Hoje a resenha é sobre o livro "Uma verdade incomôda: os bastidores do Facebook e sua batalha pela hegemonia" de Sheera Frenkel e Cecilia Kang.
Foto retirada de Arquivo Pessoal |
Quando eu recebi esse livro da Companhia das Letras, fiquei muito curiosa em lê-lo. Confesso que não é uma leitura rápida, pois tem muitas questões de pesquisa e possível discussão, que faz a gente refletir bastante.
Se me dissessem em 2010 que o orkut ia acabar e o Facebook perdurar, eu não acreditaria. E, foi exatamente isso que aconteceu. O Facebook surgiu em meados de 20009/2010 aqui no Brasil. Ele já existia, fazia mais de 5 anos, e já tinha muitos usuários locais.
Quando Mark Zuckenberg criou o site, ele queria que fosse algo grandioso, queria que saísse dos muros de Harvard e conquistasse o mundo. Que seus usuários ficassem conectados e contratando anúncios, porque aí ele ganharia mais dinheiro. Ele não queria concorrência, e foi aí que achou viável investir no Instagram, ele queria dominar o mundo da comunicação, e foi aí que pensou em comprar o Wattsapp.
Mark vislumbrou o sucesso da sua criação, conseguiu muitos patrocinadores e ficou conhecido mundialmente. Só que as reter tantos dados pessoais, sem um controle é um tanto perigoso e o Mark saboreou um gosto amargo por causa disso.
Foto retirada de Arquivo Pessoal |
As eleições de 2016 nos Estados Unidos mostraram como a rede social pode ser frágil e a disseminação de notícias falsas pode eleger um presidente. Mark sabia do que estava acontecendo e ainda assim, muitas notícias falsas foram compartilhadas e muitas pessoas prejudicadas. O Facebook demorou para entender o que era notícia distorcida, e acabou prejudicando um processo eleitoral e intervindo também em outros países.
O livro é bem fluido, uma leitura que fará a gente repensar sobre o uso do compartilhamento dos nossos dados na rede social. Que fará você questionar as informações que chegam através de grupos de parentes e de comunidades. Sabemos o que foi a eleição de 2018 aqui no Brasil, sofremos com a desinformação e as notícias falsas.
Espero, sinceramente, que o Facebook seja julgado e cumpra as punições cabíveis. A mim só resta indicar esse livro para que todos leiam e que a gente consiga entender um pouco sobre o que é a vida dentro das redes sociais.
Então, se você não leu ainda, leia. Vale muito a pena e você repensará algumas coisas.
*Livro cedido em parceria com a Editora.
Onde Comprar: Companhia das Letras
Título: Uma verdade incômoda: os bastidores do Facebook e sua batalha pela hegemonia
Autor: Sheera Frenkel e Cecilia Kang
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 384
Nenhum comentário:
Postar um comentário