4 de setembro de 2022

{Resenha} Fabulosas: Histórias de um Brasil LGBTQIAP+

Hoje a resenha é sobre o livro "Fabulosas: Histórias de um Brasil LGBTQIAP+" de Patrick Cassimiro. 

Foto retirada de Arquivo Pessoal

Quando eu recebi esse livro da editora fiquei bem feliz, pois achei bem interessante conhecer toda a trajetória das pessoas LGBTQIAP+ e a evolução da causa ao longo dos anos aqui no Brasil. 

Sabemos que nunca foi fácil assumir que se era homossexual. Muitos artistas, inclusive, demoraram bastante para sair do armário (como alguns mesmos disseram). E o quanto isso traz questionamentos da população, sempre julgando ou querendo intervir na vida pessoal daquela pessoa.

O Patrick faz uma retrospectiva desde de 1500 até os dias atuais. Vamos conhecer, ao longo da leitura,  várias pessoas que foram importantes para a luta da causa, alguns conhecidos, outros desconhecidos, mas todos importantes para que hoje as pessoas LGBTQIAP+ tenham o direito de se casar no civil, possam adotar uma criança, possam andar na rua sem se sentir ameaçados, mesmo sabendo que ainda hoje há muito risco. 

Eu gostei bastante da leitura, gostei de lembrar de quando era ainda a sigla GLS. Nossa, como o tempo passa, as coisas vão evoluindo, vamos compreendendo melhor o que quer dizer cada letra e o que representa dentro da comunidade. Essa apropriação é muito importante e essa pauta ela tem que ser discutida em todos os espaços e nas escolas. 

E por isso essa leitura se faz tão necessária e importante. Eu adorei a diagramação e a forma como ele foi escrito. Espero que chegue há muitas famílias, que ele seja mais inclusivo e que gere bastante discussão. 

Agora vamos lá, vocês estão esperando o que para fazer essa leitura maravilhosa? Venham, e depois me contem o que acharam. 

*Livro cedido em parceria com a Editora. 

Onde ComprarCompanhia das Letras

Título: Fabulosas: Histórias de um Brasil LGBTQIAP+
Autor:  Patrick Cassimiro
Editora: Paralela
Páginas: 336

SinopseFabulosas conta as histórias de mais de trinta pessoas LGBTQIAP+ que deixaram e deixam uma marca no Brasil, por meio de sua arte, sua vida e sua luta. Os leitores vão conhecer personagens fascinantes e descobrir peculiaridades como o percurso enfrentado até o primeiro beijo gay na TV brasileira e o significado dos principais termos do pajubá.
Você certamente já ouviu falar de Laerte. E de Caio Fernando Abreu, de Marielle Franco, de Linn da Quebrada. Mas e Felipa de Souza? E Luiz Delgado? Muito antes de os movimentos LGBTQIAP+ se articularem e conseguirem suas primeiras vitórias, já havia brasileires lutando pelo direito de viver sua sexualidade e seu gênero de maneira livre. Desde então, esses personagens só aumentam – e suas conquistas também.
Fabulosas é uma homenagem à comunidade LGBTQIAP+ brasileira e uma celebração da vida de todes que ajudam a construir essa história – e não nos deixam esquecer toda a luta que enfrentaram para chegar e permanecer aqui.
"Com uma escrita leve e pessoal, Patrick nos convida a relembrar e celebrar personalidades LGBTQIAP+ que construíram nosso caminho até aqui. Um resgate histórico emocionante que vai arrancar sorrisos e lágrimas de seus leitores."
– Felipe Cabral, autor de O primeiro beijo de Romeu e criador do perfil Eu leio LGBT.


Denise Brigido "Uma pessoa que ama os livros, e esse mundo literário, adora viajar e conhecer novas culturas e é louca pelos animais. Sou apaixonada pela vida, pelos animais e por viagens. Fisioterapeuta de profissão e leitora compulsiva de coração! Leio livros desde os meus 8 anos e hoje aos 30 resolvi embarcar nessa aventura, que é poder compartilhar um pouco com vocês o meu amor por esse universo literário."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/

© Copyright 2017 - Embarcando na Leitura. Todos os direitos reservados