Hoje a resenha é sobre o livro "Blanche em apuros" de Barbara Neely.
|
Foto retirada de Arquivo Pessoal |
Assim que eu recebi esse livro em parceria com a DarkSide, já fiquei curiosa para ler só pelo título. Afinal, como assim a protagonista encontra-se em apuros rs.
E, ao iniciar a leitura, você começa a entender a forma que a autora quis desenhar o livro. Blanche é uma mulher negra, que trabalha como diarista para sustentar os dois filhos e sua casa.
Após levar um calote dos antigos patrões, Blanche se vê em uma enrascada e resolve fugir para a Carolina do Norte, e lá se depara com uma família rica um tanto inusitada.
Blanche é uma mulher perspicaz e muito inteligente. No início da trama, já consegue identificar padrões nos patrões que colocam em xeque a boa índole deles.
Em um EUA segregado, sabemos que uma pessoa negra não era vista e ouvida pelos brancos, ainda mais sendo a empregada. E, não é diferente com a nossa protagonista.
|
Foto retirada de Arquivo Pessoal |
Não tem como não mencionar os personagens coadjuvantes que são muito importantes para a trama. O Mumsfield é uma pessoa com deficiência que tentará ajudar Blanche, mas a nossa protagonista é muito esperta e vai usar a "amizade" dele para conseguir descobrir ainda mais os mistérios desse povo rico.
Grace e Everett é aquele casal de patrões que a gente tem nojo. Só que a trama se desenvolve de uma forma tão impressionante, não tem como não ficar em choque.
Eu adorei a escrita da autora e o jeito como ela descobre a nossa protagonista. Blanche é uma mulher perspicaz, que desafia seus patrões e não leva desaforo para fora. Não tem como você não vivenciar as suas aventuras, seus medos e suas conquistas.
A edição da linha Dark Love está deslumbrante. E a leitura é tão fluida que você consegue ler em uma sentada. Então, está esperando o que para conhecer as aventuras de Blanche? Vem embarcar nessa trama que fará se surpreender.
*livro cedido em parceria com a Editora.
Onde Comprar: DarkSide Books
Título: Blanche em apuros
Autor: Barbara Neely
Editora: DarkSide Books
Páginas: 224
Sinopse: Uma detetive que sempre sonhamos ver.
Blanche White trabalhava duro para manter a casa e os dois filhos. Faxineira sem contratação fixa, suportava o tratamento condescendente das madames brancas e ricas que pareciam sequer notar sua presença. Como uma mulher negra e gorda de quarenta anos, acostumou-se a ter uma espécie indesejada de invisibilidade: em suas próprias palavras, sempre dotadas de humor afiado e sarcasmo, era preciso um contato prolongado até que “fosse reconhecida como membro legítimo da raça humana”. Mas o que ninguém poderia esperar, nem mesmo a própria Blanche, é que ela se tornaria uma das detetives mais perspicazes da literatura policial moderna.
Após levar um calote de seus patrões e ser detida por emissão de cheques sem fundo, ela decide fugir para a aparentemente sossegada Carolina do Norte. As aparências, no entanto, não poderiam ser mais enganosas. Contratada por uma família rica para cuidar da limpeza de sua casa de verão, Blanche logo se vê envolvida em uma ardilosa trama de assassinato e acaba se tornando a principal suspeita do crime. Para descobrir o real assassino e salvar sua pele, ela precisará lançar mão de toda sua astúcia e jogo de cintura.
Blanche em Apuros celebra a chegada da premiada Barbara Neely na marca DarkLove. Em 2020, Neely recebeu a honraria máxima do Mystery Writers of America. Nos anos anteriores, o prêmio foi concedido a autores como Daphne du Maurier, Agatha Christie e Stephen King. A escritora era ativista, deu aulas para detentos e combateu a violência contra as mulheres. E, através de suas obras, questionou estereótipos e confrontou a discriminação. Ela faleceu em março de 2020, aos 78 anos.
Em Blanche em Apuros, Neely utiliza os elementos habitualmente presentes nas tradicionais histórias de detetive para construir uma trama divertida, sarcástica e original que, com muita inteligência e profundidade, parece combinar a atmosfera misteriosa dos romances de Agatha Christie com a nostalgia de um bom filme da Sessão da Tarde. O resultado é um livro que ultrapassa os limites dos enredos policiais e oferece, sempre com muita ironia, um panorama da vivência de uma mulher negra em um mundo marcado pela invisibilidade.
Faxineira e detetive acidental, ética e sagaz, Blanche White sempre encontra os culpados.
Para um prefácio mais do que especial, a DarkSide® Books convidou Carla Portilho, doutora em Literatura Comparada e professora do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura da Universidade Federal Fluminense (UFF), especializada em narrativas criminais e detetivescas. “Barbara Neely convida o leitor a reflexões importantes acerca da sociedade desigual em que vivemos, sem perder de vista, entretanto, o papel fundamental da literatura de entretenimento: divertir o público com histórias envolventes”, escreve ela.
Uma autora assim só podia dar origem a uma heroína como Blanche — dona de um coração generoso, uma mente afiada e uma intuição certeira —, que não hesita ao criticar com acidez as injustiças e absurdos que vivencia.
Denise Brigido "Uma pessoa que ama os livros, e esse mundo literário, adora viajar e conhecer novas culturas e é louca pelos animais. Sou apaixonada pela vida, pelos animais e por viagens. Fisioterapeuta de profissão e leitora compulsiva de coração! Leio livros desde os meus 8 anos e hoje aos 30 resolvi embarcar nessa aventura, que é poder compartilhar um pouco com vocês o meu amor por esse universo literário."
Nenhum comentário:
Postar um comentário