26 de janeiro de 2023

{Resenha} Os arquivos do Palácio

Hoje a resenha é sobre o livro "Os arquivos do Palácio - Por dentro da Casa Windsor: A verdade e a voragem" de Tina Brown. 

Foto retirada de Arquivo Pessoal

Eu fiquei empolgadíssima quando recebi esse livro, porque sempre tive muita curiosidade de saber mais sobre a família real britânica. Acho meio surreal saber que ainda existem reis, rainhas, príncipes e que as pessoas são de carne e osso rs. 

Tina é uma jornalista renomada que acompanhou por muitos anos alguns membros da família real e ela vai contando alguns detalhes que ouviu dos próprios membros ou que alguns secretários e amigos lhe confidenciaram. 

São várias questões desde a Coroação da Rainha Elizabeth II e o quanto ela era respeitada, Príncipe Philip que as vezes soltava uma pérola que deixa a rainha na saia justa, mas conseguia lidar e contornar as situações e ainda saía por cima. 

Tina vai falando de todos os membros, inclusive os que entraram depois como a Princesa Diana, Camila, Kate Middenton e a Meghan Markle. Temos nesse meio tempo o escândalo envolvendo o Príncipe Andrew e seu envolvimento com assédio sexual a menores.

A escrita é tão fluida que quando me dei conta, já estava quase no final do livro. As histórias nos prendem de uma forma que você quer saber o que aconteceu com aquele personagem da vida real. Confesso que fiquei meio tocada com a frieza com que eles levam a vida, as emoções, a família. Acho que no fundo, eles queriam ter um dia de normalidade. 

Foto retirada de Arquivo Pessoal

Em alguns momentos, a impressão que dá, é que todas as mulheres são enfadonhas. Tina coloca de um jeito, como se a Diana não fosse aquela princesa perfeita (o que não devia ser mesmo, não é?) e que havia meio que uma competição, instigada entre os próprios jornalistas, entre as mulheres. 

A única coisa que sei é que Diana morreu cedo, teve um tempinho ainda para aproveitar a vida. Kate fez de tudo para virar da realeza e conseguiu. Ela passou por poucas e boas e tá lá aguentando até hoje. Meghan era grosseira com os funcionários do palácio, segundo as pessoas próximas que trabalharam para a família. E teve que lidar com toda aquela pressão da imprensa britânica, meio que sozinha. 

E no fim, sabemos que a Meghan sofreu racismo sim! Tina deixa claro, que todas as outras mulheres que estavam lá tinha um elo com a Inglaterra, além de serem todas brancas. Entretanto, Meghan, além de ser americana ainda era uma mulher negra, o que dificultaria para ela se acostumar e se enturmar. 

No fim, conseguimos identificar que mesmo com toda a imagem bonita, a família real inglesa apresenta muitas questões. Acho complexo em pleno século XXI termos reis e rainhas, como falei lá no início. Isso pode desencadear diversas questões boas ou não, mas o que importa aqui é sabermos a fofoca, então, se você ficou mais curiosa com o que a Tina escreve, vem ler esse livro. Eu super recomendo e acredito que vocês também irão adorar. 

*Livro cedido em parceria com a Editora. 

Onde ComprarCompanhia das Letras

Título: Os arquivos do Palácio - Por dentro da Casa Windsor: A verdade e a voragem 
Autor:  Tina Brown
Editora: Companhia das Letras  
Páginas: 568

SinopseDa ascensão de Camilla e Kate aos escândalos em torno do príncipe Andrew, da determinação implacável da rainha Elizabeth II ao afastamento de Meghan e Harry de suas funções reais, este livro mudará a maneira de se entender a monarquia britânica. Best-seller do New York Times e do Sunday Times.
"Nunca mais" era o lema da rainha Elizabeth II depois da morte trágica da princesa Diana. Nunca poderia haver uma "outra Diana", um membro da família real cuja popularidade ultrapassasse, ofuscasse e ameaçasse a existência da monarquia britânica. Em Os arquivos do palácio, a premiada jornalista Tina Brown revela como a família real se reinventou nos anos seguintes ao período traumático em que o status de celebridade de Diana abalou as estruturas da Casa Windsor.
Com amplo acesso a fontes próximas aos membros da monarquia e recheado de informações explosivas, a autora transporta o leitor para o interior do Palácio de Buckingham, detalhando uma história marcada por escândalos, casos amorosos, jogos de poder e traições que atingiram a monarquia nos últimos 25 anos, protagonizada por Charles, Camilla, William, Kate, Harry, Meghan e Andrew. Constante nesse período é a habilidade de Elizabeth II de superar as instabilidades familiares e manter a solidez da instituição, triunfando a cada jubileu ao longo de sete décadas de reinado.

Denise Brigido "Uma pessoa que ama os livros, e esse mundo literário, adora viajar e conhecer novas culturas e é louca pelos animais. Sou apaixonada pela vida, pelos animais e por viagens. Fisioterapeuta de profissão e leitora compulsiva de coração! Leio livros desde os meus 8 anos e hoje aos 30 resolvi embarcar nessa aventura, que é poder compartilhar um pouco com vocês o meu amor por esse universo literário."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/

© Copyright 2017 - Embarcando na Leitura. Todos os direitos reservados