Hoje a resenha é sobre o livro "Os arquivos do Palácio - Por dentro da Casa Windsor: A verdade e a voragem" de Tina Brown.
Foto retirada de Arquivo Pessoal |
Eu fiquei empolgadíssima quando recebi esse livro, porque sempre tive muita curiosidade de saber mais sobre a família real britânica. Acho meio surreal saber que ainda existem reis, rainhas, príncipes e que as pessoas são de carne e osso rs.
Tina é uma jornalista renomada que acompanhou por muitos anos alguns membros da família real e ela vai contando alguns detalhes que ouviu dos próprios membros ou que alguns secretários e amigos lhe confidenciaram.
São várias questões desde a Coroação da Rainha Elizabeth II e o quanto ela era respeitada, Príncipe Philip que as vezes soltava uma pérola que deixa a rainha na saia justa, mas conseguia lidar e contornar as situações e ainda saía por cima.
Tina vai falando de todos os membros, inclusive os que entraram depois como a Princesa Diana, Camila, Kate Middenton e a Meghan Markle. Temos nesse meio tempo o escândalo envolvendo o Príncipe Andrew e seu envolvimento com assédio sexual a menores.
A escrita é tão fluida que quando me dei conta, já estava quase no final do livro. As histórias nos prendem de uma forma que você quer saber o que aconteceu com aquele personagem da vida real. Confesso que fiquei meio tocada com a frieza com que eles levam a vida, as emoções, a família. Acho que no fundo, eles queriam ter um dia de normalidade.
Foto retirada de Arquivo Pessoal |
Em alguns momentos, a impressão que dá, é que todas as mulheres são enfadonhas. Tina coloca de um jeito, como se a Diana não fosse aquela princesa perfeita (o que não devia ser mesmo, não é?) e que havia meio que uma competição, instigada entre os próprios jornalistas, entre as mulheres.
A única coisa que sei é que Diana morreu cedo, teve um tempinho ainda para aproveitar a vida. Kate fez de tudo para virar da realeza e conseguiu. Ela passou por poucas e boas e tá lá aguentando até hoje. Meghan era grosseira com os funcionários do palácio, segundo as pessoas próximas que trabalharam para a família. E teve que lidar com toda aquela pressão da imprensa britânica, meio que sozinha.
E no fim, sabemos que a Meghan sofreu racismo sim! Tina deixa claro, que todas as outras mulheres que estavam lá tinha um elo com a Inglaterra, além de serem todas brancas. Entretanto, Meghan, além de ser americana ainda era uma mulher negra, o que dificultaria para ela se acostumar e se enturmar.
No fim, conseguimos identificar que mesmo com toda a imagem bonita, a família real inglesa apresenta muitas questões. Acho complexo em pleno século XXI termos reis e rainhas, como falei lá no início. Isso pode desencadear diversas questões boas ou não, mas o que importa aqui é sabermos a fofoca, então, se você ficou mais curiosa com o que a Tina escreve, vem ler esse livro. Eu super recomendo e acredito que vocês também irão adorar.
*Livro cedido em parceria com a Editora.
Onde Comprar: Companhia das Letras
Nenhum comentário:
Postar um comentário