19 de setembro de 2021

{Resenha} Maria do Rosário

Hoje a resenha é sobre o livro "Maria do Rosário" de Thiago Trindade. 

Foto retirada de Arquivo Pessoal

Eu estava com esse livro há um tempo para leitura. O livro vai contar a história de Kuetami, que era princesa no seu vilarejo em África, mas foi capturada, junto com a sua família e jogada em um navio, após sofrer vários tipos de violência, chegou a ver a morte de perto, e após uma longa viagem desembarcou no Porto, no Nordeste do Brasil. 

Kuetami não falava a língua e foi vendida para um senhor de engenho, dono da fazenda de Santa Maria. A menina era muito nova, quando chegou na fazenda. Após todos os seus parentes partirem, Kuetami ou Maria Luiza como foi conhecida, após o batismo pelo padre da região, ficou sem saber o que fazer, até que foi "adotada" por uma filha de indigenas e uma negra que também veio do alto mar. 

Foto retirada de Arquivo Pessoal

Maria Luiza se apegou em sua fé para continuar vivendo e foi muito bonito o desenrolar dessa fé. A escrava era estuprada e abusada de diversas formas, mas ela não se abatia, continuava confiando que as coisas iriam melhorar. O padre tentou abusá-la de inicio, mas ao perceber que aquela mulher era espitualista, começou a se dar conta que ela poderia ajudá-lo. E foi o que ela fez. Ajudava os outros escravos que estavam feridos, pelo trabalho árduo no campo ou pelo tronco. 

A moça ficou conhecida como Maria do Rosário e se apegou a sua fé. Ajudou muita gente e sofreu bastante. Maria se apaixonou por um líder fugido de um Quilombola. Ela entendia que aquele escravo era seu amor e sua maldição. Houve muita dor e muita morte, mas ela resistiu. 

Foto retirada de Arquivo Pessoal

Uma história de fé, de resiliência e amor ao próximo. A leitura nos proporciona diversas emoções. É doído e ao mesmo tempo, uma oração. A nossa protagonista não tinha nada, saiu de sua terra natal forçada, veio para ser escrava, nem sabia o que era isso e apesar das lágrimas derramadas, nunca se deixou vencer pela tristeza e é por isso que a leitura, ao final dela, traz um quentinho no coração. 

Eu indico o livro! Venham embarcar nessa história e se emocionar. 

*Livro cedido em parceria com a Editora. 

Onde ComprarLoja Virtual Vida e Consciência

Título: Maria do Rosário
Autor: Thiago Trindade
Editora: Vida e Consciência
Páginas: 191

Sinopse: Maria do Rosário, a protagonista, é uma escrava de beleza singular, que transformou a fazenda Santa Maria, uma terra de lágrimas, estéril de bons sentimentos e seca de compaixão, em um campo de resiliência e fé. Neste romance repleto de ensinamentos do Cristo, você entenderá que a vida — ainda que árdua sob nossa ótica limitada — nos traz preciosas lições de humildade, transformando, ao longo do nosso caminho, espinhos em flores.


 

Denise Brigido "Uma pessoa que ama os livros, e esse mundo literário, adora viajar e conhecer novas culturas e é louca pelos animais. Sou apaixonada pela vida, pelos animais e por viagens. Fisioterapeuta de profissão e leitora compulsiva de coração! Leio livros desde os meus 8 anos e hoje aos 30 resolvi embarcar nessa aventura, que é poder compartilhar um pouco com vocês o meu amor por esse universo literário."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/

© Copyright 2017 - Embarcando na Leitura. Todos os direitos reservados