carmen vai nos narrando como os acontecimentos acabam minando a relação. Em nenhum momento a mulher da casa dos sonhos a agride fisicamente. O abuso psicológico é evidente. A narração ao longo da biografia vai nos moldando uma mulher que era dócil, educada, gentil, carinhosa, delicada e ao mesmo tempo fria, calculista, agressiva e egoísta.
Essa, não é uma leitura fácil, pois conseguimos identificar a dor da autora. O interessante da leitura, é que em nenhum momento temos uma narração que vira notícia em folhetim policial, pois como a própria autora relata, ela se dá de forma sutil. Primeiro mina a sua capacidade de ter amigos, te encurrala, te persegue, e te ameaça se as coisas não estão dando certo ou caminhando do jeito que a pessoa quer quer seja.
Foto retirada de Arquivo Pessoal |
E assim, você se vê presa e dependente emocionalmente em uma relação que só te puxa para o abismo. Carmen demorou um tempo para entender que estava em uma relação abusiva. O medo a paralisava. Não conhecia ninguém que tivesse vivido isso em uma relação homoafetiva. E, para seu desespero, os amigos tentaram te falar, mas a cegueira imposta por essa relação tóxica, a impedia de ver.
Carmem conseguiu entender isso, até escrever o livro e se ver livre dessa "prisão". Ficaram marcas de uma relação que poderia ter terminado pior. Hoje ela consegue externar seus sentimentos e conseguimos vir isso no livro. De uma delicadeza e sensibilidade, de uma forma que nos faz repensar nossas relações e nosso convívio com o outro.
O livro me deixou pensativa e ao mesmo tempo em choque. É sempre importante observar aquele laço que nos mantem unidos. E se conselho fosse bom, a gente não daria, mas uma coisa que aprendi na vida, ao longo dos meus quase 36 anos, se a relação afetiva te deixa ansiosa, apreensiva e insegura, repense, pois viver assim não é algo normal.
Eu indico o livro de olhos fechados, e se você for sensível a esse tema, leia com calma e se atente aos seus limites.
*Livro cedido em parceria com a Editora.
Onde Comprar: Grupo Companhia das Letras
Título: Na casa dos sonhos
Autor: Carmen Maria Machado
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 360
Nenhum comentário:
Postar um comentário