9 de abril de 2023

{Resenha} A Pediatra

Hoje a resenha é sobre o livro "A Pediatra" de Andréa Del Fuego. 

Foto retirada de Arquivo Pessoal

Eu comprei esse livro como quem não quer nada na bienal. Confesso que demorei para ler, uma por não saber o que esperar e outra, por receio mesmo. Mas, vocês não imaginam como me arrependo de não ter lido antes. Que livro. Que leitura. 

Cecília é uma pediatra que se acha Deus. A narração é feita em primeira pessoa e conseguimos entender o que se passa na cabeça dessa médica que tem zero empatia pelas crianças que atende e seus genitores. 

Cecília vive uma rotina frenética, casada, já não consegue manter uma relação saudável com o companheiro, e acaba se envolvendo em um relacionamento extraconjugal. Essa relação vai nortear o andamento da história. 

Por ser médica, Cecília se acha acima de tudo e todos. Não respeita a opinião de outros colegas e a avaliação das crianças na sala de parto é feito a toque de caixa. A única pessoa que a nossa protagonista idolatra e respeita é o próprio pai, também médico. Essa relação meio torta com a sua profissão acaba dando uma rasteira na nossa protagonista. 

Quando ela se torna mais empática pelo filho de dois anos do amante, acaba desenvolvimento uma relação ambígua e mudando um pouco a narrativa do livro.

Cecília é aquela pediatra que criança nenhuma merece. Ela trata as genitoras com desprezo, e ainda justifica o fato de ter uma relação que não é saudável, com a própria mãe. Cecília deixa a desejar no cuidado saúde da criança, mas também não consegue ser uma boa amiga, uma boa amante e uma boa patroa. 

O livro nos faz refletir sobre o papel do profissional da saúde na sociedade. Esse endeusamento do profissional Médico, me fez questionar muitas coisas. E não só por ser o médico em si, mas por eu mesma ser uma profissional da saúde que tenta ao máximo ter mais empatia pelo paciente que atendo. Confesso que gostei bastante dessa leitura. Acho uma leitura necessária, para se desmistificar um pouco a maternidade, vista como algo sagrado, mas que pode ser um tanto solitário. 

Se você não leu A pediatra, não perca mais tempo. Vem ler, porque vale muito a pena reflexão. 


Onde ComprarCompanhia das Letras

Título: A pediatra
Autor:  Andréa del Fuego    
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 160

SinopseCom humor mordaz, o novo romance de Andréa del Fuego apresenta a história de uma personagem muito peculiar: Cecília, uma pediatra nada afeita a crianças.
Cecília é o oposto do que se imagina de uma pediatra – uma mulher sem espírito maternal, pouco apreço por crianças e zero paciência para os pais e mães que as acompanham. Porém a medicina era um caminho natural para ela, que seguiu os passos do pai. Apesar de sua frieza com os pacientes, ela tem um consultório bem-sucedido, mas aos poucos se vê perdendo lugar para um pediatra humanista, que trabalha com doulas, parteiras e acompanha até partos domiciliares. Mesmo a obstetra cesarista com quem Cecília sempre colaborou agora parece preferi-lo.
Ela fará, então, um mergulho investigativo na vida das mulheres que seguem o caminho do parto natural e da medicina alternativa, práticas que despreza profundamente. Em paralelo, vive uma relação com um homem casado, de cujo filho ela acompanhou o nascimento como neonatologista. E é esse menino que irá despertar sentimentos nunca antes experimentados pela pediatra.


Denise Brigido "Uma pessoa que ama os livros, e esse mundo literário, adora viajar e conhecer novas culturas e é louca pelos animais. Sou apaixonada pela vida, pelos animais e por viagens. Fisioterapeuta de profissão e leitora compulsiva de coração! Leio livros desde os meus 8 anos e hoje aos 30 resolvi embarcar nessa aventura, que é poder compartilhar um pouco com vocês o meu amor por esse universo literário."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/

© Copyright 2017 - Embarcando na Leitura. Todos os direitos reservados