26 de junho de 2022

{Resenha} Vozes do Joelma

Hoje a resenha é sobre o livro "Vozes do Joelma" de Marcos DeBrito, Rodrigo de Oliveira, Marcus Barcelos e Victor Bonini.

Foto retirada de Arquivo Pessoal

Eu confesso que esse livro estava na minha há um tempo. Quando comecei a ler as histórias, entendi o enredo. Eu sou a pessoa que não leio sinopse, então, quando vi o titulo achei que o livro se tratava de outra história. 

O livro é dividido por contos e cada autor traz suas histórias, baseada na tragédia que aconteceu no Edíficio Joelma. Foram 200 mortos e mais de 300 feridos, mas o que ninguém tinha me contado e eu não tinha me ligado é que os autores criam as histórias, baseadas nas histórias que rondaram a tragédia no Joelma. 

Confesso que eu esperava mais dessa leitura. Achei uma viagem muito grande você trazer relatos em cima de uma tragédia, queria ler mais sobre o Joelma mesmo, mas acredito que eu acreditei na opinião das pessoas de que o livro era realmente muito bom. 

Então, se você está em busca de um livro de ficção que vai falar de morte, assombração e um pouco de zumbi, esse é o livro certo. 

Se você quiser saber mais de história, aí você terá que pesquisar. Eu fui pesquisar depois na internet e vi que o Joelma queimou 2 anos após a sua construção. Era um prédio imponente no centro de SP e foi feito de um jeito pronto para queimar. E isso foi o mais triste. Um curto circuito em um ar condicionado fez o início do estrago e o prédio se apropriou do resto. 

Muita gente se jogou, temendo morrer queimado, sem ter a esperança de ser resgatado. Muitos se amontoaram nos elevadores e tentaram se salvar, muitos foram para o telhado e não tiveram muita chance.

Acho que o livro poderia trazer mais dessas histórias, ficaria mais interessante. Mas, ainda assim, vale a pena a leitura. É um livro rápido. Eu o li em menos de uma semana, pra vocês que me conhecem, sabem que isso é muito rápido. 

Acho que é isso. Bora valorizar também a literatura nacional. Vem embarcar nesse poço. 

Onde ComprarAmazon

Título: Vozes do Joelma
AutorMarcos DeBrito, Rodrigo de Oliveira, Marcus Barcelos e Victor Bonini
Editora: Faro Editorial
Páginas: 288

SinopseMarcos DeBrito, Rodrigo de Oliveira, Marcus Barcelos e Victor Bonini são autores reconhecidos pela crueldade de seus personagens e grandes reviravoltas nas narrativas. As mentes doentias por trás dos livros A Casa dos Pesadelos, O Escravo de Capela, Dança da Escuridão, Horror na Colina de Darrington, Quando ela desaparecer, O Casamento, Colega de Quarto, e da série As Crônicas dos Mortos, se uniram para criar versões perturbadoras sobre as tragédias que ocorreram em um terreno amaldiçoado, e convidaram o igualmente perverso Tiago Toy para se juntar na tarefa de despir os homicídios, acidentes e assombrações que permeiam um dos principais desastres brasileiros: o incêndio do edifício Joelma. O trágico acontecimento deixou quase 200 mortos e mais de 300 feridos, além de ganhar as manchetes da época e selar o local com uma aura de maldição. Esse fato até hoje ecoa em boatos fantasmagóricos que envolvem a presença de espíritos inquietos nos corredores do prédio e lendas sobre lamúrias vindas dos túmulos onde corpos carbonizados foram enterrados sem identificação. Algo que nem todos sabem, é que muito antes do Joelma arder em chamas no centro de São Paulo, o terreno já havia sido palco de um crime hediondo, no qual um homem matou a mãe e as irmãs e as enterrou no próprio jardim. Devido às recorrentes tragédias que marcaram o local, há quem diga que ele é assombrado por ter servido como pelourinho, onde escravos eram torturados e executados. E sua maldição já fora identificada pelos índios, que deram-lhe o nome de Anhangabaú: águas do mal. Se as histórias são verdadeiras não se sabe... A única certeza é que a região onde ocorreu o incêndio tornou-se uma mina inesgotável de mistérios. E, neste livro, alguns deles estão expostos à loucura de autores que buscaram uma explicação.

Denise Brigido "Uma pessoa que ama os livros, e esse mundo literário, adora viajar e conhecer novas culturas e é louca pelos animais. Sou apaixonada pela vida, pelos animais e por viagens. Fisioterapeuta de profissão e leitora compulsiva de coração! Leio livros desde os meus 8 anos e hoje aos 30 resolvi embarcar nessa aventura, que é poder compartilhar um pouco com vocês o meu amor por esse universo literário."

2 comentários:

  1. Olá! Pesquisando sobre blogs de leituras eu encontrei o seu blog.
    Já conhecia a tragédia do Edifício Joelma.
    Pelo visto esse livro é como o livro: Titanic - Cada um por si, de Beryl Bainbridge, na qual eu iniciei a leitura pensando que fosse contar acerca de personagens reais que estiveram no famoso navio naufragado, mas assim como no filme Titanic, de 1997, do James Cameron, eram apenas relatos sobre personagens puramente fictícios, inventados, um tanto quanto decepcionante. Os escritores fantasiam muito com essa tragédia que está na imaginação das pessoas. Mas para mim valeu a leitura, tendo em vista que a leitura desse livro foi uma oportunidade que eu tive, já que o livro veio parar nas minhas mãos de forma gratuita, graças a doadores de livros. Então não posso reclamar muito, só tenho a agradecer. :)

    Se quiser conhecer os meus blogs, eu ficaria muito feliz com a sua visita a pelo menos um deles, qualquer que seja:
    Cartas da Gleize: cartasdagleize.blogspot.com
    Dicas de Leitura: dicasdeleituradagleize.blogspot.com

    Um abraço e bom domingo!
    ~Cartas da Gleize. 💌

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gleize, obrigada pela visita! E, é isso mesmo, a leitura sempre é válida. Abç

      Excluir

/

© Copyright 2017 - Embarcando na Leitura. Todos os direitos reservados